- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

Google Analytics – O Cadastro E O Tracking Code

Tweet [3]

Série De Artigos do Iuri Madeira Sobre o Google Analytics:

O Google Analytics é uma API gratuita que auxilia no processo de análise e reporte de dados de acesso Web. Usada pela maioria dos desenvolvedores de sites e profissionais de SEO para acompanhar a visitação e estatísticas de seus sites, nos possibilita verificar variáveis interessantes, tais como a quantidade de visitas por dia ou então o tempo médio de duração de uma visita. Todos os dados são extraídos em tempo real das estatísticas do próprio Google, sendo assim, não é necessário falar sobre a precisão do sistema. Hoje em dia, essa é a ferramenta de Web Analytics mais usada no mundo, e nesse artigo você aprenderá a usá-la também.

A primeira coisa necessária pra ter acesso ao Google Analytics é ter uma conta do Google. Se você já tiver cadastro no Gmail, Orkut ou outro serviço da empresa, certamente você conseguirá entrar sem problemas. Se não tiver, não se preocupe, o cadastro é simples e rápido. Basta preencher este formulário [8].

Depois de ter criado sua conta Google, você deverá cadastrar seu site no Analytics. Para isso faça o login e clique em “Sign Up”, na tela principal.

[9]

Em seguida, insira os dados de seu site no formulário. Lembre-se de usar um nome único no campo “Account name” – preferencialmente a URL do site -, para não haver futuras confusões com outros sites que você venha a cadastrar.

[10]

Na segunda parte você deve inserir seu nome, seu sobrenome e seu país. Isso serve para um possível contato entre a Google e você.

[11]Cada vez que você cadastrar um novo site em sua conta, será gerado um novo Tracking Code – código de monitoramento-, que deverá ser inserido em seu site para que ele possa ser diagnosticado. É nessa parte que surge o maior número de dúvidas, portanto daremos uma maior atenção.

[12]Primeiramente, para que seja gerado um código adequado ao seu objetivo, você tem que saber se você vai querer monitorar:

Depois disso, copie o que está dentro da caixa de texto de cor cinza e cole no código de seu site. Para evitar ter que o adicionar manualmente em todas as páginas, faça o seguinte:

Depois de adicionar o Tracking Code, espere algumas horas até que o Google Analytics já esteja lhe fornecendo as estatísticas sobre o seu site. Quando isso acontecer, você conseguirá acessar o Painel do Google Analytics – também chamado de Dashboard – onde se encontram os resumos dos dados estatísticos mais importantes, tais como:

Este painel pode ser modificado pelo usuário, o que significa que você pode alterar os seus lugares e tamanhos e incluir ou excluir quaisquer janelas que você queira. Resumindo, você pode adaptar esse painel de acordo com as suas necessidades. Além dessas funções existem muitas outras, como os filtros, por exemplo. Na próxima postagem falaremos sobre as funcionalidades do Google Analytics e sua interface.

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [14]
  • [15]
  • [16]
  • [17]
  • [18]