Guia WordPress 3 Parte 1 – Introdução

Olá caros leitores!

Após alguns meses de lançamento e provando ser realmente melhor que a versão anterior, resolvemos fazer um guia completo do novo WordPress 3 que irá cobrir todas as novidades com todos os detalhes bem explicados.

Esse guia será composto apenas por uma série de artigos, onde cada recurso novo será totalmente “dissecado” de forma prática para que você possa realmente “colocar a mão na massa”. Espero que todos possam aproveitar ao máximo e com isso começar a utilizar o novo WordPress que já está na versão 3.04.

O guia foi escrito para quem já trabalha com o WordPress 2.9, portanto caso você seja um novato no assunto ou nem sabe do que estou falando, não se preocupe, pois nós lançamos também pensamos em vocês. Existe outra série, chamada WordPress a Fundo!, na qual realmente cada detalhe desse maravilhoso CMS foi explicado, do mais básico ao mais avançado.

Portanto essas duas séries poderão ser encaradas como “um grande curso a distância”, pois além de tudo explicado, você ainda poderá tirar todas as dúvidas conosco utilizando os comentários de cada artigo. Aproveite também é deixe sua crítica, elogio, indicações ou qualquer outra coisa que você queira escrever. O importante é participar!

Começando

Para começar você já deve ter um conhecimento de “gerenciamento” do WordPress. Se é novato, leia todos os artigos da série WordPress a Fundo! E mesmo aqueles que já detêm um pouco de conhecimento, mas estão com dúvidas em algumas partes, também aconselho ler e reler a serie já indicada.

O passo seguinte é “ficar por dentro” das mudanças do novo WordPress, pelo menos de uma maneira geral. Por isso aconselho a leitura de mais três artigos antes de continuar, todos já publicados aqui no Webmaster.pt:

  1. Conheça O Novo WordPress 3.0;
  2. Lançamento do WordPress 3.0 RC1;
  3. Finalmente Lançado o WordPress 3.0;

Após o lançamento da versão 3.0 em 17 de junho de 2010 já foram lançadas algumas atualizações, sendo que atualmente está disponível a versão 3.0.4, lançada em 29 de dezembro de 2010 e que corrige bugs e falhas graves no CMS, sendo praticamente exigência sua atualização. E é essa a versão que nós iremos utilizar nesse guia.

Por isso o próximo passo é o download do arquivo, que é feito no próprio site do WordPress.ORG. Os links você confere logo abaixo, em inglês e português:

A escolha do idioma vai a gosto de cada um. Depois do download chegou a hora da instalação.

Instalando o WordPress

O processo de instalação é exatamente igual à versão 2.9 exceto a possibilidade de criar o nome de usuário e senha do administrador principal.

Em caso de dúvidas sobre instalação e configurações iniciais, nós do Webmaster.pt também pensamos nisso, pois temos uma pequena série conhecida como “instalação a fundo!” que realmente explica tudo. A lista com todos os artigos do WordPress você encontra nesse link.

Atualizando Para a Nova Versão

Atualizar a versão do WordPress é um assunto muito sério e portanto “todo cuidado é pouco” na hora de fazê-lo. Por isso a versão 3 trabalha de uma forma mais segura e funcional quando se trata da atualização.

E como sempre pensamos em te ajudar, também disponibilizamos uma pequena série de artigos que trata exatamente desse assunto. Nele, além de aprender sobre o processo de atualização do Core, também aborda a atualização de temas e plug-ins. Foram detalhados todos os passos realmente importantes e necessários, incluindo aí o backup dos arquivos e do banco de dados.

Portanto não precisa procurar aí pela internet como proceder, pois já trazemos tudo “bem mastigado” para você. Agora não tem mais desculpa para usar a nova versão do WordPress, pois além de tudo você pode tirar as dúvidas conosco.

O que vem a seguir?

Depois de instalada ou atualizada, a nova versão ainda conta com muitas outras novidades. E acessando o Painel de Administração você vai notar logo a diferença, começando pelas cores, agora mais claras.

Alguns itens também mudaram de lugar e outros foram acrescentados. Portanto é necessário reaprender a usa-los. Mas isso será assunto para a segunda parte desse fabuloso guia.

E caso você encontre alguma dificuldade ou tenha dúvidas, pode perguntar nos comentários que estaremos prontos para te ajudar.

Um Abraço e fiquem na paz!

Be Sociable, Share!

2 Comentários

  1. Brenda Monchecourt

    Boa tarde,seu blog tem me ajudado muito a entender várias coisas no wordpressmas estou com um problemaa opção de páginas não está ativa na hora que vou configurar meu menunão exite lá as três abas: ‘as mais recentes’, ‘ver tudo’ e ‘pesquisa’no lugar delas só está escrito ‘nenhum intem’você sabe como posso fazer voltar a opção das para colocar as páginas no menu????Por favor preciso muito de sua ajuda, e ficarei muito agradecida se conseguí-laabraços

  2. Giovani Madeira

    Gostei muito deste guia como baixar todos as partes. Grato

Participa! Comenta...