Ok, devo ser o milésimo sujeito esta semana – que começou hoje – a escrever sobre isso. O assunto é batido? Não creio. Procurando na net você encontrará muitas opiniões e fórmulas para as técnicas de Otimização para Sistemas de Pesquisa ou SEO (Search Engine Optimization). E, você já sabe, na internet encontramos de tudo, até supostos experts no assunto com receitas parecidas com poções mágicas, sortilégios e mandingas. No fundo, a intenção deles é complicar o suficiente para que você não entenda nada sobre algo que eles também não sabem ao certo, para assim lhe oferecer seus préstimos “valorosos” e salgados.
O assunto não se esgota porque a busca pela fórmula de sucesso também não para. Tudo é muito complexo, por isso, encantador. A verdade é que ninguém sabe ao certo o que funciona para os mecanismos de buscas, suas ferramentas ou algoritmos. Mas não se desespere, algumas técnicas comprovadamente surtem efeito. Aliás, o conjunto delas.
As visitas para o seu site podem vir de fontes:
- Naturais: quando as pessoas digitam determinadas palavras-chaves nos sites de busca, como o Google, Yahoo ou Bing, várias sugestões de sites aparecerão. A ideia principal das técnicas de SEO é que seu site esteja bem colocado nesse ranking aumentando suas chances de receber visitas.
- Através de links externos: outra técnica utilizada é a de receber visitas provenientes de outros sites onde pessoas encontrarão um link com seu endereço na web. Esses links podem ser conseguidos de forma espontânea, motivados por um conteúdo de qualidade em seu site, e podem ser ainda resultados de trocas, divulgação em redes sociais ou até pagos.
- Anúncios (links) patrocinados: são aqueles anúncios feitos diretamente com os sites de busca e que são pagos por cliques. Você estipula palavras-chaves para sua campanha e pagará determinado valor para cada clique em seu anúncio. O Google, por exemplo, irá divulgar sua campanha na página da busca e na rede de sites parceiros. Ao optar por esse tipo de divulgação, mesmo que tenha em mente valores pequenos para sua campanha, leia muito e pesquise bastante sobre o funcionamento do método para não jogar dinheiro fora, afinal, as visitas pagas precisam ser de qualidade e dar retorno satisfatório. Dependendo da dimensão do que você precisa para sua empresa, valerá a pena contratar um especialista para obter sucesso na empreitada.
- Através de e-mails.
Pergunta: E qual desses meios é o mais importante?
Resposta: Todos.
Para que possa obter visitas e consequentemente ter os resultados que almeja para o seu negócio, você precisa lançar mão de todos os métodos conhecidos, estar sempre pesquisando, se atualizando, e tudo isso sem nunca se descuidar da concorrência, porque várias pessoas estarão na sua cola.
Ou seja, quando você estiver conseguindo posicionar seu site de maneira satisfatória, seus concorrentes irão perceber e pesquisar todo o DNA da sua campanha para poder superá-lo. E assim sucessivamente. Afinal, você também fará suas pesquisas nos sites alheios, certo?
Tenha sempre uma coisa em mente: o mais importante é ter um conteúdo de qualidade, original, que satisfaça o visitante com informações precisas, rápidas e sempre atuais.
Algo todos podemos afirmar: os mecanismos de busca (leia-se Google, Yahoo, Bing, etc.) estão, cada vez mais, priorizando o conteúdo de qualidade, ou seja, a intenção deles é oferecer aos seus “clientes” o que há de melhor na net para aquele determinado assunto de pesquisa. Oferecendo qualidade nos resultados das pesquisas, acabam fidelizando internautas que darão preferência para aquele site de busca que lhe dá as melhores respostas.
Um bom planejamento para o seu site começa desde a escolha do nome do domínio, passando pela linguagem de programação, forma de apresentação, conteúdo e estudo de campanha e divulgação.
Fazer site é muito fácil hoje em dia. Difícil é fazer com que ele sirva, realmente, para alguma coisa.
Até a próxima.
@Ednucci