Ferramentas Do WordPress – Importação De Outros Blogs

Olá leitores!

Como já bem sabemos há muito tempo, o WordPress possui diversas vantagens sobre os demais concorrentes quando se trata de blogs. Calma! Não irei fazer uma lista de vantagens desse fabuloso sistema de blogs frente aos demais no mercado.

Mas irei fazer uma pergunta, direcionada aos usuários de outras plataformas: o que impede a migração para o WordPress? Muitos com certeza responderiam: não quero perder o meu conteúdo!

Mas aí entra uma grande vantagem do WordPress que eu terei que falar, que é a facilidade de importar dados de outros sistemas, dentre os quais podemos citar o Blogger, LiveJournal, DotClear, TypePad e o Joomla.

importar outros blogs

Mas não pense que o WordPress faz a importação somente de posts, pois também são incluídos os comentários, links, tags, categorias, links e RSS. É claro que alguns dão um trabalhinho extra, porém os mais famosos são feitos de maneira bem fácil.

Todos os sistemas suportados encontram-se em ‘Ferramentas > Importar’ e cada um se comporta de uma maneira diferente. Em alguns sistemas, o WordPress conecta-se
diretamente e aí faz a importação automaticamente, enquanto que em outros é necessário gerar o arquivo de exportação compatível, que será carregado e inserido no banco de dados.

Cuidado! – Cópia De Segurança Do WordPress

seguranca

Antes de importar qualquer conteúdo ao seu WordPress, faça um backup de toda a sua base de dados e dos arquivos. Às vezes isso pode parecer meio chato e trabalhoso de ser feito, mas você não vai querer perder tudo só por causa disso não é? Os passos necessários para isso você encontra em outro artigo aqui mesmo no Webmaster.pt.

Outra verificação importante é conferir o limite de memória do PHP configurado no Host. Isso é feito no arquivo php.ini. Mais detalhes sobre isso você confere em outros artigos ou no site oficial do PHP. Se durante a importação ocorrer o erro ‘Fatal error: Allowed memory size of 8388608 bytes exhausted’ será necessário então aumentar o limite.

Se ocorrer algum erro durante a importação e o arquivo tiver sido carregado pela metade e você reinicia o processo, alguns problemas poderão ocorrer, tais como:

  • Duplicidade de informação;
  • Perda de dados;
  • Erro no banco de dados;

Daí a necessidade do backup e seguir todos os procedimentos nos mínimos detalhes. No caso de algum dos erros citados abaterem sobre você, basta fazer a restauração do banco de dados e problema resolvido!

No caso de você utilizar servidor de hospedagem, entre em contato com eles, pois provavelmente eles têm um suporte bem qualificado e poderão te ajudar em todas as etapas.

Tipos De Arquivos

A importação é possível graças à padronização de sistemas visando sua interoperabilidade, ou seja, a capacidade dos sistemas de se comunicarem entre si. E o WordPress também dá a devida atenção à isso.

Para que essa “comunicação” seja feita com sucesso, devemos agradecer principalmente ao XML (eXtensible Markup Language), que é capaz de descrever diversos tipos de dados.

XML

Não vou entrar em diversos detalhes técnicos, mas com o XML criou-se a possibilidade de compartilhar informações de maneira muito fácil, principalmente pela internet. Seu uso também é muito comum em web services.

É claro que existem diversos outros formatos de importação, incluindo aí o habitual arquivo de texto (*.txt). Por isso é muito importante ficar atento se o tipo de arquivo gerado na exportação é compatível com o WordPress que inclusive também exporta um arquivo chamado de WordPress eXtended RSS ou WXR, mas não se engane, pois é um arquivo XML.

Outro tipo de arquivo utilizado é o OPML. A Wikipédia a descreve como:

OPML é um formato XML de listagem nativo de aplicações outliner, porém, é utilizado para listar feeds RSS que podem ser abertos e lidos por agregadores de feed. [...]

Sua tecnologia permite que o usuário faça um backup dos endereços de feeds RSS que costuma ler podendo transportá-lo entre um agregador e outro que seja compativel com este formato de arquivo e compartilhar sua leitura com outros enviando sua lista a eles.

Então sempre fique atento ao tipo de arquivo utilizado e confira se ele é realmente compatível com o WordPress.

Conexão Com O Banco De Dados

Outra forma do WordPress fazer a importação de dados é através da conexão direta com o banco de dados da origem, como no caso do DotClear e do LiveJournal, por exemplo.

Nesse caso a recomendação é que seja conferido realmente se os dados de acesso estão corretos e principalmente se está apontando para a base de dados correta.

Existe ainda as importações e conversões feitas diretamente no banco de dados, como é o caso do Drupal. Mas isso já é outro assunto.

Organização

Talvez você ache estranho esse título num artigo do qual estou tratando de importação, mas pense comigo: estou inserindo conteúdo no meu WordPress, divido em posts, comentários, Feed RSS, links e tags.

Se eu não administrar toda essa informação, o meu blog vai virar uma bagunça total e ainda vou colocar a culpa no WordPress. Lembre-se de que ele é apenas um sistema, que está sendo gerenciado por você. Então antes de culpar o pobre cuidado, veja se o erro não está contigo!

Além da administração do próprio conteúdo, outros itens também não podem ficar de fora. Esses itens irão variar do tipo de informação importada. Citando alguns exemplos nós temos os links permanentes, a nova URL, a pasta de upload, URL dos arquivos e outros.

Então já viu que não será possível detalhar tudo isso em apenas um artigo, não é verdade? Mas não se preocupe, pois nós estamos aqui para facilitar a sua vida e nos próximos, com certeza, cada ponto será muito bem explicado, incluído as importações mais complicadas.

E assim chegamos ao fim desse artigo “teórico”. No próximo iremos praticar alguma coisa, pois essa é melhor maneira de se aprender.

E fique a vontade para fazer qualquer comentário. Quero saber a sua opinião. Fiquem na paz e até o próximo encontro.

Links Úteis e Referências

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/XML
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Interoperabilidade
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/OPML
Be Sociable, Share!

1 Comentários

  1. JV

    Nos próximos dias vou migrar meu blog do Blogger para o WP, já fiz diversos testes e sempre me deparo com alguns erros: se eu tento importar diretamente com o plugin sugerido pelo WP, no inicio do titulo dos posts e no primeiro parágrafo aparece sempre o caractere >
    Já experimentei com alguns blogs de teste e isto acontece sempre.

    Outra maneira que tentei foi exportar do blogger para um blog criado no wordpress.com e a seguir importar para o wp, o erro do caracter > não acontece, mas os posts ficam todos sem categoria. São quase 2000 posts, já estou ponderando fazer desta segunda maneira e posteriormente colocar as categorias manualmente em cada post, mas se tiverem alguma sugestão ficarei bastante agradecido.

    Abs

Participa! Comenta...