É verdade que os programas de afiliados são uma “mão na roda” em se tratando de rentabilidade, porém, não podemos ser inteiramente dependentes deles. Imagine: Um funcionário da Google acorda de mau humor e resolve suspender sua conta AdSense. Lá se vão todos os seus ganhos, sem nem direito a defesa. Injusto, mas, fazer o que? Respondendo à pergunta, leia este texto. Vou tentar explicar as vantagens da publicidade direta e como conseguir ganhar dinheiro com isso.
Ganhar dinheiro com publicidade direta é o sonho objetivo de muitos blogueiros. Além de ter a segurança de um contrato e receber o dinheiro sem problemas, você define o preço à cobrar. Lógico que dentro do valor de mercado, mas mesmo assim, é você quem dita as regras. Entretanto, antes de ganhar qualquer centavo, você precisa atrair anunciantes. E para isso, três pontos terão que ser trabalhados: O tráfego, a abordagem e o Media Kit.
1. O Tráfego
Simplesmente o mais importante. Ninguém vai querer anunciar no seu blog se ele não tiver visibilidade. Antes de entrar em contato com qualquer potencial anunciante, certifique-se de ter pelo menos algumas centenas de visitas diárias – 500 é um bom valor.
Além do número de visitas diárias, existem outros números que também devem ser considerados: O tempo médio no site e o número de pageviews. Eles são importantes pois demonstram que o conteúdo do site é de qualidade. Ninguém fica 5 minutos em um site se seu conteúdo não for interessante.
Uma ótima ferramenta para medir esses números é o famoso Google Analytics. Ele permite uma análise precisa dos dados relacionados à visitação de seu site de forma prática e intuitiva, além de ser gratuito.
2. A Abordagem
Mesmo que você tenha um ótimo site, que possua muito tráfego, você não vai conseguir convencer ninguém se não agir corretamente na hora da abordagem. A primeira impressão é a que importa, por isso há algumas recomendações a serem seguidas na hora do contato:
- Use o português correto. Nada de abreviações nem gírias. Jamais!
- Seja curto e objetivo, diga o que importa;
- Insira o link para o seu site de forma chamativa, de forma que seja de fácil visualização;
- Anexe e mencione o Media Kit;
- Não defina um meio de comunicação além do e-mail para manter contato. Tente estar preparado para conversar por qualquer via – telefone, messenger e até pessoalmente – escolhida pelo cliente, afinal, ele é quem deve ser bem tratado.
3. O Media Kit
Finalmente chegamos nessa parte! Para quem não sabe, o Media Kit é um documento – preferencialmente feito em formato .pdf, com suas devidas edições de imagem, para que fique profissional – contendo todas as informações que um potencial anunciante precisa saber sobre o seu site para que vocês fechem negócio. Nele estão dados como:
- Estatísticas de Tráfego: Dados como o número de visitantes e pageviews diários, tempo médio do usuário no site e a localização dos acessos são muito importantes, por isso, não podem ser esquecidos;
- Estatísticas sócio-econômicas: O poder aquisitivo, o nível cultural, a idade e os interesses do seu público podem ser relevantes para o anunciante;
- Quanto tempo tem o blog e a evolução dele: Aqui você mostra que o blog está em ascensão e que ele tem potencial de crescimento. Em outras palavras, mostra a qualidade de seu serviço;
- Conteúdo Editorial: Cite o que você publica no blog, quantos autores publicam, em que mídias publicam – Podcasts, Twitter ou outros blogs, por exemplo.
- Palavras-Chave: Fale sobre as palavras-chave que colocam seu site em um dos primeiros lugares nas buscas. Talvez algumas delas sejam interessantes ao anunciante.
- Prêmios, Rankings e Portfólio: Seu site ganhou algum prêmio, domina algum ranking – como o BlogBlogs ou o Technorati – ou resultou em algum livro? Fale sobre as conquistas do blog, isso passa credibilidade.
- Espaços de Publicidade e Preços: Aqui você vai falar sobre quais espaços de publicidade você tem para vender, e quais são os seus respectivos preços.
Para organizar todos esses dados dentro do documento devemos separá-los em seções e páginas. Além disso, é aconselhável colocar ilustrações e abusar de todos os recursos possíveis para transformar o seu Media Kit numa ferramenta mais convincente e atrativa. No final da criação ele deve ficar parecido com um desses:
Faça então, uma lista com o e-mail de vários potenciais anunciantes, siga os 3 passos citados acima e esteja preparado para receber o dinheiro!
Obs.: Recomendo que sempre haja um vínculo legal entre o contratado (você) e o contratante. Por isso, certifique-se de ter um contrato de serviço em mãos. Você mesmo pode redigí-lo, é só fazer o download de algum que já esteja pronto, e depois fazer as devidas modificações.