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Plágio – Conteúdo Copiado

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Fruto de um relacionamento duradouro ou casual, eis que nasce o filho. O resultado de uma ação produtiva num período fértil, não importando a perfeição ou o esmero, se pequeno ou extenso, ornamentado ou natural, aquilo é seu, proveio de você.

O texto é de sua autoria, a criação é sua, nasceu de uma relação sua com o tema, se desenvolveu por uma amamentação de criatividade e cresceu por seus méritos. E lá vem alguém controlcê-controlvezando, copiando esse seu texto sem autorização e o colocando em site ou blog sem nem sequer créditos ou ao menos um link apontando para o original.

Quem já teve conteúdo, seja artigo, pensamento, frase ou qualquer outro tipo de texto surrupiado sabe muito bem o sentimento de um autor diante da situação.

Copiar conteúdo de forma não autorizada, sem dar créditos ou até assumindo descaradamente a autoria de um texto alheio, é uma das práticas mais vergonhosas que existe. Vergonhosa porque o copiador que age de má-fé assume sua incapacidade criativa, sua incompetência mental e sua insuficiência de dignidade.

Feito o desabafo, vamos à parte prática do negócio. Plagiar é crime, todos sabem, e cada vez mais está se formando um cerco para se proteger o direito autoral na internet.

direito autor

A coisa toda complica ainda mais para o copiador quando o seu site ou blog recebe algum tipo de vantagem econômica, direta ou indiretamente, como por exemplo, AdSense. Nesse caso, ele está fazendo uso comercial de conteúdo alheio.

Há uma série de métodos e ferramentas para pesquisar se seus textos estão sendo copiados na internet. A mais simples é pegar uma frase, ou parte dela, e colocá-la entre parênteses no site de buscas.

Existe o Copyscape [4], um sistema de busca gratuito onde é possível vasculhar a net atrás de cópias não autorizadas de seus textos. Basta informar a URL do site no campo pesquisar.

Você ainda pode usar o Farejador de Plágios (veja aqui) [5]. Esta ferramenta permite que você faça uma busca utilizando seus arquivos em Word ou RTF. Ele irá fornecer um relatório sobre o texto completo e também sobre partes dele que possam ter sido copiados.

Conteúdo Duplicado E SEO

Os mecanismos de busca têm uma forma de encarar esses conteúdos duplicados que você certamente já observou ao realizar alguma pesquisa. Vamos citar o Google. O que ele faz é filtrar as páginas para que conteúdos semelhantes não sejam apresentados no resultado das buscas.


Para mostrar os resultados mais relevantes, omitimos algumas entradas bastante semelhantes a 8 já exibidas.
Se quiser, você pode repetir a consulta, incluindo os resultados omitidos.

Desta forma, imaginamos que a página que tenha o conteúdo original com o termo pesquisado esteja aparecendo no resultado da busca, enquanto que o blog/site parasita não. Mas e se o contrário acontecer, o site copiador esteja posicionado no ranking da busca e o seu, original, não? Isso pode, sim, acontecer. Hora de Agir.

Se o termo pesquisado está rendendo um bom número de visitas ao site/blog copiador, dificilmente adiantará algum tipo de conversa. A não ser que o caso seja isolado, que seja uma irreflexão casual. De toda forma, aquele site/blog parasita, seja por má-fé ou não, está de algum modo lucrando com um trabalho seu.

Proceda utilizando “Ferramentas para Webmasters” do Google, Denunciar Spam [6]. Entre em contato também com o provedor do site parasita e informe o fato.

No Blogger: Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital [7].

Não aceite mansamente a cópia indevida, o plágio. Denuncie, exija seus direitos, participe ativamente de fóruns a respeito do assunto, divulgue ferramentas e trabalhos que ajudem a detectar e minimizar os efeitos desse tipo de violação. Sim, é difícil e complicado, para não dizer impossível, evitar a cópia de conteúdos, mas o que não podemos é admitir isso de forma serena e calada.

Até a próxima

@Ednucci

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