- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

Como Criar Formulário no WordPress – Contact Form 7 Parte3

Tweet [3]

Olá Pessoal!

Nessa terceira parte iremos tratar sobre algumas opções de controle e segurança do formulário feito com o Contact Form 7 e assim aproveitar para detalhar as tags relacionadas.

Vale lembrar que algumas opções comuns a todas as tags do plug-in foram totalmente explicadas no último artigo, portanto não deixe de lê-lo antes de continuar.

Tag Aceitação

Esse tipo de recurso é muito comum, principalmente quando se tratar de cadastramento de usuários. Com essa tag você poderá inserir uma condição no formulário e com isso os dados preenchidos só poderão ser enviados se essa “condição” for aceita.

Dentre alguns exemplos de condições, podemos citar:

Cuidado para não utilizar perguntas que “assustem” os usuários e muito menos os coagir:

É claro que existem exceções, como se o cadastro for feito como parte de uma cobrança, mas deixe isso bem claro para quem estiver fazendo o cadastro, pois assim você evita diversos problemas.

Partindo agora para a prática, você tem as seguintes opções para a ‘tag Aceitação’:

[4]

O texto do marcador deverá ser feito em xHTML mesmo, pois caso contrário somente a caixa de marcação estará visível:

[5]

De certa forma isso vai ser até engraçado. Imagina o usuário preencher todo o formulário e não conseguir enviar porque deverá “adivinhar” o clique naquela caixa de marcação “solitária” perdida. :D

Criando de maneira correta, o formulário ficará bem acessível:

[6]

Tag Upload de arquivo

Você também poderá deixar aos seus usuários e visitantes a possibilidade de anexar arquivos ao formulário, que poderão ser enviados diretamente ao seu e-mail. É possível definir o tamanho e o tipo do arquivo anexado.

A ‘tag Upload de Arquivo’ tem as seguintes opções exclusivas:

[7]

Por padrão, o Contact Form 7 já impõe algumas restrições e elas serão aplicadas quando essas opções estiverem vazias. São elas:

Como dica vale dizer para sempre deixar o usuário informado sobre o tipo de arquivo e tamanho aceito:

[8]

Para receber os arquivos no seu e-mail, você deverá inserir a tag correta no campo ‘Arquivos anexos’ no bloco ‘E-mail’:

[9]

Caso nenhum erro ocorra, o arquivo será enviado sem problemas:

[10]

Veja que existe a possibilidade de adicionar mais campos desse tipo no mesmo formulário, assim como os outros. Utilize isso a seu favor! :D

Antes de serem enviados para o seu e-mail, os arquivos são temporariamente armazenados dentro da pasta de upload definida em ‘Configurações -> Mídia’ na opção ‘Enviando arquivos’, que por padrão aponta para ‘wp-content/uploads’.

Dentro dessa pasta o Contact Form 7 irá criar outra chamada ‘wpcf7_uploads’ para ser utilizada no envio dos arquivos. Por isso, caso ocorra alguma mensagem de falha no envio é importante verificar se existem permissões de escrita suficientes na pasta de upload do WordPress.

Podem ainda ocorrer erros no PHP ao enviar os arquivos. Nesse caso consulte diretamente no site do PHP [11] alguma solução.

Tag Pergunta

Eu particularmente adoro essa tag. Seu funcionamento é bem simples: você deve responder a uma pergunta para conseguir enviar o formulário, pois caso contrário uma mensagem de erro será emitida:

[12]

Esse recurso é usado geralmente para saber ser é mesmo um ser humano quem está enviando o formulário. Mas não vá adicionar perguntar difíceis ou impossíveis de serem respondidas, pois assim você nunca receberá os dados do formulário.

Outra possibilidade é criar uma pergunta que somente pessoas selecionadas conhecerão a resposta, ao estilo do “Abre-te Sésamo” do conto de Ali Babá. :D

E assim existem muitas utilidades. A criatividade é sua!

A opção exclusiva para a ‘tag Pergunta’ é:

[13]

Ao adicionar a tag ao seu formulário, não será necessário acrescentar tags xHTML ou texto para informar sobre o campo:

[14]

Repare que do jeito que a pergunta é feita na opção ‘Perguntas’, ela é visualizada. Por isso é importante já fazer a formatação correta. Inclusive com o tamanho do campo:

[15]

Repare que o tamanho do campo ficou em ‘1’ assim como a quantidade de caracteres, já que a resposta exige apenas 1.

Nesse caso, cuidado para não cair numa armadilha, pois se você definir uma quantidade de caracteres menor do que a resposta precisar, o formulário jamais será enviado. E o cuidado deverá ser redobrado quando existir mais de uma pergunta:

[16]

Repare que somente uma da três perguntas poderá ser respondida com a quantidade de caracteres definida para 1. E como as perguntas serão aleatórias, se por acaso cair outra, como na figura abaixo?

[17]

O usuário só poderá inserir a letra ‘B’ e cuspir marimbondos logo em seguida. :D

Como você pode perceber diversos cuidados são necessários ao utilizar as tags. No próximo artigo iremos tratar de outros assuntos relacionados ao plug-in, como o Spam, por exemplo.

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio pode ser feito nos comentários.

Fiquem na paz e até lá!

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [18]
  • [19]
  • [20]
  • [21]
  • [22]