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11 Dicas Para Criar Um Footer Genial

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Publicamos na semana passada um artigo sobre exemplos reais e criativos do Footer dum blog:

Hoje, damos continuidade a esse tema com algumas dicas para otimizar o espaço do footer, adicionado desse modo valor ao site ou blog.

Link Para Regressar Ao Topo

Uma das opções lógicas para colocar no Footer é um link ou botão para que o visitante regresse ao topo do site ou blog. É claro que, no caso de sites onde se vê o Footer sem que seja necessário fazer scroll down, essa funcionalidade teria que inclui uma ilustração cómica, para comprovar que o webmaster é uma pessoa com sentido de humor e não uma pessoa distraída…

Podemos criar o link desta forma:


<body>  

<a name="topo"></a>  

<!-- conteúdo -->  

<a href="#topo">Regressar Ao Topo</a>  

</body>  

ou ainda desta forma caso use a div wrapper:


<body>  
     <div id="wrapper">  

     <!-- conteúdo -->  

     <a href="#wrapper">Regressar Ao Topo</a>  

     </div>
</body>

regressar ao topo

Contraste Na Cor

Temos notado uma tendência para a criação do Footer bem demarcado do resto do site, através do uso duma cor de background muito mais escura ou clara que o resto do site ou blog.

contraste na cor

Criatividade Nas Ilustrações

O webdesigner nem sempre pode dar asas à sua criatividade no design do site, porque a função do site é prioritária, tornando o design escravo dessa função. Mas, o Footer pode ser o Far West, a terra dos sem lei, o mundo dos sonhos, o elemento do site ou blog onde a criatividade pode correr solta e completamente despida de quaisquer normas.

Afinal, é a última oportunidade de manter o visitante no site ou blog. É o momento certo para arriscar algo diferente.

Criatividade Nas Ilustrações

Links Para Conteúdo

O visitante quando acede a uma página do seu site ou blog caminha para o Footer. É esse o movimento natural de quem procura informação numa página. Pode ler cada palavra do conteúdo dessa página ou apenas ler os títulos e sub-títulos e qualquer highlight, mas, na maioria dos casos, vai fazendo scroll down até chegar ao Footer.

Aí, vai ter que decidir o que fazer a seguir. Uma das opções é abandonar o site ou blog, porque não encontrou a informação que procurava, porque adorou o que leu, mas não encontrou logo a seguir a esse conteúdo uma chamada de acção, call to action, para outros serviços, produtos ou artigos e tutoriais do site ou blog, porque não gostou do que leu…

É esse o momento para convidar o visitante a aceder a outras páginas do site ou blog.

Eu acho que o Footer é o espaço ideal para publicar links para o conteúdo mais popular. No caso de sites ou blogues que usam uma barra lateral, sidebar, onde também publicam links para os artigos recentes, artigos populares, últimos comentários, é necessário decidir o que deve ficar na barra lateral e o que pode ficar no Footer.

links para conteúdo

Tenho visto exemplos de sites que criam quase uma mini página principal no Footer.

Uma ideia excelente, para quem tem um portfolio, é a publicação de trabalhos recentes no Footer, com um link para o Portfolio.

portfolio

A colocação duma caixa de pesquisa no Footer é comum e serve o propósito de oferecer ao visitante uma ferramenta para procura a informação que procurava inicialmente e que não encontrou na página visitada ou para procurar nova informação porque a leitura da página visitada suscitou esse novo interesse.

cnn caixa pesquisa

Sitemap

A ideia do sitemap é similar à ideia da publicação de links para o melhor conteúdo do site ou blog no Footer. Comparativamente, o sitemap permite ao visitante visualizar a estrutura da informação do site ou blog e aceder a páginas específicas, como um formulário de contacto, ou a páginas de categorias ou sub categorias. Num site de informação, não é possível promover os melhores artigos ou tutoriais, dado que não é essa a função dum sitemap.

Publicidade A Serviços E Produtos

No caso duma empresa que vende serviços e produtos, o Footer pode ser uma opção fantástica para promover os melhores serviços e produtos. Podem ser os mais vendidos, mais populares ou os mais rentáveis. Mas, há espaço para concentrar a atenção do visitante para 2 ou 3 serviços ou produtos.

publicidade

Sobre O Autor Do Blog

Temos vistos exemplos onde o autor do blog coloca informação biográfica e até uma foto sua no Footer. Dá um toque pessoal ao blog.

Habitualmente, quem visita o blog está numa missão à procura de informação específica. Nem sempre tem tempo ou até está sintonizado psicologicamente para clicar no link Sobre para saber mais informação sobre o autor do blog ou site.

A publicação de informação sobre o autor e uma foto sua no Footer poderá ajudar a que a relação do visitante anónimo com o blog seja mais pessoal. Nem todos os visitantes se tornam leitores por sentirem empatia ou alguma identificação com o autor do blog. Muitas vezes essa fidelização acontece apenas pela qualidade da informação publicada ou dos serviços e produtos. Mas, é mais fácil estabelecer uma relação com uma pessoa concreta, com todas as suas qualidade e defeitos, do que com um blog anónimo. É natural que assim seja. Nós criamos relações sociais, de trabalho e amizade com pessoas concretas, reais, diferentes.

sobre autor

Contactos

Pode complementar na perfeição a ideia de publicar informação sobre o autor no Footer. Mas, também vale por si. A existência dum pequeno formulário de contacto pode gerar um fluxo de interactividade entre o visitante e o autor do site ou blog, seja para esclarecer alguma dúvida, contratar algum serviço e produto ou socializar.

A publicação da morada e contactos de telefone também ajudam a credibilizar a site ou blog e a reforçar a segurança do visitante. Num estudo realizado pela própria Google, em Portugal, a publicação do telefone fixo era o factor mais importante para aumentar a confiança do visitante.

Já realizamos estudos do comportamento dos visitantes em sites de comércio electrónico e verificamos que muitas vezes o visitante clica no link dos contactos, antes de efectuar uma encomenda, apenas para verificar se a informação publicada nos contactos é credível ou não, se inclui ou não um número de telefone fixo, uma morada física, a identificação da pessoa ou empresa. O comportamento posterior desse grupo de visitantes é encomendar ou comprar. Quando clicaram nos Contactos não tinham a intenção de contactar.

contactos

Redes Sociais

Também é uma ideia interessante colocar todos os links para as nossas páginas nas redes sociais no Footer. E também as últimas conversas no Twitter e no Facebook e as últimas fotos no Flickr.

Acho que, porque permite usar mais espaço para esse efeito, é um espaço privilegiado para os streams das redes sociais. Em relação aos links, talvez como repetição, dado que me parece importante apresentar esses links mais acima, para aumentar o CTR e os seguidores no Twitter e Facebook. Mas, cada caso é um caso, ou seja, especial.

Informação Sobre Direitos De Autor, Marcas e Informação Legal

Estamos todos habituados a ver informação sobre copyright no Footer dos blogues e sites. A tendência para aproveitar melhor o Footer não exclui a necessidade de publicar informação legal sobre direitos de autor, marcas, políticas de privacidade e de comentários, condicões gerais de prestação de informaçao, serviços ou produtos. E, se o visitante já está habituado a encontrar essa informação no Footer, não há razão para defraudar essa expectativa.

Programas de Afiliados

As empresas que usam programas de afiliados para promover e vender ou seus serviços e produtos podem também usar o Footer para promover esses programas ou colocar apenas um link para a página do programa de afliados.

Os blogueiros que monetizam o blog através de links de afiliados também podem aproveitar o Footer para promover os posts que geram mais dinheiro através desses links de afiliados.

Muitas vezes, o blogueiro publica um post que rende algum dinheiro, durante alguns dias, mas que depois fica enterrado nos arquivos do blog. Se não receber tráfego dos motores de busca, a única forma de manter esse post vivo em termos de monetização é a respectiva promoção na primeira página do blog. O Footer é uma opção para a promoção desses posts com links de afiliados e com uma história de sucesso em termos de conversões.

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