- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - https://www.webmaster.pt -

Guia WordPress 3 Parte7 – Cabeçalho Personalizado

Tweet [3]

Olá caros leitores!

Parece que o WordPress 3 está realmente contando pontos a favor da personalização total do site/blog e tudo de maneira facilitada para quem entende pouco ou nada de programação.

No artigo de hoje você conhecerá como aplicar um cabeçalho personalizado ao seu blog com poucos cliques do mouse, juntamente com diversas dicas e os problemas envolvidos nessa questão.

Não vou falar muito da importância do cabeçalho, pois esse não é o objetivo aqui, mas lembre-se de que o topo do site/blog é a primeira parte que o usuário irá olhar. Por isso capriche com ele para arrancar somente elogio dos seus visitantes. :D

Cabeçalho Personalizado

Com esse novo recurso fica muito mais fácil trocar o cabeçalho do seu site/blog. O processo é bem simples: basta escolher uma imagem, fazer o upload e salvar a alteração feita. Mas antes de entrarmos na parte prática, vamos analisar alguns problemas que podem ocorrer no processo.

Vale lembrar ainda que o recurso somente estará disponível se o tema aplicado possuir suporte para ele. Em nossa prática utilizaremos o tema padrão mesmo.

O primeiro problema que pode vir a acontecer é em relação ao tamanho da imagem, pois o cabeçalho tem um tamanho fixo e a imagem escolhida deverá ser do tamanho exato. Por isso a importância de prepara-la antes de ser aplicada.

No tema padrão a informação sobre o tamanho você encontra na área de gerenciamento, que iremos conhecer daqui a pouco. Mas em outros temas essa informação poderá estar em outro lugar. Consulte a documentação para descobrir o tamanho exato da imagem e assim fazer os ajustes necessários.

Se você adicionar uma imagem que não corresponda ao tamanho exato do cabeçalho, uma tela de recorte de imagem é aberta antes de aplicar imagem. Isso evita possíveis erros de alinhamento, mas podem trazer alguns outros.

Se uma imagem for muito pequena, por exemplo, ela será ampliada nas mesmas proporções do tamanho exato do cabeçalho, gerando assim uma imagem nada agradável, como você pode conferir na figura a seguir:

[4]

Repare que a imagem perdeu resolução e isso acaba aumentando todos os pontos de pixels dela, ficando assim toda quadriculada. Se você não quiser uma imagem no seu site/blog realmente faça os ajustes necessários antes do upload.

Outro problema que pode acontecer é quanto à permissão de escrita na pasta onde a imagem será salva, que é dentro da pasta ‘wp-content\uploads\ano\mês’, sendo que no ano e mês correspondem à data do upload. Garanta que a pasta ‘uploads’ tenha permissão suficiente de escrita para o usuário que estará fazendo o carregamento da imagem do cabeçalho.

E por fim existe o problema “da escolha errada”. Não caia nessa armadilha escolhendo uma imagem para o cabeçalho que não seja representante do seu site/blog. Lembre-se de manter tudo da forma mais agradável possível, sendo assim:

Uma dica é fazer diversos testes e assim ter uma visão daquilo que exatamente você irá adicionar ao seu site/blog com toda a segurança possível. Acredite serão apenas elogios! :D

Praticando

Já ciente de todos os problemas, acesse ‘Aparência -> Cabeçalho’ para ter acesso à área de gerenciamento, que pode ser dividido em duas partes. Na primeira você tem:

[5]

[6]

Reparem que existe uma área retangular pontilhada dentro da imagem, com alguns “pequenos quadrados” nas bordas. Utilize-os para definir o tamanho exato, pois o que estiver dentro dessa área será a imagem do cabeçalho quando você clicar em ‘Recortar e publicar’.  Por isso é necessário atenção redobrada para não escolher uma área muito pequena ou que tenha como resultado uma imagem sem sentido. Faça alguns testes e veja o que acontece. Veja alguns exemplos:

[7]

Veja que com apenas uma imagem você tem inúmeras possibilidades, sempre se lembrando dos problemas já mencionados anteriormente. Caso você tenha dúvidas sobre como manipular imagens no WordPress, leio o artigo WordPress – Adicionar Posts 8 Edição De Imagens [8] e tire as suas dúvidas.

E na segunda parte da área de gerenciamento você encontra as seguintes opções:

[9]

[10]

Vale lembra que quando isso acontecer, essa opção some automaticamente;

E assim mais uma opção do novo WordPress foi completamente detalhada. Em caso de dúvidas você pode clicar no botão ‘Ajuda’ na parte superior da área de gerenciamento ou utilizar os comentários. Aproveite e mande suas críticas, elogios ou sugestões.

No próximo tem mais assunto novo. Fiquem na paz e até lá!

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [11]
  • [12]
  • [13]
  • [14]
  • [15]