Como Escolher Sua Distribuição Linux

Se você já trabalhou com o Windows, certamente em algum momento teve de escolher a versão ideal. Isto é: Temos versões do Windows que não rodam em alguns computadores (Ex.: é impossível rodar o Windows XP em um 486 com 128 MB de RAM).

Quem pensa que todas as distribuições de linux são todas iguais, está muito enganado!

Para que você venha escolher a distribuição ideal, estaremos usando esta matéria para responder a diversas dúvidas que são muito comuns a novos usuários, desenvolvedores, alunos acadêmicos, etc.

debian

O Que É Uma Distribuição Linux?

O Linux pode ser distribuído livremente. Você inclusive pode gravar um CD com o Linux e mais alguns programas e vendê-lo para quem se interessar. Isto é o que chamamos de “distribuição”.

Na prática significa que você pode até mesmo ganhar dinheiro vendendo CDs do Linux, mas não poderá estabelecer nenhum tipo de restrição de uso (inclusive de suas cópias).

Como Escolher Uma Distribuição Linux?

Dizem que o Linux é mais seguro e estável que o Windows… Só quem conhece pode dizer se é verdade ou não!

Entretanto, na hora de escolher uma distribuição, além da segurança, o ideal é conhecer ao máximo as distribuições pretendidas!

Hoje por falta de conhecimento, alguns usuários fazem as seguintes reclamações: “O Linux não reconhece meu hardware”, “Não consigo fazer conexão à Internet”, entre outras reclamações.

É uma pena, pois se eles investissem em versões recentes e estáveis, certamente não teríam tais problemas.

Antes de investir em uma distribuição, você vai precisar:

  • Conhecer a distribuição que você pretende investir;
  • Verificar se a distribuição suporta o seu hardware;
  • Saber se você se adapta às necessidades técnicas que a distribuição exige;
  • Saber ela tem documentação fácil e treinamento disponível;
  • Saber se as atualizações são frequentes;
  • Se é ideal para suas atividades.

Só em falar desses critérios, lembro quando iniciei meus trabalhos no Linux!

Apanhei para instalar, me adaptar e customizar o slackware. Quando finalmente pensei que sabia tudo do Sistema, fui obrigado a fazer Upgrade, para que pudesse trabalhar com novos computadores!

Foi dificil, pois logo tive de reinstalar o meu “sistema operacional perfeito”.

Bem… essas são algumas das perguntas e dificuldades mais comuns que o iniciante encontra, mas após algum tempo, você acaba se acostumando e superando esses problemas!

Sugerimos pesquisar no Google ou no site lwn.net informações sobre cada uma delas e pesquisar sobre as curiosidades mais recentes!

Veja abaixo algumas das distribuições mais queridas do mercado!

Bem… eu sou apaixonado pelo Slackware, outros gostam do Debian, sem contar os que são fascinados pelo SuSE, entre outros.

Não importa a opinião ou a distribuição. O ideal é você encontrar uma distribuição que você goste, pois todas tem suas vantagens e desvantagens.

Ficamos por aqui com nossa primeira matéria de Linux. Não perca nossas próximas edições, pois estaremos falando sobre vários assuntos interessantes.

Be Sociable, Share!

14 Comentários

  1. Quemuel, o Linux é mais seguro, mais estável e mais sexy! Ponto final. Parágrafo!

    • Quemuel Aquino

      :) Olá Rui,

      Gostei do comentário…

      Realmente… estamos trabalhando para que a parte gráfica fique mais "amigável".

      Em breve teremos surpresas nas próximas distribuições!

  2. Ubuntu é Rei! Gostei bastante do Mint… mas voltei para o Ubuntu.

    • Quemuel Aquino

      Olá António,

      Realmente o Ubuntu é muito bom…

      Nas próximas edições vamos falar um pouco sobre o Slackware, espero que você goste desta distribuição também…

  3. brfirefox

    Utilizo o Slackware 13 + Win7 em meu note, Slackware 11 no PC !! Acho o ubuntu muito receita de bolo, tudo muito simplezinho apesar de ter partido do Debian é claro !! 

    • Eu acho que o Ubuntu é uma boa opção para todos aqueles que usam Windows, não sabem muito de informática e querem experimentar Linux. O Ubuntu é MUITO simples de usar. Um Abraço Rui Soares

    • Não deixa de ser verdade que Ubuntu é Rei! Neste momento é a distro mais usada. E o mais importante é usarem linux… seja qual for a distro.

      Nasci na África do Sul e como o dono da Canonical é sul africano tenho algum carinho pela distro. Entre Ubuntu e Fedora… escolhi Ubuntu. Por vezes experimento outras distros e mudo, mas acabo por voltar ao Ubuntu.

    • Quemuel Aquino

      Olá…

      Estava respondendo agora a pouco falando sobre o Slackware…

      Nas próximas edições vamos falar sobre configurações, curiosidades e segurança (parte que eu amo no slackware).

      Acompanhe as matérias e nos ajude a incentivá-las… espero que este site seja ponto de encontro dos Hackers (pessoas que visam encontrar soluções para melhorar sua segurança e das empresas que eles atendem).

  4. Mas ai é que está, isso se torna "mesmice" ou seja. Todos estão acostumados com windows porque geralmente assim lhes é imposto (ao menos aqui no Brasil) !! Concordo com o que Rui Soares falou é uma boa opção para quem usa windows mas não se tira muito proveito de um s.o ROBUSTO e de fácil utilização ! 

    • Eu não tenho nenhum pc meu com Windows. Mas isso sou eu. Prefiro open source ao proprietário.

      Linux para comer mercado ao windows, por exemplo, tem que ser simples.
      Para complicado já cá estamos nos.

  5. O linux peca por não ter programas como o photoshop e outros mais. Existem algumas alternativas gratuitas, mas não é o mesmo.

    Quanto a segurança, penso que seja o SO mais seguro devido a pouca utilização e também a grande comunidade que tem.

    • Celso, talvez vc esteja um pouoc mal informado sobre o Linux. Vc sabia que a grande novidade do Photoshop CS5 já existia no GIMP a algum tempo? O GIMP é sim tão bom ou superior ao Photoshop. O que falta são os usuários se libertarem do software proprietário.

      • Diego

        não mesmo o gimp é odiado por todos a interface nao é nada amigavel e eles mesmo disnponiblizam para que outros programadores ajudem eles a melhorar o que eles nao conseguem..

  6. Olá Celso! O Linux é o OS mais seguro, mais rápido e mais estável porque é o OS mais seguro, mais rápido e mais estável. Está relacionado com a própria natureza do OS e também com o modelo de desenvolvimento open source. A ideia da pouca utilização pode ser válida nos Desktops. Em termos de servidores, não é o caso. E nos top 500 super computadores, 446 usam Linux, 25 usam uma versão qualquer de UNIX. Apenas 5 Super Computadores usam Windows: http://www.top500.org/stats/list/34/osfam. Aceito que a Adobe por exemplo não fez qualquer esforço para ter uma versão dos seus programas para Linux. Agora, que pague o preço no Flash. Mas, há MUITOS programas excelentes e gratuitos para Linux. E não é preciso ir à Worten para comprar esses programas. Também é possível instalar programas para Windows em Linux. A solução mais simples talvez seja usar mais do que 1 OS. Eu uso 6 computadores. Tenho Linux em 4 e Windows em 2. Qualquer dia, tenho que experimentar o Mac. Se a modelo na foto supra quiser fazer uma demonstração das virtualidades do Mac OS X, eu alinho! :) Mas, acho que ela é Debian… Um Abraço Rui Soares

Participa! Comenta...