- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

WordPress Themes – Instalação E Administração Parte4

Tweet [3]

Caro leitor, que é bom que você está lendo mais um importante artigo para o seu aprendizado e com isso deixando-o mais perto do status “expert em WordPress”. Nesse artigo irei continuar a abordar sobre temas, especialmente as configurações específicas de três temas diferentes, o Arjuna X, o Langit e o WP Coda.

Para iniciar o artigo vamos trazer mais detalhes de cada tema:

Como você pode conferir são temas bem diferentes dos quais trataremos a partir de agora. Não pense que estou fazendo propaganda dos três temas citados, mas sim mostrando que cada tema pode ter diversas configurações que precisam ser exploradas e compreendidas para que você tire todo o proveito dele, mesmo para usuários iniciantes-intermediários, que não dominam muito a parte de programação.

Você verá que vão ser necessárias pequenas mudanças nas configurações, quer seja na parte do editor de temas, quer seja em alguma parte visual que o tema disponha. Lembrando que a instalação dos temas foi assunto do último artigo. Então vamos, lá?

Instalação E Configuração Do Arjuna X

Iremos começar pelo tema encontrado no repositório oficial, o Arjuna X. Acessando “hot site” do tema [8], temos o seguinte [figura 1]:

página do Arjuna X no WordPress

  1. Descrição: uma pequena descrição, com miniatura e tags do tema. Clicando no link ‘Stats’ é possível visualizar informações sobre completas sobre a quantidade de download e outras informações;
  2. Download: botão para baixar o arquivo para o seu computador;
  3. Preview: dar uma olhada no tema antes de baixar;
  4. Informações: mostra informações como a versão do tema e sua última atualização, a página do autor e do tema, além da média de votação para o tema;
  5. Fórum: comentários sobre o tema em forma de fórum, com dúvidas, sugestões, elogios e outros.

O próximo passo é fazer o download do tema e verificar o leia-me dele, geralmente em inglês (readme.txt). As únicas informações são sobre os idiomas suportados, mudanças nas versões, alguns links (com o do FAQ – perguntas mais freqüente) e outras de menor importância.

Indo ao site oficial do tema [9] temos muitas outras informações, todas em inglês.

Achei interessante o FAQ que informa os idiomas suportados, sobre a possibilidade de um logotipo próprio (inclusive fazendo propaganda da empresa “dona” do tema), como funcionam as barras laterais, como ativar a paginação e a troca de idiomas e onde conseguir suporte sobre o tema. É claro que não irei explicar ou traduzir tudo. Deixarei tudo em suas mãos. Qualquer coisa utilizar o tradutor do Google. Ele é bem eficiente (!).

O Arjuna X, depois de instalado, adiciona configurações extras acessadas em ‘Aparência > Opções do Arjuna’ assim como o tema Default adicionou a opção de
personalizar o cabeçalho.

Voltando às opções do Arjuna, já traduzido automaticamente para o português na instalação do tema, temos a seguinte tela [figura 2]:

opções do Arjuna

Nela podemos perceber diversas opções e informações sobre o tema e a empresa que o criou. No primeiro quadro temos as informações e hiperlinks para seguir a empresa no twitter, reportar bugs, mudanças nas versões, FAQ, guia para implementação do tema (em inglês), deixar um comentário e contratar os serviços da empresa. Essas informações são apenas para conhecimento e propaganda.

Logo abaixo existem opções para o cabeçalho. Mas primeiro temos que conhecê-lo [figura 3]:

opções do Arjuna

  1. Primeiro menu do cabeçalho;
  2. Imagem do cabeçalho;
  3. Segundo menu do cabeçalho;

Agora sim podemos verificar as opções de cada um desses itens:

Primeiro Menu do Cabeçalho

Primeiro Menu do Cabeçalho

Segundo Menu do Cabeçalho

Segundo Menu do Cabeçalho

As mudanças para o segundo menu são exclusão dos itens ativado e alinhamento e a inclusão de:

Imagem do Cabeçalho

Imagem do Cabeçalho

Permite escolher quatro tipos de cores diferentes e aplicá-las ao cabeçalho desse tema. Na verdade essas quatro cores são figuras que estão dentro da pasta ‘arjuna-x\images\header’ no formato *.jpg, sendo eles:

Caso você queira adicionar um logotipo próprio, utilize seu editor de imagem preferido e faça as mudanças necessárias, claro, sempre respeitando as proporções de medida da imagem e se possível o design e cores.

Caso você queria tirar outros elementos do cabeçalho, é necessário fazer essas mudanças no editor de código em ‘Aparência > Editar’, verificar se o tema seleciona é mesmo o ‘Arjuna X’ e em modelos selecionar o arquivo ‘Cabeçalho (header.php)’ conforme mostra a figura 7:

mudanças no editor de código

Na caixa destacada em vermelho você deve localizar e eliminar o código de cada item do cabeçalho, que são: [figura 8]:

código de cada item do cabeçalho

Não se esqueça de clicar em ‘Atualizar arquivo’ para salvar as alterações.

Ufa! Quanta informação não é mesmo? Mas não para por aí. No próximo artigo ainda iremos abordar as opções gerais do Arjuna X e começarmos a falar do Langit. Deixe seus comentários com dúvidas, sugestões, críticas ou elogios. Estou te esperando.

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [10]
  • [11]
  • [12]
  • [13]
  • [14]