Apresentação Do Joomla

Artigo Da Série > Nataneal Fornel Ensina Joomla

Olá, nada mais justo do que me apresentar já que vocês me verão por muito tempo, sou Natanael Fornel, estarei ensinando a vocês um pouco mais sobre o Joomla esse maravilhoso CMS que tem encantado milhares e milhares de pessoas.

Como estamos começando, nesses primeiros artigos estarei lhes passando um pouco mais de informação sobre esse maravilhoso CMS, alguns dados, algumas estatísticas, algumas definições que serão constantemente utilizadas ao longo de todos nossos artigos.

Para começar hoje estaremos vendo um pouquinho sobre o que são os CMS.

CMSContent Management System ( Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)

O CMS possui um Framework que oferece um conjunto de API, afim de que o desenvolvedor possa trabalhar a partir de uma mesma base para criar diversos produtos e serviços. Um Framework pode ser desenvolvido em uma das varias linguagens de programação disponíveis no mercado (PHP, JSP,PHYTON, PERL,RUBY,ASP,etc..) e nos sistemas operacionais (Linux,Unix,Windows,Mac,etc..).

As ferramentas de gestão de conteúdo Web são atualmente objeto de forte interesse. Poucos projetos para Internet são encarados hoje sem recurso a uma solução que integre o maior numero possível de funcionalidades de gestão de conteúdo.

Segundo Bax e Pereira a idéia básica por trás de um CMS é a separação entre a gestão de conteúdo e o design gráfico das páginas que a apresentam. Enfim, estruturar, facilitar, organizar, distribuir e disponibilizar toda informação em um ambiente Web. Com ferramentas simples e através do próprio navegador é possível gerenciar todo o conteúdo desde a sua criação até a distribuição e arquivamento.

Um CMS permite que por exemplo uma empresa tenha total poder sobre o conteúdo  de seu site, dispensando a manutenção por terceiros o que gera segurança e confiabilidade. Qualquer funcionário com conhecimento básico em informática tem plenas condições de manter um site a partir de um CMS.

Funcionalidades de um CMS

Basicamente um CMS é composto por módulos que oferecem serviços de forma ágil para a gestão de conteúdos. As funcionalidades essenciais em um CMS nos dias de hoje são:

  • Gestão de Interface – O Conteúdo é independente da lógica da aplicação e da apresentação visual.
  • Metadados – Descrevem características importantes do conteúdo como ( descrição, autor, linguagem, data de criação, data de revisão, etc.) São uteis para melhorar a precisão da busca por texto completo, permitindo aos usuários especificar atributos adicionais.
  • Controle de qualidade de informação – Inclui regras associadas aos tipos de conteúdo permitindo o controle e acompanhamento do ciclo de vida.
  • Controle de Usuários e dos seus direitos – Permite o controle de acesso por níveis de usuários, incluindo ferramentas de autenticação.
  • Sindicalização – Permite compartilhar informações entre diferentes sites através do formato RichSite Summary (RSS)
  • Classificação, indexação e busca de conteúdo – Inclui mecanismos automatizados de classificação, indexação e recursos de busca eficientes baseados em metadados. A função de um mecanismo de busca é fornecer resultados mais relevantes para uma dada consulta no menor espaço de tempo.

Bem, temos ai uma breve explicação (Básica) sobre o que é e quais as funcionalidades de uma CMS. Em nosso próximo artigo estaremos tendo uma visão geral do Joomla que é o nosso grande interesse assim que continuem ligados em nossos artigos, mande seu comentário, mande seu email que com certeza será um prazer dialogar com vocês nossos visitantes.

Artigo Da Série > Nataneal Fornel Ensina Joomla

Be Sociable, Share!

3 Comentários

  1. Karen

    Boa tarde, 
    estou utilizando o Joomla para atualizar o site da empresa que oferece cursos presenciais e online na qual trabalho, mas não sei tudo, só me ensinaram o basico. E surgiu a demanda de eu colocar de forma que dê para vender os que são cursos online pelo site mesmo, como, a pessoa vê o valor do curso, preenche  uma ficha com os dados dela e dados da forma de pagamento e nos envie. No aguardo. Desde já agradeço

  2. Tony

    Olá!
    Eu tenho uma dúvida sobre as versões.
    Eu atualmente estou conhecendo o joomla 2.5.
    Mas estou com uma dificuldade em achar informações para essa versão, até tem sim, mas uma quantidade muito menor que a 1.5.
    Minha dúvida é, eu continuo a ficar com a 2.5 ou passo a usar 1.5 por ter mais informações na internet para que eu possa me adaptar e depois passar para o 2.5 quando tiver mais informações.
    Pois fico muito perdido quando vejo artigos e videos aulas de 1.5 e não sei onde estão exatamente as coisas no 2.5. 
    Fico no aguardo de uma resposta.
    Muito obrigado pela atenção e parabens pelo site!

    abraço

  3. George

    Boa brother…Muito massa o seu trabalho, parabéns. Faço parte de uma equipe que nosso desafio no momento é criar um site para colocarmos conteúdos de estudo sobre química, e estou explorando bastante o Joomla. É a primeira vez que trabalho com isso e estou curtindo bastante. Gostaria de saber de ti algumas dicas para as áreas do site. Tem categorias como ARTIGOS ( científicos) Matérias, exercícios, dicas, datas de vestibulares. Ainda estamos no início da montagem e como vc ja trampa a bastante tempo com isso, pode ter algumas dicas para que eu possa utilizar no site.
    Obrigadão

    Abrç

Participa! Comenta...