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Aprenda A Optimizar A Tag Title Para O Google

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O Title / Título Da Página E O Conceito De Snippet

Caso não saiba o essencial sobre HTML, recomendo que leia: HTML Básico. Se você pretende trabalhar o SEO do seu website ou blog, precisa de conhecer HTML.

A tag title (HTML), adiante designada título:

Também aparece nos resultados orgânicos do Google. Como pode observar na imagem, cada resultado é constituído por vários elementos que constituem o que o Google chama de snippet.

google snippet [4]

Um snippet pode incluir outros elementos, mas, para o fim deste artigo, vamos focar a nossa atenção nestes 3 elementos, para apresentar a ideia do snippet. No primeiro resultado que aparece na imagem, o snippet dessa página é constituído por:

O Matt Cutts explica neste vídeo o que é um snippet:

9 Dicas Para Você Optimizar O Título Das Suas Páginas Para O Google

A Importância Do CTR (Click Through Rate) Nos Resultados Orgânicos Do Google

Não compensa estar na primeira posição do Google, se ninguém clicar nesse resultado, porque o título e a descrição não são relevantes ou não despertam a atenção e o interesse dos visitantes.

Se é importante estar posicionado nos primeiros resultados orgânicos do Google, para uma determinada pesquisa, também é importante obter o máximo de cliques possíveis dos visitantes que fazem essa pesquisa. A percentagem de cliques relativamente ao número de pesquisas efectuadas (corresponde ao número de impressões) é o CTR dum determinado resultado orgânico no Google.

O snippet, especialmente o título e a descrição, vai determinar o CTR, o Click Through Rate, da página nos resultados orgânicos do Google. Quanto mais relevante for para a pesquisa efectuada, mais visitantes vão clicar na página.

Portanto, o snippet é semelhante aos anúncios AdWords. O título do snippet é tão importante como o título do anúncio AdWords. Se você quiser tráfego, se quiser que os visitantes que pesquisam uma determinada palavra chave, onde uma duas suas páginas aparece nos resultados orgânicos, cliquem no título do snippet dessa página, você vai ter que escrever esse título como se fosse o título dum anúncio AdSense. E testar e optimizar até obter o melhor CTR possível.

Se o CTR da sua página for superior ao CTR das páginas posicionadas mais acima nos resultados orgânicos, a posição da sua página vai subir com prejuízo das páginas com CTR mais baixos, dado que o Google vai achar que a sua página é mais relevante para os visitantes. Desde a personalização dos resultados orgânicos, o comportamente dos visitantes passou a ser determinante no posicionamento das páginas. A estrela que aparece do lado direito do título e que você pode clicar para qualificar esse resultado como favorito não tem um efeito meramente decorativo.

Nem sempre o máximo CTR é a melhor solução, atendendo às diferentes personas que pesquisam determinada palavra chave. E a sua página pode ser mais relevante para um determinado grupo de visitantes, representado por uma persona. Nesse caso, a solução seria obter o máximo de CTR desse grupo de visitantes, mesmo que significasse um CTR inferior se o snippet fosse optimizado para todos os diferentes grupos de visitantes que pesquisam essa palavra chave.

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