- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

WordPress – Administração Das Categorias

Tweet [3]

Categorias no WordPress

Olá caro aprendiz de WordPress! Que bom que você tem sede de aprender cada vez mais. Brevemente você será um profissional completo nessa ferramenta tão útil. E nesse artigo você irá aprender sobre a administração das categorias do WordPress. Continue firme nessa caminhada e não se esqueça que estamos aqui para ajudá-lo.

Assim como falei no último artigo, caso você não saiba o que é categoria, leia o artigo WordPress – Criação E Organização Do Conteúdo [4] e tire todas as suas dúvidas.

Para acessar a área de administração de categorias vá em ‘Posts > Categorias’, conforme mostra a figura 1:

área de administração de categorias

Nessa área você tem as seguintes opções [figura 2]:

opções na área de administração de categorias

  1. Adicionar categoria: aqui estão os campos e botão para adicionar novas categorias ao WordPress:
    • Nome da Categoria: é o nome que será usado na sua categoria;
    • Slug da Categoria: adicionada automaticamente pelo WordPress, mas caso você queira fazê-lo manualmente não se esqueça de usar somente letras minúsculas, números e hífens. Exemplo: categoria “WordPress” e slug “wordpress-cms-2010”;
    • Categoria Mãe: você pode querer adicionar uma hierarquia nas suas categorias e nessa opção você escolhe aquela que fica “acima” da que será inserida. Por exemplo: a categoria mãe “CMS” pode ter “Joomla”, “WordPress” e “Moodle” como suas subcategoria ou “categorias filhas”. Na ‘Lista de Categorias’ as subcategorias ficam com traço (–) na frente do nome;
    • Descrição: adicione uma descrição à categoria, que será usado por alguns temas;
    • Botão Adicionar categoria: irá adicionar a categoria ao seu WordPress (!);
  2. Pesquisar Categorias: faça uma busca por alguma categoria específica;
  3. Ações em Massa: são ações aplicadas à(s) categoria(s) selecionada(s), sendo que a única opção disponível é o ‘Excluir’. No artigo WordPress – Administrando Os Posts Parte 2 [5] é ensinado os três modos para selecionar posts. O mesmo conceito é usado aqui. Leia e tire suas dúvidas;
  4. Paginação: só aparece quando excede o número máximo de categorias por tela. No artigo WordPress – Administrando Os Posts – Parte 1 [6] você encontrará uma explicação mais profunda sobre esse recurso;
  5. Lista de Categorias: aqui são mostradas as categorias do seu WordPress, como se fosse uma tabela, onde em cada linha apresenta uma categoria junto com as seguintes colunas:
    • []: seleção das categorias para as ações em massa;
    • Nome: mostra o nome da categoria;
    • Descrição; mostra a descrição da categoria;
    • Slug: mostra a slug da categoria;
    • Posts: exibe a quantidade de vezes que a categoria foi usada em posts já publicados. Também é um hiperlink para exibir todos os posts daquela categoria em questão, incluindo suas subcategorias, mesmo que não estejam publicados, ou seja, com status de rascunho, pendente, agendado ou privado.
  6. Link Conversor de Categoria em Tag: é possível converter as categorias em tags e vice-versa e aqui você encontra um hiperlink que o levará diretamente a este recurso do WordPress, que será mostrado em outro artigo (Ferramentas do WordPress);

Ações Imediatas De Categorias

Assim como nos posts e nas tags, as categorias também possuem ações rápidas.

Quando você passa o mouse em cima, as seguintes opções irão aparecer [figura 3]:

Ações Imediatas De Categorias

A tela de edição tem as seguintes opções [figura 4]:

tela de edição

As opções da caixa de edição rápida são [figura 5]:

opções da caixa de edição rápida

Quando você clica em excluir, é solicitada uma confirmação [figura 6]:

excluir categoria

O WordPress também não exclui o post marcados com a categoria excluída. Ele mesmo diz:

Excluir uma categoria não exclui os posts e links dessa categoria. Em vez disso, os posts que estavam atribuídos apenas à categoria excluída serão atribuídos à categoria Sem categoria.

E em caso de excluir uma categoria mãe, suas subcategorias também não serão excluídas. O que acontece é que essas subcategorias ou “categorias filhas” serão “promovidas” ao status de categoria.

Categorias com Nome Iguais

Ao contrário de tags, o WordPress avisa quando já existir uma categoria adicionada com o mesmo nome [figura 7]:

categorias com nomes iguais

Somente é possível adicionar nomes iguais quando forem subcategorias de categorias diferentes (!). Sim, meio confuso isso. Por isso veja o exemplo seguinte [figura 8]:

nomes iguais quando forem subcategorias de categorias diferentes

Repare que ‘Moodle’ é tanto uma subcategoria da categoria ‘CMS’ como também da categoria ‘Moodle’. Veja que somente dá para diferencias na slug. Mas cuidado com esse tipo de organização, pois não fica claro a que categoria realmente pertence o nome Moodle e por isso realmente não aconselho nomes iguais.

Atualização De Categorias

Quando você inclui e exclui muitas categorias em seqüência, dê uma atualizada na tela para que a informação fique atualizada (!). Parece até engraçado, mas às vezes o WordPress não atualiza automaticamente a informação na tela, exibindo ainda categorias já excluídas, principalmente em ‘Categoria mãe’. Faça isso manualmente através do botão ‘Atualizar’ do seu navegador ou a tecla ‘F5’ do teclado.

Opções De Tela

As opções de tela, assim como já foi dito em outros artigo, encontra-se na parte de cima da tela de administração, clicando no botão ‘Opções de tela’ (!). Você tem as seguintes opções, que serão aplicadas na lista de categorias [figura 9]:

opções de tela

Realmente o WordPress facilita tudo, mas caso você ainda tenha alguma dúvida, sugestão, crítica ou elogia não deixe de fazê-lo nos comentários abaixo. Estarei à disposição e feliz por responder a todos. Até o próximo artigo, onde iremos tratar da biblioteca de mídias.

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [7]
  • [8]
  • [9]
  • [10]
  • [11]