- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

2 Plugins A Não Perder Para Redes Sociais Parte9

Tweet [3]

Olá amigo leitor do Webmaster.pt!

As redes sociais são o assunto do momento e pode ter certeza que elas vieram para ficar. Por isso nessa parte 9 da coletânea sobre plugins irei apresentar dois nessa categoria. Para isso, é claro, você deve estar cadastrado nas redes que irá utilizar. Não iremos abordar a instalação desses plugins, mas somente sua configuração. Leia o artigo Como Instalar Plugins No WordPress Parte4 [4] para tirar suas dúvidas.

Outros artigos desta minisérie:

Social Media Widget

Esse plugin é bem interessante, pois adiciona diversos ícones que levarão os visitantes do blog diretamente à rede social cadastrada. Esse plugin é encontrado no repositório oficial do WordPress [12] e também possui uma página própria [13], onde é feito o suporte pelo autor.

Com o plugin instalado e ativado, irá aparecer uma nova widget no seu WordPress, chamada de ‘Social Widget’. O Social Media Widget não possui uma área de configuração própria. Isso é feito no próprio widget.

Nessas configurações você define o título, que será exibido na barra lateral, a URL de cada rede social que você faça parte e que estejam disponíveis no plugin, o tamanho dos ícones, os tipos disponíveis e sua opacidade. Realmente é bem simples e não tem mistério.

O que eu gostaria de chamar atenção é que cada URL deve começar com o ‘http://’, pois senão ele irá apontar para uma página do próprio blog, que logicamente não existirá. E não se preocupe caso não faça parte de todas as redes sociais, pois ele exibirá apenas os ícones com URL cadastradas.

Outro detalhe que talvez você perceba é que os dois últimos ícones são para o RSS e a página de cadastro do seu blog. Na verdade, se você cadastrar qualquer URL o ícone apontará para ela e isso em qualquer botão. Por isso muita atenção para cadastrar o endereço corretamente. Isso mostra que o recurso é bem legal, mas não é automático.

Um ponto bem interessante a ser mencionado é justamente a atenção que é necessária com alguns plugins, pois às vezes podemos achar que eles são todos configurados automaticamente, mas na realidade não é bem assim.

Na figura 1 você pode conferir os quatro tipos de ícones disponíveis:

quatro tipos de ícones disponíveis

Retweet Anywhere

Twitter [14] é a rede social mais comentada ultimamente, apesar de muitos não a considerarem assim. Mas deixando essa discussão para outra hora, existem diversos plugins que adicionam recursos interessantes ao WordPress. O que irei apresentar nesse artigo permite aos leitores retweetar seus posts ou páginas de maneira rápida e simples, clicando apenas num botão [figura 2]:

retweetar seus posts

Ainda é possível adicionar uma widget com o mesmo propósito, inserir através dos shortcodes ou integrar manualmente no código PHP. Veja que esse plugin adiciona o mesmo recurso de diversas formas, mas irei explicar apenas a parte “menos complicada” e mais fácil, pois essa coletânea e voltada para os iniciantes.

Existem plugins que adicionam diversos recursos, funcionalidades e configurações ao WordPress, mas que geralmente não são necessários. Ainda existem aqueles que possuem mais de um método de implantação. Por isso é realmente importante você ler toda a documentação do plugin para conhecer “todos os caminhos”.

Na página oficial do Retweet Anywhere [15] você encontra um FAQ com todas as informações necessárias sobre o plugin, que pode ser baixado no repositório oficial do WordPress [16].

Assim que instalado e ativado, o plugin cria uma entrada em ‘Configurações > Retweet Anywhere’. Acesse essa área de configuração que é dividida em três partes: General, URL Shortening e Look & Feel. Vamos detalha-los:

opções gerais do plugin

Na parte General [figura 3] estão presentes as opções gerais do plugin, que são:

Em URL Shortening [figura 4] estão as opções relacionadas ao encurtamento de links. Para isso, na lista suspensa escolha o serviço Bit.ly. Também é necessário inserir o nome de usuário e a sua API Key. Faça seu registro [19] e depois obtenha essas informações no link Your bit.ly API Key [20] .

URL Shortening

Já em Look & Feel [figura 5] estão as opções relacionadas à aparência do botão ‘Retweet’. São elas:

Look & Feel

Ainda é possível adicionar uma widget à sua barra lateral [figura 6]

adicionar uma widget à sua barra lateral

para que os visitantes do blog possam “retweetar” diretamente, sem precisar abrir a janela modal [figura 7].

retweetar

É possível definir o texto padrão, incluindo as variáveis já citadas, o título e ainda o tamanho do bloco.

Existem ainda outras opções de integração para esse plugin, mas isso deixarei a seu cargo pesquisar. Considere como uma tarefa para casa :D .

Em caso de dúvida pode utilizar os comentários sem problemas. Aproveite e deixe sua opinião, sugestão, elogio ou crítica.

Até o próximo artigo com mais plugins.

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [21]
  • [22]
  • [23]
  • [24]
  • [25]