- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

O Brasileiro, O Orkut E As Mudanças.

Tweet [3]

Breve História Da Internet No Brasil

A história da internet no Brasil teve origem no finalzinho dos anos 80. No começo seu uso era restrito a universidades e instituições de pesquisa e somente em 1995 teve início sua exploração comercial pela Embratel com a liberação de um BackBone. O brasileiro aderiu rapidamente à internet, aos programas mensageiros e aos sites de relacionamento.

BackBone: a tradução é “espinha dorsal”.É uma rede principal por onde passam os dados dos clientes da internet. Eduardo Parajo, presidente da Abranet, definiu assim: “O backbone pode ser comparado a uma grande estrada. Durante toda a sua extensão há entradas e saídas para diversas cidades, que seriam essas redes de menor porte. Todas essas vias [ou pequenas redes] estão conectadas à estrada principal [backbone]

backbone

Atualmente o Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet. Hoje somamos 76 milhões de usuários. Nas cidades brasileiras, 44% das pessoas estão conectadas à internet. De um modo geral, 25% das casas e 97% das empresas estão ligadas à rede.

O Orkut No Brasil

Em 2004 foi lançado, pelo Google, o Orkut, uma rede social que tinha por objetivo ser uma ferramenta de aproximação e relacionamento entre seus membros.

Curiosidade: o nome é uma homenagem ao projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro do Google ( ainda bem que não escolheram o sobrenome para a homenagem).

Os brasileiros se entregaram então aos fascínios das comunidades, dos álbuns de fotos e das buscas por informações nos perfis (o famoso “ bisbilhotar” no Orkut ). O sucesso foi tanto aqui em terras tupiniquins que hoje, dos 100 milhões de inscritos na rede social, mais de 50% são do Brasil.

Através do Orkut, durante esses anos, muitos reencontros familiares, de amigos e conhecidos foram promovidos, muitas amizades iniciadas, oportunidades pessoais e profissionais tiveram ali seu começo, mas, em contrapartida, muitos casamentos foram desfeitos, muito “mico” foi pago, muitas “descobertas” improváveis aconteceram, além de um número alto e muito triste de situações e práticas criminosas que vêm sendo investigadas pelas autoridades e corrigidas e minimizadas pela equipe do Google.

Mudanças No Orkut

Recentemente algumas reformulações e inovações foram – e estão sendo ainda – introduzidas no Orkut e isso tem gerado controvérsias, o que é normal em todas as mudanças. Muitas pessoas relutam às novidades e reformulações mesmo admitindo que elas são necessárias e fazem parte de todo ciclo.

A ideia principal é de que, com a nova interface , o usuário não precise visitar cada página de amigo para visualizar vídeos, enviar recados ou ver as fotos. Ele verá as atualizações e irá interagir de sua própria página inicial.

A usuária Cíntia não gostou:

Eu detestei o novo Orkut! Muito embolado! Muita informação ao mesmo tempo,não gostei mesmo, gostaria de continuar com o antigo.

Segundo o Google, a opção da versão antiga vai permanecer disponível para utilização daqueles que não quiserem aderir às mudanças, mas não informam até quando.

O orkuteiro Ano2n1 conclui que:

muitas pessoas não aderiram ao novo Orkut, porque ele é mais lento, e em conexões lentas, como discada, etc., da até preguiça de usar.  Sendo tbm que no nosso país, os provedores de banda larga exageram no preço e a velocidade não é boa.

Algumas das últimas mudanças, além do layout:

Lembrando que o novo Orkut não funciona bem no antigo Internet Explorer 6. Caso você ainda utilize esse navegador, quando conectar ao serviço será automaticamente redirecionado para a versão antiga. O download da versão mais nova do IE é gratuito e vale a pena atualizá-lo, pois, além do orkut, muitas outras páginas, portais e funcionalidades de web sites trabalharão melhor.

O Orkut faz parte da rotina diária de milhões de brasileiros e o Google está tomando todo o cuidado para não meter os pés pelas mãos e acabar afastando sua freguesia. As mudanças são necessárias, mas há de se levar em conta a situação real das conexões brasileiras. De nada valerão mil recursos supermoderninhos se a maioria dos usuários não conseguir ter um acesso satisfatório.

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [4]
  • [5]
  • [6]
  • [7]
  • [8]