Imoveis.com.br Vendido Por $300 000 USD

O Domínio imoveis.com.br Foi Vendido Por 300 000 USD Dollars

O preço da venda do domínio imoveis.com.br representa cerca de 226 000 Eur ou 520 950 Reais, à taxa de câmbio atual. Trata-se duma venda que poderá dinamizar o mercado de domínios .com.br e que comprova a importância de ter um domínio cujo nome é a palavra chave do nosso negócio:

  • É um domínio fácil de decorar. Vejam o nosso caso: webmaster.pt. É um blog para e sobre webmasters. Quem é que vai esquecer o domínio? O mesmo se passa com o domínio imoveis.com.br.
  • É importante em termos de SEO. Acabei de pesquisar imoveis no google.com.br e a palavra imoveis faz parte de 34 domínios nos top 100 resultados para essa pesquisa.
  • Tem também vantagens em termos de marketing. É fácil comunicar que o website imoveis.com.br é sobre imóveis.

O negócio da venda do domínio imoveis.com.br por $300 000 é uma notícia extraordinária e que poderá ter implicações para além dos domínios .com.br. O domínio software.de também foi vendido por $315 000, o que significa que existe hoje um reconhecimento da importância e do valor dos domínios de cada país para os negócios locais em cada um desses países.

No caso duma empresa exportadora e que pretenda atingir audiências em vários países e línguas, a opção deve ser um gTLD (Generic Top Level Domain), nomeadamente um domínio .com. No caso duma empresa com uma perspectiva nacional, a opção deve ser um ccTLD (Country Code Top Level Domain), .com.br se a empresa for brasileira, .pt se a empresa for portuguesa.

Que sirva de lição a todos aqueles que não prestam a devida atenção ao processo de escolha do nome do domínio e do TLD (Top Level Domain). A decisão sobre o nome do domínio, por todas as razões já adiantadas, pode decidir por si só o futuro do negócio online, o seu sucesso ou insucesso, e o mesmo se passa em relação ao TLD.

Uma marca deve proteger a sua marca através do registo de TODOS os nomes domínios em TODOS os TLD relevantes. Por exemplo, a nossa empresa, para proteger a marca Webmaster, registou os domínios webmaster.pt, webmasters.pt, webmaster.com.pt e webmasters.com.pt.

Ressalvo que, no caso de Portugal e do Brasil e a médio prazo dos países africanos cuja língua oficial é o português, deve existir um esforço maior, quer dos Governos, quer da própria comunidade, de criar uma união de interesses contra o monopólio do Inglês e das empresas americanas na internet.

Há anos que leio sobre a Sociedade Da Informação. Com o aparecimento das redes sociais, prefiro a ideia da REDE da Informação. Ora, a língua é um fator decisivo e um denominador comum na criação dessa REDE. E eu não quero viver e trabalhar na REDE Inglesa da informação. Prefiro que haja várias REDES. E que a REDE Portuguesa da Informação assuma o lugar que merece, com um universo de utilizadores ou usuários de 230 milhões de pessoas, tratando-se da sétima língua mais falada no mundo. A união faz a força.

Top Vendas No Mercado De Domínios

Realizaram-se algumas vendas interessantes:

  • flying.com – 1 100 000 USD Dollars
  • software.de – 315 000 USD Dollars
  • imoveis.com.br – 300 000 USD Dollars
  • pilot.com – 300 000 USD Dollars
  • nasty.com – 200 000 USD Dollars
  • business.tv – 100 999 USD Dollars
  • prize.com – 100 000 USD Dollars
  • mec.com – 99 000 USD Dollars

As Motivações Do Comprador Do flying.com

O domínio flying.com foi comprado pela UsedAirplanes, Inc., a empresa dona do website UsedAirplanes.com, que é um mercado online de aviões usados. A UsedAirplanes, Inc. comunicou através dum Press Release as motivações subjacente à compra do domínio.

UsedAirplanes.com

Mark J Horne, President & CEO of UsedAirplanes, Inc. afirmou nesse Press Release:

Ser dono dum domínio deste calibre vai permitir-nos expandir os nossos talentos no negócio da aviação e criar mais valias a partir do sucesso de UsedAirplanes.com. A palavra “flying” é conhecida e compreendida por virtualmente qualquer pessoa e a palavra é utilizada em qualquer área dentro da indústria da aviação. Adicionalmente, o Google, O Yahoo e o Bing processam aproximadamente 20 milhões de pesquisas para a palavra “flying” cada mês.

Mais uma vez verificamos a importância do domínio incluir a palavra chave do negócio ou palavras chaves relevantes para o negócio que será explorado num determinado website. E essa importância está comprovada no preço pago por domínios como o flying.com. Antes de registar um domínio, estude com a devida ponderação a escolha do nome do domínio. Essa decisão por si só pode determinar o insucesso do seu website e do seu negócio online.

Estado Do Mercado De Domínios

A Verisign, empresa que gere os domínios .com e .net, espera atingir o número de 100 milhões de domínios registados, neste 2.º trimestre de 2010. Neste momento, estão registados 99.3 milhões de domínios e só no primeiro trimestre foram registados mais 2.5 milhões de domínios.

No dia 1 de Julho, entrará em vigor um novo tarifário para o preço dos domínios .com e .net, que representa um aumento relativamente aos preços anteriores. A Verisign passará a cobrar aos registrars 7.34 USD Dollars pelo registo ou renovação dum domínio .com e 4.65 USD Dollars pelo registo ou renovação dum domínio .net.

Be Sociable, Share!

3 Comentários

  1. Olá Paulo! Acho que o valor pago pelo imoveis.com.br e pelo software.de comprova a valorização dos domínios ccTLD, de cada país. Antes, esses valores eram exclusivos dos domínios .com. Eu acho que é uma notícia excelente para o Brasil, dado que é um sinal da vitalidade do mercado online no Brasil. Em Portugal, estamos a precisar de uma dinâmica maior. Um Abraço Rui Soares

  2. Olá…
    Adoraria saber se os motores de busca locais estão a valorizar esse tipo de dominios em deterimento dos dominios .com.

    Cump..

    • Olá João! O Google sabe que um domínio .pt é português. Os domínios .com são universais. Portanto, o domínio .pt tem uma pequena vantagem competitiva em termos de SEO no google.pt. Mas, isso não significa que um domínio .pt não pode competir no google.com.br ou no google.com ou que um domínio .com ou .com.br não pode ficar à frente dum domínio .pt no google.pt. Há muitos factores a considerar. Mas, quem trabalha SEO sabe que é importante somar todas as vantagens possíveis. Um Abraço Rui Soares

Participa! Comenta...