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Desenvolvedor Web (parte 6): SEO

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SEO: Otimização para Mecanismos de Busca

Até agora, em nossa série sobre as principais áreas de atuação de um desenvolvedor web, abordamos, no primeiro artigo da série [4], uma introdução sobre um assunto e apresentamos quais são estas principais áreas de atuação; prosseguindo, vimos sobre o desenvolvimento front-end e back-end [5], mostrando quais as diferenças e possibilidades de cada um; depois, foi apresentada e explicada a Arquitetura da Informação [6] e a usabilidade [7], mostrando o que é e o que não é usabilidade através de vários conceitos e apresentação do trabalho do profissional da área e, também, uma introdução ao web design [8], na qual mostramos um conceito-chave para o termo e apresentamos algumas das atividades que podem ser exercidas por um web designer.

Chegou o momento, então, de abordar um dos assuntos mais em voga e que mais geram benefício a um web site: o SEO ou, em bom português, otimização para mecanismos de busca!

Introdução sobre SEO

Temos visto no Webmaster.pt [9] e em muitos outros sites sobre ensinamentos de web diversas técnicas, dicas, macetes, screencasts, podcastas, tutoriais, etc, sobre como podemos aplicar diversas tecnologias para construirmos qualquer tipo de site, sistema online ou qualquer ambiente virtual com as mais diversas possibilidades e características possíveis.

Mas, vocês hão de concordar, não adianta de muita coisa se o mais belo e funcional dos sites é construído, com o mais útil e inovador software, que ajudará centenas de milhares de pessoas, caso este site não consiga ser encontrado pelos, literalmente, milhões de sites presentes na internet. De nada adianta passar meses desenvolvendo um projeto online, se as pessoas para as quais este se destina não conseguem, sequer, saber de sua existência no âmbito da web, dentre tantos e tantos outros sites que, aparentemente ou não, possuem conteúdo semelhante ao seu.

E é nesse momento que temos que observar, muito atentamente, para a otimização para mecanismos de busca, ou, como é mais conhecido no mundo: SEO! Seguindo o que temos que feito até então, que é pegar uma boa definição da Wikipédia [10]:

Otimização de Sites é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization, Acrônimo SEO, também traduzido no Brasil como “otimização para mecanismos de busca”) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes.

[...]

As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para alavancar seus objetivos no seu website melhorando o número e a posição de seus resultados nas busca orgânica para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do web site. Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo).

Cabe uma ressalva de que o atuante da área também é chamado SEO: Search Engine Optimizator; quer dizer, dependendo do contexto do termo “SEO”, este pode tanto se referir à atividade, propriamente dita, quanto ao profissional da área.

White Hat SEO e Black Hat SEO

Existem duas vertentes do trabalho de SEO que, entre os profissionais da área, são chamados White Hat SEO (SEO Chapéu Brancos) e Black Hat SEO (SEO Chapéu Negro).

Como denotam os próprios nomes, o White Hat refere-se à aplicação de técnicas recomendadas pelos principais buscadores, valendo-se de um trabalho coerente e consagrado pelos bons profissionais. Por sua vez, o Black Hat diz respeito à técnicas consideradas “duvidosas”, por profissionais que tentam achar “brechas” ou bugs nos mecanismos de busca para conseguir uma melhor classificação em uma SERP [11].

Perfil de um profissional de SEO

Com base na excelente citação da Wikiédia, foi possível constatar que um profissional de SEO possui diversas atribuições. Logicamente que o trabalho-base de um profissional de SEO é melhorar a classificação de um site nos mecanismos de busca, mas, longe de ser simples, é uma tarefa que possui vários segmentos de atuação.

Façamos diferente dos artigos pretéritos da série e indiquemos qual é o perfil de um bom profissional de SEO, quer dizer, as características, personalidade, formação(?) e demais atributos que um search engine optimizator deve apresentar para desempenhar bem suas tarefas.

Pró-atividade

O profissional de SEO deve ser pró-ativo. Deve saber que sua área se altera com bastante frequência e que sempre deve se atualizar – praticamente diariamente, mesmo – para não “ficar para trás”. Afinal, este é um mercado muito competitivo e saber de uma alteração nos mecanismos de busca 2 semanas depois da concorrência, realmente não é algo bom de se acontecer…

Compartilhamento

O profissional de SEO deve ser bastante comunicativo, seja através de diálogos constantes com sua equipe e demais membros do(s) projeto(s), seja no que se refere à compartilhar seus conhecimentos. Ele só chegou onde chegou através da leitura de artigos, fóruns, livros, screencasts, etc, então, nada mais justo e sensato do que ele fazer o mesmo: compartilhar seus conhecimentos e descobertas com a comunidade.

Humildade

Não somente atuando na área de search engine optimization, mas sem qualquer outra, ter a característica da humildade é sempre importante. Além de, não sendo humilde, poder gerar determinadas situações desagradáveis na relação com outros profissionais, perde-se em conhecimento, dado que alguém que julgue já saber tudo não está aberto a novos conhecimentos e novas possibilidades de trabalho.

Conclusão sobre SEO

As características apresentadas para um bom profissional de SEO, certamente não são todas mas, com certeza, são algumas das principais. Como já mencionado, este é um ramo altamente competitivo, então, além de apresentar eficiência na hora do trabalho, é preciso, também, apresentar eficiência como pessoa.

Se você quer ser um profissional desta área, comece por ler o documento oficial do Google (em formato .pdf) “Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) – Guia do Google para Iniciantes [12]“, e ficam as dicas para ler sempre bons conteúdos sobre SEO [13], estudar sempre e, muito importante, praticar sempre!

Muito do SEO é prática! Fazer testes para determinar se “tal” ou “qual” técnica que se leu ou se quer testar tem validade é a única maneira para ter certeza. Não há como teorizar sobre a eficiência de uma técnica em SEO a não ser aplicando, efetivamente, está técnica e conferindo os resultados nos buscadores.

E, no próximo artigo: bancos de dados!

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