- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - https://www.webmaster.pt -

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 28

Tweet [3]

Olá Pessoal!

Estamos quase no fim desse super manual, faltando apenas três partes, nas quais serão discutidos diversos assuntos importantes ainda pendentes, dicas, sugestões de componentes e alguns outros assuntos.

E um dos itens que não pode ser ignorado no seu site empresarial é quanto à velocidade de carregamento das páginas.

Por isso antes de você “entupir” o seu site com diversos recursos e componentes ou ainda muitas páginas, imagens ou animações, siga as orientações listadas nessa parte.

Servidor de Hospedagem e Melhores Práticas

Como o Joomla é um CMS toda a informação é requisitada do Banco de Dados do servidor de hospedagem. Então para montar cada página do seu site, ele busca todas as informações e arquivos “embutidos” nela. Isso inclui os módulos, menus, componentes, plug-ins, texto, imagens e animações.

Por isso vou listar aqui algumas dicas úteis nesse sentido, lembrando que o assunto é bem mais extenso e complicado à medida que o site for crescendo de tamanho. Veja:

Habilitando o Cache do Joomla

O cache de páginas não é exclusivo do Joomla. A maioria dos CMS utilizam esse recurso para agilizar o carregamento das páginas.

Seu método é bem simples: ele armazena cada página já visitada do Joomla e por isso essa página não precisa ser “montada” novamente pelo CMS, ou seja, uma página em cache não busca as informações no banco de dados toda vez que é requisitada pelo visitante do site.

No Joomla existem dois métodos de caching. O primeiro é o de Cache de Módulos, que apenas guarda “partes” da página.

Para ativa-la, é necessário acessar a área administrativa, ir em ‘Site -> Configuração Global’, acessar a aba ‘Sistemas’ e localizar o bloco ‘Configurações de Cache’:

[5]

Por padrão ele vem desabilitado. Porém basta selecionar ‘Sim’ na opção ‘Cache’ que ele já estará funcionando no seu site. Na opção ‘Tempo do Cache’ você define em minutos o “tempo de vida” de cada página, ou seja, quanto tempo até a próxima atualização. Na opção ‘Gerenciador do Cache’ existe somente a opção ‘Arquivo’ e, portanto não existe outra ação.

Agora clique em ‘Salvar’ e faça um teste para sentir a diferença no carregamento. Cada módulo ainda possui uma configuração independente e isso você encontra em seus ‘Parâmetros Avançados’, desde que seja compatível com o cache:

E também existe o Cache das Páginas, por meio de um plug-in nativo, mas que vem desabilitado por padrão. Para ativa-lo vá em ‘Extensões -> Administrar Plugin’, localize o ‘System – Cache’ e clique em cima de seu nome para editar suas propriedades:

[6]

Clique em ‘Sim’ na opção ‘Habilitado’ para deixa-lo ativo no seu site. Existe uma opção interessante, a ‘Usar Cache de Navegador’ que habilitado armazena as páginas no computador do visitante, agilizando assim bastante seu tempo de carregamento. E fique tranquilo, pois é possível determinar o “tempo de vida” de cada página em cache na opção ‘Tempo de Vida do Cache’. Basta selecionar de quantos em quantos minutos é feito uma “atualização”.

Limpar o Cache

Existe a possiblidade de você fazer uma limpeza em todas as páginas geradas em cache. Para isso vá em ‘Ferramentas -> Limpar Cache’:

[7]

Agora basta selecionar algum grupo específico ou todo e clicar no botão ‘Remover’.

Agora vá em ‘Ferramentas -> Remover Cache Expirado’:

[8]

Clique no botão ‘Remoção expirou’. Mas veja o que diz o Joomla:

“ATENÇÃO: Isto pode causar uso intenso de recursos, em sites com um grande número de itens!”

Então faça esse procedimento em horários de muita visitação do site, pois seus visitantes com certeza vão reclamar, ainda mais se o site tiver muita coisa.

Esse segundo procedimento não limpa as páginas em cache ativas, portanto sempre execute as duas ações toda vez que for adicionar ou modificar algum item do Joomla, pois assim você previne erros de atualização para o seus visitantes.

Chegamos ao fim de mais uma parte e quase encerrando esse super manual.

Fiquem na paz e até a próxima.

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [9]
  • [10]
  • [11]
  • [12]
  • [13]