- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

5 Razões Para Experimentar Linux

Tweet [3]

Para muitos utilizadores, são necessárias razões de força maior para justificar uma mudança de Sistema Operativo. No meu caso, gosto de mexer diariamente em vários Sistemas Operativos. Não sou fiel de qualquer OS em particular. No fundo, quem gosta de informática como eu, gosta de experimentar, gosta de ter várias alternativas e opções. O sistema operativo é apenas uma ferramenta e quem experimenta vários OS está mais bem informado sobre qual é o melhor sistema operativo para si e para as suas necessidades de trabalho e entretenimento.

É habitual as guerrilhas entre adeptos do Windows e do Linux. São os fundamentalistas, que não conseguem ver para lá do sistema operativo a que estão habituados. Mas, cada sistema operativo tem as suas valências e serve públicos distintos.

Hoje, vou-me colocar ao lado do Geek, que veste a camisa “Powered by Linux”! E apresentar 5 razões para que você experimente o Linux.

O Linux É Mais Seguro

É verdade que a percentagem de pessoas a utilizar linux como desktop é pequena e, por isso, o Linux não desperta tanta atenção a quem cria vírus e malware. Mas, também é verdade que a arquitectura do sistema operativo Linux está construída de uma forma que torna muito difícil danificar a instalação.
No entanto, deverá instalar sempre um programa de anti-vírus e uma Firewall, por exemplo o ClamTk [4] e o FireStarter [5]. Tal como em qualquer outro sistema operativo, deve-se actualizar regularmente o software e cuidar da respectiva segurança.

O Linux É Amigo Do Hardware!

Um dos maiores medos, que quem ainda não experimentou Linux tem, é a incompatibilidade do hardware que utilizam e compraram com o Linux! Muitos não sabem, mas o Linux suporta mais hardware que, por exemplo, o Windows Vista. E esse suporte é progressivo e irá manter-se no Futuro! Ou seja, a maquina de hoje será compatível com a versão de amanha.
Por exemplo, praticamente todos os programas de música para Linux são compatíveis com o iPod! Desde de programas simples como o hipo [6] até aos gestores de biblioteca musical com o Amarok [7] ou o Banshee [8].

Amarok

Com a excepção dos netbooks, os fabricantes não anunciam nas embalagem se o hardware é compatível com Linux. Algo que provavelmente com o sucesso do eeePc poderá mudar. Da mesma forma que vejo, de vez em quando, hardware a anunciar que é compatível com MAC, pode ser que comecemos a ver anúncios de hardware compatível com Linux.
Para dissipar dúvidas, podem verificar a compatibilidade do hardware que pretendem comprar com Linux, em sites como o LinuxHardware [9], o LinuxDevices [10] ou o Hardware4Linux [11].

O Linux É Rápido!

Um das grandes vantagem do Linux é a possibilidade de poderem ter uma distribuição pensada para a vossa maquina. Por exemplo, os netbooks usam distribuições pensadas e optimizadas para aquele tipo de máquina. O que maxima os recursos da máquina, tornando-as mais rápidas. Além disso, podem também mudar de desktop: podem utilizar o Gnome [12] ou o KDE [13] ou podem instalarem desktops mais leves e rápidos como o Xfce [14].

A grande maioria dos programas para o Windows funcionam no Linux!

É verdade! Mais, todos os dias, mais bugs são tratados e o leque de oferta aumenta. Podem instalar através do WINE, programas como Photoshop CS4, Dreamweaver, e até mesmo o MS Publisher.

Photoshop CS4

E podem também instalar a vossa colecção de jogos para Windows, como o Call of Duty, Half-Life 2 entre muitos outros, podem verificar na base-de-dados do WINE [15].

O Linux É Open-Source!

A opção Linux é um excelente acto de gestão para qualquer empresa, em todos os aspectos, e principalmente no aspecto económico. Existem inúmeras alternativas para os habituais programas proprietários, como por exemplo o OpenOffice. Podem espreitar algumas dessas alternativas em OsAlt [16]

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [17]
  • [18]
  • [19]
  • [20]
  • [21]