- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

Formulários Mais Seguros Com QapTcha

Tweet [3]

Formulários mais seguros com QapTcha: exemplo de uso

É bastante comum em sites haver formulários para interações simples, como contato, reclamações, e outros; e existem, também, aqueles formulários mais complexos, como orçamentos, cotações, etc. Independentemente do caso, é importante fazer os corretos tratamentos visando a segurança desses formulários para que a utilização do site e banco de dados não sejam comprometidos.

Dentre as centenas de técnicas possíveis, uma das mais conhecidas e utilizadas no mundo todo é o Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart, ou como é mais conhecido, CAPTCHA [4]. O CAPTCHA, como deve ser do conhecimento dos desenvolvedores, consiste em apresentar uma imagem com uma série de palavras aleatórias (alguns usam números) e solicitar que se digite o que foi apresentado. Caso se digite o que consta na imagem corretamente, então não se trata de um bot varrendo e testando seu site (pois um robô, teoricamente, não consegue interpretar o que está na imagem para digitar).

Apesar de ter seus pontos fracos, o CAPTCHA tem seu nível de eficiência. Mas eis que surge uma nova maneia de confirmar se quem está interagindo com o formulário é realmente uma pessoa, ao invés de um bot; uma forma de “validar o ser humano” de forma diferente, divertida e inovadora e isso é feito através do plugin para jQuery QapTcha.

Com QapTcha a confirmação dos formulários fica protegida pela obrigação de o visitante ter que usar um controle deslizante (drag & drop) para comprovar que realmente é um ser humano interagindo. Atualmente robôs não conseguem fazer isso, acredite.

O QapTcha cria no formulário um campo oculto de nome “iQapTcha” com um token aleatório. Robôs desse tipo geralmente preenchem todos os campos de formulários automaticamente. Com a interação do slider, o iQapTcha esvazia o valor contido no campo criado automaticamente e salva uma variável de sessão “iQaptcha” com valor “true”. Uma excelente medida de segurança, tenha certeza.

Como usar o QapTcha

Primeiramente, é preciso fazer download do QapTcha [5] e adequar os arquivos que vêm zipados à estrutura de diretórios de seu projeto. Como é de se esperar, faça as chamadas corretas no <head> de seu documento. Dentro da pasta que vem com o plugin, encontram-se os javascripts necessários e uma folha de estilos:


<script type="text/javascript" src="jquery.js"></script>
<script type="text/javascript" src="jquery-ui.js"></script>
<script type="text/javascript" src="QapTcha.jquery.js"></script>

Nisso, você vai adicionar uma div de id “captcha” em seu formulário, tal como o exemplo:


<form method="post" action="">
  <fieldset>
    <label>Nome</label> <input type="text" name="firstname" />
    <label>Sobrenome</label> <input type="text" name="lastname" />

    <!-- Adicionar esta div no form -->
    <div id="QapTcha"></div>

    <input type="submit" name="submit" value="Enviar" />
  </fieldset>
</form>

E, no arquivo PHP que o formulário aponta, é preciso realizar os devidos testes com as variáveis criadas pelo plugin:


if(isset($_POST['iQapTcha']) && empty($_POST['iQapTcha']) && isset($_SESSION['iQaptcha']) && $_SESSION['iQaptcha'])
  // ser-humano
}
else
{
  // bot
}

Com toda a “infra-estrutura” terminada, basta inicializar o plugin ao bom e velho estilo simples do jQuery:


$(document).ready(function(){
  $('#QapTcha').QapTcha();
});

Opções do QapTcha

O autor disponibilizou as seguintes opções:

Um exemplo de inicialização do QapTcha utilizando suas opções:


$(document).ready(function(){
  $('#QapTcha').QapTcha({
    disabledSubmit: true,
    txtLock: "Arraste o controle para validar",
    txtUnLock: "Formulário destravado"
  });
});

Conclusão sobre o QapTcha

Sem sombra de dúvidas, uma forma de fazer validação de formulários e protegê-los contra bots que varrem o site é medida indispensável. É possível fazer de várias maneiras, e uma delas é usando esse excelente plugin que coloca uma proteção via slider em seus forms.

O QapTcha é recomendadíssimo, principalmente para sites que queiram passar modernidade e se valerem de recursos interativos chamativos, proporcionando boas experiências a seus visitantes.

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [6]
  • [7]
  • [8]
  • [9]
  • [10]