- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 4

Tweet [3]

Olá Pessoal!

Que bom que você está aqui lendo este novo artigo. Tenha a certeza de que você irá aprender muita coisa hoje, realmente um passo importante. Iremos falar sobre o cPanel, principalmente do seu gerenciamento de arquivos, que é feito de maneira diferente se comparado ao FileZilla e outros clientes FTP.

O cPanel, como já foi falado nos artigos anteriores, é o sistema responsável por gerenciar seu servidor de hospedagem e por isso é muito importante você aprender a usa-lo, pelo menos as funções mais importantes.

Ele permite criar e redirecionar e-mails, criar contas de FTP, atribuir proteções de diretórios, adicionar tarefas cron, gerenciar subdomínios, e muito mais. A lista completa você encontra no site oficial [4].

O cPanel é acessado via navegador web, geralmente utilizando a URL padrão ‘http://meudominio.com/cpanel’. Se o servidor de hospedagem que você contratou não possui o cPanel não precisa ficar triste, pois na maioria dos casos os sistemas gerenciadores de hospedagem funcionam do mesmo jeito que será explicado aqui.

Começando…

Faça o acesso ao cPanel digitando a URL enviada ao seu e-mail. Se tudo der certo, você verá a tela de login do sistema:

Em alguns casos essa tela é um pouco diferente:

Mas em ambos os casos, basta inserir o seu nome de usuário e senha para começar a brincadeira. :D

Talvez a primeira mudança que você fará é deixar o seu cPanel em português, tornando assim o sistemas mais “fácil”. Faça isso clicando no botão ‘Change Language’. Existem muitas opções importantes e interessantes que devem e precisam ser configuradas, mas como não é objetivo do nosso projeto explicar todas as funções do cPanel, vou deixar para você explora-lo por si mesmo. Procure outros tutorias em nosso blog e em caso de dúvida, pode consulta-nos.

Gerenciador De Arquivos

O cPanel gerencia perfeita seus arquivos totalmente via navegador web, sem precisar instalar ou configurar nada. Mas também possui as suas desvantagens, como veremos mais adiante.

Para acessar a área de gerenciamento de arquivos procure dento do cPanel um bloco chamado ‘Arquivos’ e clique no botão ‘Gerenciador de Arquivos’:

Na pequena janela modal que abre, selecione a opção ‘Web Root (public_html/www)’:

Não é necessário marcar a opção ‘Mostrar arquivos escondidos’, pois não é o foco dessa minissérie a edição de arquivos avançados da hospedagem. Agora basta clicar em ‘Go’ e assim ter acesso à tela do gerenciador, divido em 5 áreas para facilitar o aprendizado:

[5]

Para gerenciar os arquivos, tais como renomear, excluir, copiar ou mover de lugar, será necessário seleciona-los na área 5, podendo utilizar as ferramentas de controle da área 3 (como selecionar todos os arquivos) e aplicando a ação necessários utilizando as ferramentas de gerenciamento da área 1.

Complicou a situação? Então segue um pequeno passo a passo: vamos apagar todos os arquivos da pasta ‘/public_html/joomla’:

Como Enviar os Arquivos?

O envio de arquivos do cPanel é feito “arquivo a arquivo”, ou seja, não é possível fazer uma seleção como acontece nos clientes de FTP. Além disso, as pastas precisam ser criadas manualmente, pois o cPanel só aceita que sejam enviados arquivos.

Agora imagina enviar mais de 1.000 arquivos para fazer a instalação do Joomla, além de criar todas as pastas e subpastas. Impossível não é verdade? Mas existe uma solução, um “macete” para resolver esse problema.

Na verdade o conceito é bem simples: basta enviar um arquivo compactado com todos os arquivos do Joomla e então extrai-lo utilizando a ferramenta adequada do cPanel. E é isso o que vamos fazer agora.

Mas antes de prosseguir, vá até a pasta onde estão os arquivos do Joomla, em ‘C:\Joomla’ e crie um arquivo zip, GZip ou Bzip2.

Uma orientação muito importante nesse ponto é criar o arquivo compactado de modo que todos os arquivos do Joomla fiquem na raiz e não numa subpasta, pois assim, ao extrair dentro de ‘/public_html/joomla’ não será criada uma nova subpasta. Com o arquivo zip já criado, chegou a hora de envia-lo.

O processo de envio de arquivos é semelhante para qualquer arquivo, por isso os passos aqui podem ser tranquilamente repetidos com outros arquivos. Segue o passo a passo:

1.       A primeira coisa é confirmar se na área 2 está marcando corretamente a pasta do servidor para onde enviaremos o arquivo;
Ø  Se não estiver, navegue até ela utilizando a área 5 juntamente com as ferramentas da área 3; Você pode também criar uma pasta nova utilizando o botão ‘Novo Diretório’ da área 1;

2.       Já com a certeza de que está na pasta correta, vá até a área 1 e clique no botão ‘Upload’, abrindo assim uma nova janela.

Ø  Nessa janela de envio existe a possibilidade de enviar somente três arquivos. Mas você pode aumentar isso, clicando em ‘Adicionar campo de Upload’. Na parte superior você confere o tamanho máximo que um arquivo poderá ter. Ainda existe a opção ‘Sobrescrever arquivos existentes’, que marcada substitui o arquivo enviado de mesmo nome sem solicitar confirmação na tela.

3.       Clique em ‘Selecionar arquivo…’ e busque o arquivo compactado no seu computador:

4.       Clique em abrir e confira a barra de progresso até concluir o envio:

5.       Agora clique em ‘Volta para /pasta’, pois é hora de fazer a descompactação do arquivo:

6.       Para isso basta seleciona-lo e na área 1 clicar no botão ‘Extrair’. O passo seguinte é confirmar a extração, clicando em ‘Extract Files(s)’:

7.       Por fim são apresentadas as informações dos arquivos extraídos:

E agora?

Com todos os arquivos no servidor, quer seja por FTP (mostrado no último artigo) ou por cPanel, é hora de criar o Banco de dados e executar a interface web de instalação.

E vamos fazer isso no próximo artigo. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio pode ser feito nos comentários.

Um forte abraço e até a próxima!

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [6]
  • [7]
  • [8]
  • [9]
  • [10]