- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - https://www.webmaster.pt -

Como Criar Formulário no WordPress – Contact Form 7 Parte2

Tweet [3]

Olá Pessoal!

No último artigo você aprendeu sobre os princípios básicos de gerenciamento do Contact Form 7.

Como Criar Formulário no WordPress – Contact Form 7 Parte1 [4]

Por isso, a partir de agora iremos detalhar cada tag gerada pelo plug-in para construir o formulário de maneira bem prática.

Para não ficar perdido entre tantos conceitos e conteúdo técnico é importante que você conheça os tipos de campos de um formulário e um pouco de código xHTML e CSS para deixa-los bem estilizados e informativos.

As tags do plug-in servirão apenas para “construir” os campos do formulário e os códigos xHTML/CSS para organizar a informação que serão exibidas ao usuários. Analisando a figura abaixo, nós temos:

[5]

O que estiver entre colchetes [ ] são as tags do plug-in e o resto são tags xHTML adicionadas apenas para formatar a exibição do formulário e assim facilitar para o visitante, pois caso contrário o formulário ficaria assim:

[6]

O mesmo acontece com os e-mails enviados:

[7]

O formato da mensagem e de outros campos depende da composição de ambos os elementos, além do texto informativo.

O CSS já é aplicado de outra forma, utilizando as classes definidas dentro do arquivo ‘style.css’ do tema aplicado ao WordPress. Não se preocupe, pois até o final dessa pequena série de artigos, esses detalhes também serão explicados, além de outros assuntos. Por enquanto será detalhado cada tag do plug-in.

Manipulando as Tags do Contact Form 7

Quando você clica no botão ‘Gerar tag’ uma pequena caixa surgirá com diversas opções, dependendo dos tipos de campo que o formulário terá.

Mas antes de entrarmos em detalhes sobre cada tag, será necessário aprender a manipula-las. Veja:

[8]

De acordo com as opções usadas, a tag nas áreas em marrom e verde vão sendo formadas. E assim nós temos:

E assim as tags, junto com o texto e o xHTML o formulário e o e-mail terão “vida” e suas informações serão visualizadas/enviadas de forma correta e sem problemas.

Aqui vale dizer que é necessária a máxima atenção na hora de criar o formulário e o e-mail de envio, tomando muito cuidado para não inserir uma tag ou informação no lugar errado. Imagina, por exemplo, o seguinte erro:

O resultado desse erro você confere na figura abaixo:

[9]

O que acontecerá é que o destinatário receberá um e-mail com um assunto gigantesco e com o campo do remetente em branco (destacado de amarelo na figura), pois é aceito somente e-mail nesse campo. Você corre o risco da mensagem não chegar devido ao último erro, pois alguns servidores não aceitam isso.

Então a dica é tomar muito cuidado na hora de distribuir as tags, o texto, o código xHTML e o CSS.

Detalhando as Tags

Para começar, é necessário ter em mente que a maioria das opções são atributos dos campos do formulário e por isso quem já os conhece não encontrará grandes problemas.

Existem, porém, alguns detalhes específicos que serão totalmente explicados nos próximos artigos. Por hora vamos mostrar as tags comuns a diversos campos, tais como:

[10]

Aqui vale uma dica: cuidado ao definir o size e o maxlength, para que o preenchimento seja agradável por parte usuário. Explicando: Imagine, por exemplo, um campo de tamanho 50px, mas que aceite somente dois caracteres. É uma coisa meio “sem lógica”, não acha?

Existem ainda opções e tags específicas para tratar de SPAM e CAPTCHA, que serão tratados nos artigos seguintes, assim como as tags ‘Aceitação’, ‘Pergunta’ e ‘Upload de arquivo’.

As opções específicas das demais tags serão detalhadas agora:

o   Cols: informe a quantidade de colunas para definir o tamanho da largura;

o   Rows: informe a quantidade de linhas para definir a altura;

[11]

o   Opções: adicione os itens do menu, um por linha;

o   Permitir múltiplas seleções: permite escolher mais de um item com a ajuda da tecla Ctrl;

o   Inserir um item em branco como primeira opção: insere alguns pontos como primeira opção;

[12]

o   Opções: adicione os itens de seleção, um por linha;

o   Colocar o rótulo antes e a caixa de seleção depois: se marcada, a caixinha de seleção fica depois do rótulo;

o   Envolver cada item com a tag <label>: adiciona a tag <label> facilitando assim a estilização do formulário por meio do CSS. Veja por exemplo na figura, onde o destaque em amarelo não tem essa opção ativada;

o   Tornar as caixas de seleção exclusivas: se aplicada, será possível escolher somente um elemento, desmarcando as demais automaticamente;

E assim mais um parte desse fabuloso plug-in foi totalmente detalhado. No próximo artigo continuaremos a tratar do assunto.

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio poderá ser feito nos comentários.

Fiquem na paz e até a próxima!

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [13]
  • [14]
  • [15]
  • [16]
  • [17]