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ABC Do Google AdSense

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Não sou adepto de sites feitos para AdSense. Não oferecem uma experiência positiva aos visitantes. Não oferecem valor aos anunciantes, dado que a maioria dos cliques na publicidade são acidentais. Parecem navios fantasma à deriva no mar, sem rumo, sem tripulantes, sem viajantes, velhos, cheios de ferrugem, cheios de barulhos estranhos, assustadores…

As sugestões que seguem partem do pressuposto que a parte mais importante do teu site é o TEU conteúdo. A TUA mensagem. A informação que decidistes partilhar com a comunidade.

Google AdSense e o Tráfego do Site

Isto é o aeiou de qualquer webmaster. É importante. E nem todos dominam as técnicas necessárias para atingir o tráfego necessário para rentabilizar o site. Algumas ideias:

Google AdSense e a Relevância dos Anúncios

Os teus visitantes consultam o teu site para ler artigos sobre determinado tema. Quem é que lê artigos só por desporto? Ora, se o anúncio do AdSense for sobre esse mesmo tema, a probabilidade dos visitantes clicarem no anúncio é maior do que se for sobre um tema diferente.

Eu, se estiver a ler uma review sobre um determinado monitor, se me aparecer um anúncio AdSense a promover esse mesmo monitor, acho que estarei mais interessado nesse anúncio do que se o anúncio for sobre Herbalife. O contexto é mais favorável a anúncios sobre monitores. Portanto, parece-me lógico concluir que anúncios AdSense sobre monitores, numa página que faz uma review a um determinado monitor, terão um CTR maior do que anúncios sobre produtos para emagrecer.

Quanto maior for a proximidade temática entre cada um dos teus artigos e os respectivos anúncios AdSense, maior será o CTR.

Como é que se alcança essa sincronização?

Podes dizer ao Google para relevar apenas determinada parte do teu site para determinar que anúncios deve servir. Coloca o código dessa parte do teu site entre as tags que seguem:


<!-- google_ad_section_start -->

Conteúdo relevante (…)

<!-- google_ad_section_end -->

No wordpress, tens que editar os ficheiros index.php, single.php e archive.php do template e colocar as tags entre a função the_content.

O efeito em termos de AdSense pode demorar 2 a 3 semanas a ter início.

Google AdSense e a Competição Entre Anunciantes

Antes de escreveres um artigo, analisa as palavras chaves do assunto sobre o qual vais escrever. Utiliza esta ferramenta do Google [5]. Vais verificar que existem palavras chaves relacionadas com aquelas que estás a analisar que ou são sinónimos ou mais genéricas ou mais específicas e que, e esta é a parte mais importante, suscitam maior ou menor concorrência entre anunciantes.

Ora, utiliza as palavras chaves onde existe maior concorrência, dado que quanto maior for a concorrência, maior será o preço por clique.

Bloqueia os anunciantes cujos anúncios são menos relevantes para os teus visitantes. Ou que pagam menos.

Pensa comigo. Se colocares 3 blocos de anúncios AdSense numa determinada página do teu site, o posicionamento dos anunciantes vai ser determinado do mesmo modo que é determinado no AdWords. Ora, o bloco que vai ter um CTR maior, vai ser o que estiver melhor posicionado. Aposto que vais querer que nesse bloco estejam os anunciantes que pagam mais por clique e não os que pagam menos… Ora, como é que colocas os anunciantes que pagam mais, no bloco com melhor CTR? Comenta…

Se quiseres ver o url de destino dos vários anúncios, não cliques nos anúncios. Segue estas instruções do Google [6].

Google Adsense e o Google Heat Map

Google Heat Map

Google Heat Map

A propriedade mais valiosa do teu blog deve ser dedicada ao TEU conteúdo. Se colocares AdSense em excesso, o teu blog vai ser penalizado pelos teus visitantes e por outros webmasters. Consequentemente, vais receber menos visitas. E menos backlinks. Se colocares os anúncios AdSense na propriedade mais valiosa do teu blog, vais ter um CTR maior, mas vais prejudicar o crescimento do teu tráfego e do número de leitores, o que também tem consequências em termos de rendimento AdSense.

Independetemente da tua decisão, não deixes de considerar este Heat Map, para determinar o posicionamento dos anúncios AdSense.

Algumas sugestões:

É óbvio que colocar um anúncio AdSense com 336×280, 300×250 ou 250×250 no topo dos teus artigos, por baixo do título, com texto do artigo do lado direito do anúncio e por baixo do anúncio terá um CTR elevado. Utiliza CSS e uma floating div.

Mas, se colocares esse anúncio no fim dos artigos, será menos intrusivo e não deixará de ter um CTR relevante. É o momento em que o leitor pausa para ponderar o que irá fazer a seguir.

Coloca a procura do Google no canto superior direito. É esse o lugar onde os visitantes geralmente esperam encontrar o formulário de procura.

Google AdSense e o Formato dos Anúncios

Os blocos de anúncios mais largos conseguem um CTR maior. Os formatos que em média conseguem melhores desempenhos são estes:

Mas, o que é melhor para a maioria, pode não ser o melhor para ti. Testa, testa e testa.

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