- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual Parte1

Tweet [3]

Olá Pessoal!

Gostaram do título do artigo? Pois nós adoramos e estamos realmente felizes por começar essa minissérie voltada especialmente ao público corporativo.

Você irá aprender passo a passo como criar um site completo para a sua empresa utilizando a plataforma Joomla!

Iremos detalhar a transferência, métodos de instalação em servidores de hospedagem, inserção e organização de conteúdo e todos os demais aspectos técnicos. Você também aprenderá a inserir alguns recursos necessários num site, tais como formulário de contato, enquetes, localização pelo Google maps e outros. Outros pontos que serão abordados é o layout do site, segurança, backup dos dados e SEO. Ufa, quanta coisa!

Mas ainda não acabou, pois também iremos dar algumas dicas e sugestões para você realmente ter um site bastante profissional e assim “mostrar” a sua empresa na internet.

E sabe o mais incrível dessa minissérie? Mesmo que você saiba nada de programação, será possível colocar seu site no ar. Isso mesmo! Pode-se dizer que esse é um milagre da era Web 2.0.

Portanto agora qualquer um “estar” na internet, podendo ser o empresário com pretensão de montar um site para sua empresa, o profissional liberal a fim de mostrar seu serviço ou ainda o “cara da TI” que precisa cuidar de tudo e não tem tempo para perder com programação.

E como sempre, você poderá tirar dúvidas conosco e assim resolver todos os seus problemas. Agora não tem desculpa para você não ter um endereço na internet no seu cartão de visitas!

Conheça O Joomla!

O Joomla (pronuncia-se djumla) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System – CMS) desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Um CMS é uma “base” ou “esqueleto” de um site já com diversos recursos de criação, armazenamento, distribuição e manutenção embutida de forma nativa, sendo administrados totalmente pela internet.

Acho interessante o que a Wikipédia diz a respeito disso e que é totalmente aplicável ao Joomla. Diz assim:

Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerir o seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos. A habilidade necessária para trabalhar com um sistema de gestão de conteúdo não vai muito além dos conhecimentos necessários para um editor de texto.

E isso é realmente verdade, inclusive na parte “visual” do site, pois com um simples arquivo, o template, é possível mudar toda a “cara” do site. Dentre as outras vantagens podemos citar a sua gratuidade pelo fato de ser um software livre com a licença GNU/GPL.

Além de ser muito fácil instalar o Joomla, como veremos nos próximos artigos, ele já vem com todos os componentes essenciais para ter um site totalmente operacional logo de início. Porém também é possível acrescentar muito outros componentes já prontos ou desenvolver o seu próprio. Mas o desenvolvimento já é um assunto mais complicado, portanto não será abordado nessa minissérie. Iremos apenas instalar alguns para acrescentar mais funcionalidades ao site.

O Joomla possui muitas outras características interessantes, como uma comunidade ativa na internet que ajuda a tirar todas as dúvidas, diversos templates e componentes disponibilizados gratuitamente, a possibilidade de traduzir a interface para o Português, além de permitir o uso de recursos da Web 2.0, como a acessibilidade, validações W3C, tecnologia AJAX e muito mais.

Esse CMS nos traz tantos benefícios, que poderíamos escrever vários artigos apenas falando deles. Mas acho que já deu para notar que vai ser muito fácil utiliza-lo, desde sua instalação, gerenciamento e divulgação.

Versões Do Joomla!

Atualmente o Joomla está na versão 1.5.21, porém visitando o site oficial [4]é possível encontrar as versões 1.6. E logo pode surgir a pergunta: não seria melhor instalar a versão mais nova?

Eu respondo que não por um simples motivo: A versão 1.6 está em fase Beta. Isso significa que pode trazer problemas ao seu site e não é isso o que nós queremos aqui. Portanto utilize a versão estável (stable version) e não as versões Betas.

Quando a versão 1.6 ficar estável, basta somente fazer uma atualização, pois os desenvolvedores do Joomla facilitaram até nisso para os usuários já que as versões lançadas são compatíveis com as anteriores. Por isso também é importante entender o controle de versões do Joomla e assim instalar/aplicar o pacote/atualização corretamente.

Para que fique bem simples e fácil de entender, podemos dizer que existem três versões principais do Joomla, que são a 1.0.X, a 1.5.X e a 1.6.X. O X de cada um deles representa os pacotes da versão principal. Vale dizer que a 1.6 ainda está em fase Beta e a 1.0 já obsoleta.

Como exemplo, podemos pegar a versão que iremos utilizar nessa minissérie, a 1.5.21. O 21 nesse caso diz respeito ao pacote da versão 1.5, lançado dia 15 de outubro de 2010.

Quando você visita a página de download do Joomla [5], além de encontrar a última versão estável e a atualização do pacote anterior para o atual, também terá acesso ao arquivo de atualização de todos os pacotes anteriores:

Para isso basta clicar em ‘Download other Joomla 1.5.x packages >>’.

Requisitos Para Colocar O Joomla Na Internet

Par instalar o CMS Joomla de modo que todos da internet possam visualizar o site será necessário um servidor com suporte a PHP com uma base MySQL, como já foi dito anteriormente. Apresar de parecer que é complicado, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Basta apenas contratar um plano de hospedagem com suporte a PHP e MySQL e problema resolvido! E de preferência que tenham o cPanel como sistema de gerenciamento da hospedagem, pois é o mais simples e mais usado no mundo.

Também devemos ficar atentos ao espaço em disco e transferência mensal disponível, mesmo que isso não seja um problema tão evidente, já que os servidores de hospedagem atualmente disponibilizam um bom espaço e transferência. Mas fique atento no caso de querer hospedar muitos arquivos grandes e vídeos.

Para quem não sabe ainda, o espaço em disco é a quantidade de dados (arquivos, imagens, músicas, vídeos, etc.) que se pode armazenar no servidor. A transferência mensal mede a quantidade de dados transferidos tanto para o visitante, quanto para o servidor.

Ainda é muito importante que você possua um domínio próprio, não como pré-requisito para o funcionamento do Joomla, mas sim como pré-requisito do sucesso para sua empresa. :D

E assim finalizo a primeira parte teórica, pois iremos praticar no próximo artigo. Não deixe de ler! Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio pode ser feito nos comentários.

E aproveitando o momento, quero fazer uma pergunta: Quais as partes, seções ou recursos que você considera mais importante para um site empresarial? Quem sabe a sua necessidade não será incluída nessa minissérie.

Um abraço a todos e até a próxima!

Para seguir esta SUPER série de tutoriais, siga-nos no Twitter [2] ou assine o nosso feed RSS [1].

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [6]
  • [7]
  • [8]
  • [9]
  • [10]