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9 Verdades E Mentiras Sobre SEO

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Segundo Stephen Kanitz, vigilância epistêmica significa não acreditar em tudo o que nos é apresentado por aí, seja através da escrita ou da fala, para não sermos enganados. Deve haver uma preocupação de todos em relação ao que se lê, ouve e se aprende com outras pessoas.

Esse tipo de comportamento é aconselhável em todos os segmentos, começando pelas escolas e passando pelos jornais, revistas, programas de rádio, televisão e internet. Vamos tratar aqui da Internet.

Não se pode sair acreditando em tudo que lhe é apresentado ou dito. É preciso sempre manter uma margem de dúvida, ouvir outras opiniões, procurar por outras fontes. Muitos fatos demonstrados como verdades absolutas são apenas um aglomerado de catados aqui e ali que, condensados, resultam num veredicto ou numa opinião definitiva. Mesmo que seja absurda.

Muitas pessoas ao pesquisarem algum tópico na net se valem apenas dos primeiros resultados e não se dão ao trabalho de confrontar conteúdos ou perder um pouquinho mais de tempo analisando e se aprofundando na matéria.

Quando alguém nos fala ou escreve sobre determinado assunto, precisamos ter um critério de avaliação sobre essa pessoa. Qual o histórico dela, a história dela com relação ao tema, se sua apresentação é baseada em estudos ou pesquisas comprovadas, ou se ela está simplesmente repetindo algo que viu por aí, achou que era aquilo mesmo e ponto. Às vezes acrescentando outros pontos depois do ponto. Aliás, podemos dividir em dois grupos as pessoas que têm esse tipo de comportamento, o de repetir algo como sendo verdadeiro sem ter o menor conhecimento se aquilo é aquilo mesmo, se aquilo não é aquilo ou se é a quilo, grama ou tonelada. São o grupo dos imbecis, com síndrome de papagaio-digitador, e o grupo dos que agem de má-fé.

Vamos falar agora da otimização de sites ou aplicação de técnicas de SEO. Toda empresa precisa de um site para ter uma maior visibilidade, podendo usá-lo também como mecanismo de vendas. Isso já não é mais uma opção, se trata de uma condição quase obrigatória. Quando falamos de empresa podemos levar isso também à pessoa física, aquele que deseja manter sites ou blogs e ter algum tipo de faturamento com isso. Enfim, otimização é um conjunto de estratégias aplicadas a um site ou blog para que ele tenha um bom posicionamento nos resultados das pesquisas naturais dos mecanismos de busca, como Google ou Yahoo.

Vem crescendo muito o número de anúncios de agências que trabalham com otimização. Muitas são sérias e compromissadas. Outras nem tanto. Algumas beiram o absurdo. Estas últimas se baseiam em tutoriais mágicos, dicas que de tanto serem repassadas se parecem com lendas urbanas, e crenças já ultrapassadas.

mentira

Estruturar um site não é trabalho fácil. Nem barato. E, por ser um serviço financeiramente valorizado, acabou chamando a atenção de experts em descobrir e aproveitar oportunidades (ou analistas de mercado rentável sem esforço) e houve um aumento incessante de supostos profissionais em busca de um lugar ao sol, sendo que o Sol, neste caso, é a conta bancária de algum cliente desavisado.

Já foi dito isso, mas sempre é bom repetir:

  1. Não é possível oferecer garantia de posicionamento nas primeiras posições das buscas naturais dos buscadores.
  2. Muitos supostos profissionais utilizam técnicas desleais (Black hat) para atingir determinado posicionamento em um curto espaço de tempo. Isso pode provocar punição para o site e até sua retirada dos mecanismos de busca. Prejuízo.
  3. Algumas empresas mostram resultados com palavras-chave irrelevantes, ou seja, que não lhe trarão visitas de qualidade – ou em algum caso, nem visitas trarão. Um exemplo simples seria digitar o nome completo da sua empresa na busca.
  4. Se você deseja atingir um nível no ranking e mantê-lo, o trabalho terá de ser contínuo.
  5. Para ter seu negócio bem-sucedido na net não basta estruturar o site, não bastam técnicas SEO. Você precisa de um projeto completo, de uma abrangência maior, de estratégias de marketing, e, claro, de um site eficiente, vendedor. Para se ter uma ideia do potencial a ser explorado, das empresas brasileiras na net apenas uma pequena porcentagem, pouco mais de 10%, têm um site com conteúdo de qualidade e navegação agradável.
  6. Não existem milagres.
  7. As técnicas de SEO não são infalíveis.
  8. Não existem scripts mágicos.
  9. Não existem profissionais SEO iluminados, escolhidos pela divindade Google para promover sites na net. A iluminação que existe é aquela artificial, das lâmpadas, que acompanham as muitas e muitas horas de trabalho, empenho e dedicação.

Nove itens. Pra fugir da rotina dos dez.

Até a próxima.

@Ednucci

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