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Palavras-Chave Negativas No Google AdWords

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Necessidade De Palavras-Chave Negativas No Google AdWords

Já notastes como uma única palavra pode ter significados diferentes? Imagina uma das palavras-chave que utilizas na tua publicidade Google AdWords. Já fizestes uma lista de todos os significados que essa palavra-chave pode ter? Será que neste momento há visitantes a procurarem essa palavra-chave mas a pensarem um significado diferentente daquele significado que é relevante para o teu anúncio no Google AdWords?

Queres ver um exemplo concreto? A palavra alojamento tem vários significados. Em Portugal, pode significar:

Quem procura alojamento e está a pensar hotel de 3 estrelas em Lisboa, como é que vai pesquisar e actuar?

Entretanto já visualizou muitos anúncios onde não clicou. E já clicou em vários anúncios e depois não achou os respectivos sites relevantes.

Se tiveres um hotel de 3 estrelas, tens a solução fácil de apostar em palavras-chave de correspondência de expressão ou exacta, como por exemplo hotel 3 estrelas. E, se o teu orçamento for pequeno, essa é uma boa solução. Mas, se quiseres desfrutar de todo o tráfego qualificado que está interessado nos teus serviços, não podes ficar pelas palavras-chave compostas ou long tail, com 2 ou mais palavras, de correspondência de expressão ou exata. Tens que apostar nas palavras-chave mais genéricas e de correspondência ampla.

Foi a própria Google que revelou que 20% das pesquisas [4] que são feitas todos os dias não foram feitas nos últimos 90 dias ou são pesquisas originais, nunca foram feitas.

Um estudo da Hitwise [5], referente a Dezembro de 2009 e ao mercado americano, concluiu que as pesquisas efectuadas com 3 ou mais palavras-chave representaram 52,25% do total de pesquisas. Ou seja, mais de metade de todas as pesquisas são efectuadas com palavras-chave compostas ou long tail, com 3 ou mais palavras.

Se não utilizares palavras-chave genéricas com correspondência ampla, não serás capaz de antecipar a forma inovadora e original que as pessoas pesquisam os teus produtos e serviços, nem serás capaz de prever a variedade de pesquisas que são feitas com 3 ou mais palavras-chave.

Ora, se te renderes ao óbvio e apostares em palavras-chave genéricas de correspondência ampla, vais precisar das palavras-chave negativas para filtrar o tráfego indesejado que essas palavras vão gerar.

Benefícios Da Utilização De Palavras-Chave Negativas

Queres um visitante, que clica na tua publicidade Google AdWords e que não te quer a ti? Não, porque custa dinheiro e não tem retorno.

Ou que vê o teu anúncio, mas nunca clica? Também não, porque vai reduzir o CTR do teu anúncio, o que poderá influenciar negativamente o quality score do teu anúncio, porque o Google pode pensar que o teu anúncio não é relevante para aquela pesquisa, já que menos pessoas clicam no anúncio.

As palavras-chave negativas vão permitir filtrar os visitantes que, embora pesquisem palavras-chave iguais ou conexas às palavras-chave que utilizas na tua publicidade Google AdWords, utilizam um significado que não é relevante para os teus produtos e serviços.

Sinal Stop

Os benefícios que vais colher com a utilização de palavras-chave negativas são de 2 tipos:

Como Procurar Palavras-Chave Negativas?

Amplitude Duma Palavra-Chave Negativa De Correspondência Ampla

É preciso ter atenção que as palavras-chave negativas de correspondência ampla não incluem a amplitude desejada. Não incluem palavras escritas com erro, plurais ou sinônimos.

Retirei este exemplo dum chat entre um gestor duma conta Google AdWords e um representante do Google. O representante de conta adicionou a palavra-chave negativa de correspondência ampla 19th brithday party ideas e o anúncio apareceu para a pesquisa de 19 birthday party idea. A justificação do representante do Google é que o sistema não bloqueia todas as pesquisas relacionadas, especialmente se forem diferentes em mais do que 1 aspecto, no caso concreto há 2 diferenças: 19th vs 19 e ideas vs idea.

Ao adicionares uma palavra-chave negativa de correspondência ampla não fiques descansado e relaxado. Faz o teu trabalho de casa. O melhor é procurares sinónimos e adicionares plurais. Imagina que não existem palavras-chave negativas de correspondência ampla e adiciona todas as possibilidades que encontrares.

Como Utilizar Variações Duma Palavra-Chave, Excluindo Essa Palavra-Chave

Por vezes, queremos apostar numa palavra chave de correspondência ampla ou expressão, mas sabemos à partida que essa mesma palavra-chave tem uma taxa de conversão muito baixa e que o custo gerado não só não terá retorno, como terá prejuízo.

Vou inventar um exemplo que, na prática, não conheço. Mas, aposto que a pesquisa na palavra-chave maquina fotografica não tem a mesma taxa de conversão do que “maquina fotografica Canon”. Ora, podemos utilizar a palavra-chave de correspondência expressão:

“maquina fotografica”

e a palavra negativa de correspondência exacta

-[maquina fotografica]

O que vai acontecer é que sempre que alguém pesquisar maquina fotografica, o teu anúcio não vai aparecer. Mas, se pesquisar maquina fotografica com uma ou mais palavras-chave, por exemplo, maquina fotografica Canon, o anúncio já vai aparecer.

Como Adicionar As Palavras-Chave Negativas No Google Adwords?

Tens vários possibilidades. Antes de mais, acede à tua conta Google AdWords. E podes:

Uma palavra-chave negativa adicionada ao nível duma campanha afeta todos os grupos de anúncios. Uma palavra-chave negativa adicionada ao nível dum grupo de anúncios apenas será eficaz ao nível desse grupo de anúncios.

Finalmente, de vez em quando, verifica se alguma das tuas palavras-chave negativas está a bloquear outras palavras-chave. Na tua conta Google AdWords, clica em Oportunidades e depois em Ferramenta de diagnóstico de anúncios. Vais poder ver um relatório deste tipo:
diagnostico palavras-chave

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