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Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 3

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Olá pessoal!

Essa minissérie irá mostrar todos os passos necessários para colocar um site empresarial completo no ar e estamos na parte de instalação. Nesse artigo será detalhado o uso do FileZilla, que é um cliente FTP apresentando no último artigo.

Para quem ainda não conhece, a Wikipédia diz que:

FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

Vale ressaltar que a transferência de arquivos é usada a todo o momento no site e não somente na instalação e por isso mesmo é muito importante você aprender a usar as ferramentas corretamente.

Conhecendo O FileZilla

Depois do download do Filezilla [4] e instalação, execute o aplicativo e você terá uma tela semelhante a esta:

[5]

Veja que fiz a divisão da tela em 5 zonas diferentes. São elas:

  1. Zona de conexão rápida: conectar rapidamente ao servidor;
  2. Zona de Informações: aqui é informado tudo o que acontece entre o servidor e o computador;
  3. Zona de Arquivos Locais: mostra o conteúdo do seu computador, sendo que as unidades de disco e pastas estão na parte superior e os arquivos e subpastas na parte inferior;
  4. Zona de Arquivos do Servidor: Idêntica à Zona 3, porém relacionados aos arquivos e pastas do servidor de hospedagem;
  5. Zona de Status: quando alguma transferência de arquivos é feita, é possível visualizar rapidamente os arquivos que ainda estão na fila para serem enviados, aqueles que falharam e as transferências bem sucedidas;

Conectando-se Ao Servidor De Hospedagem

Para conectar-se ao servidor serão necessários os dados de acesso enviados para o seu e-mail, tais com o endereço do host (geralmente é o mesmo que o domínio), o nome de usuário e sua senha. O FileZilla trabalha com duas formas de conexão, a rápida e através do perfil de acesso.

A conexão rápida você acabou de conhecer (é a Zona 1 da tela principal). Basta inserir os dados de acesso e clicar no botão ‘Conexão rápida’ e começar a transferência. A vantagem desse tipo de conexão é que todas as informações de acesso serão apagadas assim que você sair do programa.

Por isso, caso você utilize o FileZilla constantemente é melhor criar o perfil de acesso, que grava todas as informações no programa e bastará apenas clicar num botão para conectar-se. O problema aqui acontece quando o computador tem seu uso compartilhado por mais pessoas. Nesse caso, é melhor optar sempre pela conexão rápida, mesmo que precise digitar os dados novamente a cada conexão.

Para cadastrar um perfil, vá em ‘Arquivo à Gerenciador de Sites’ ou use o atalho ‘Ctrl+S’. Na nova tela que surge, basta clicar no botão ‘Novo Site’, digitar o nome do site e preencher com as informações de acesso na aba geral:

Nas outras abas não é necessário modificar nada, exceto em situações específicas. Qualquer dúvida consulte-nos.

Agora clique em ‘OK’ para salvar o seu perfil, voltando assim à tela principal do programa. Para conectar-se ao servidor basta clicar na setinha do primeiro ícone da barra de ferramentas e escolher o site cadastrado:

Ainda existe a possibilidade de cadastrar mais de um site.

Nos dois meios de conexão, se acontecer de você não conseguir conectar-se com seu servidor de hospedagem e tem a certeza de que todos os dados foram inseridos corretamente, o problema pode estar no seu firewall/Proxy ou ainda a porta do FTP pode estar diferente do padrão (porta 21). Confira tudo novamente, consulte o administrador da rede e caso ainda tenha problema, pode solicitar ajuda com a gente.

Transferindo Os Arquivos

Assim que a conexão for feita, já é possível realizar a transferência dos arquivos. Para isso, siga os seguintes passos:

Lembre-se do que foi ensinado no último artigo em relação à raiz do domínio e subpastas. Em nosso caso, a pasta ‘C:\Joomla’ será enviada para ‘/public_html’, que é a raiz do domínio. Com isso o site será acessado utilizando o endereço ‘http://lindomargoking.com/joomla’;

[6]

Próximo Passo

Depois de terminada a transferência chegou a hora de criar o banco de dados. Mas no próximo artigo será detalhado o gerenciamento de arquivos pelo cPanel, igualmente importante para seu futuro site, pois poderá ser necessário em alguns casos. Não deixe de ler e aprender a utiliza-lo, para que você não fique no prejuízo futuramente.

Aproveito para dizer que estou ansioso pelo seu comentário, quer seja dúvida, sugestão, crítica ou elogio. Fico aguardando.

Um grande abraço e até a próxima.

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