- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

Publicidade Direta: Como Fazer Um Media Kit

Tweet [3]

É verdade que os programas de afiliados são uma “mão na roda” em se tratando de rentabilidade, porém, não podemos ser inteiramente dependentes deles. Imagine: Um funcionário da Google acorda de mau humor e resolve suspender sua conta AdSense. Lá se vão todos os seus ganhos, sem nem direito a defesa. Injusto, mas, fazer o que? Respondendo à pergunta, leia este texto. Vou tentar explicar as vantagens da publicidade direta e como conseguir ganhar dinheiro com isso.

Ganhar dinheiro com publicidade direta é o sonho objetivo de muitos blogueiros. Além de ter a segurança de um contrato e receber o dinheiro sem problemas, você define o preço à cobrar. Lógico que dentro do valor de mercado, mas mesmo assim, é você quem dita as regras. Entretanto, antes de ganhar qualquer centavo, você precisa atrair anunciantes. E para isso, três pontos terão que ser trabalhados: O tráfego, a abordagem e o Media Kit.

1. O Tráfego

Simplesmente o mais importante. Ninguém vai querer anunciar no seu blog se ele não tiver visibilidade. Antes de entrar em contato com qualquer potencial anunciante, certifique-se de ter pelo menos algumas centenas de visitas diárias – 500 é um bom valor.

Além do número de visitas diárias, existem outros números que também devem ser considerados: O tempo médio no site e o número de pageviews. Eles são importantes pois demonstram que o conteúdo do site é de qualidade. Ninguém fica 5 minutos em um site se seu conteúdo não for interessante.

Uma ótima ferramenta para medir esses números é o famoso Google Analytics. Ele permite uma análise precisa dos dados relacionados à visitação de seu site de forma prática e intuitiva, além de ser gratuito.

2. A Abordagem

Mesmo que você tenha um ótimo site, que possua muito tráfego, você não vai conseguir convencer ninguém se não agir corretamente na hora da abordagem. A primeira impressão é a que importa, por isso há algumas recomendações a serem seguidas na hora do contato:

3. O Media Kit

Media Kit

Finalmente chegamos nessa parte! Para quem não sabe, o Media Kit é um documento – preferencialmente feito em formato .pdf, com suas devidas edições de imagem, para que fique profissional – contendo todas as informações que um potencial anunciante precisa saber sobre o seu site para que vocês fechem negócio. Nele estão dados como:

Para organizar todos esses dados dentro do documento devemos separá-los em seções e páginas. Além disso, é aconselhável colocar ilustrações e abusar de todos os recursos possíveis para transformar o seu Media Kit numa ferramenta mais convincente e atrativa. No final da criação ele deve ficar parecido com um desses:

Faça então, uma lista com o e-mail de vários potenciais anunciantes, siga os 3 passos citados acima e esteja preparado para receber o dinheiro!

Obs.: Recomendo que sempre haja um vínculo legal entre o contratado (você) e o contratante. Por isso, certifique-se de ter um contrato de serviço em mãos. Você mesmo pode redigí-lo, é só fazer o download de algum que já esteja pronto, e depois fazer as devidas modificações.

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [6]
  • [7]
  • [8]
  • [9]
  • [10]