- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - https://www.webmaster.pt -

A Segurança Dos Jovens Na Internet

Tweet [3]

Tema sempre muito discutido, a segurança de jovens na internet, crianças ou adolescentes, deve fazer parte da ação e reação constante de todos os adultos conscientes e não só dos pais ou responsáveis. Fazer uma ideia de que não há perigos tão graves na internet ou que só afetarão outras pessoas é tapar os olhos para uma realidade preocupante.

As informações publicadas na internet, sejam imagens, vídeos ou textos, não têm qualquer tipo de supervisão e estão ali à disposição dos usuários, seja quem for, sem nenhuma espécie de controle ou modo de restrição eficiente. Além disso, a utilização sem critérios de webcam ou outros equipamentos acaba transformando-os em ferramentas de exposição indevida de jovens em chats, programas mensageiros, sites de relacionamento ou redes sociais.

Supervisionar, Orientar E Participar

Mas veja bem, não é o caso de se fazer um campo minado em volta do computador conectado, pendurar os olhos na tela 100% do tempo de conexão ou simplesmente lhes negar ou proibir o uso. Até porque em algum momento eles terão contato com esse mundo. O recomendado e aconselhável é manter sim um controle, mas buscando informações sobre o assunto, orientando as atividades, incentivando o jovem a compartilhar com você suas experiências na rede, ensinando e mostrando o que serve e o que não serve, o que é certo e o que é errado. Ah, sim, use sempre programas de controle para crianças, que ajudam no monitoramento dos sites visitados e bloqueiam acessos a conteúdos impróprios ou ofensivos.

supervisionar

A internet é uma ótima fonte de atividades para as crianças, um mundo vasto e rico em informações, jogos, entretenimento. Na web eles estarão batendo papo com os amiguinhos, se divertindo, explorando possibilidades e aprimorando conhecimentos e ensinamentos. Estarão, sim, expostos a todo sortilégio de males e armadilhas, mas cabe a nós, adultos conscientes, protegê-los e educa-los a respeito das situações que encontrarão tanto aqui, na internet, como na vida real.

Os perigos a que são expostas as crianças e adolescentes podem ser divididos em três partes:

Algumas dicas que servirão tanto para os mais jovens como também para alguns adultos desatentos que ainda não se deram conta de alguns perigos da internet:

Se você, jovem ou adulto, vir, souber ou perceber que um amiguinho ou uma criança, conhecida ou não, está sendo assediada em bate-papos, fóruns, chats, visitando ou participando de conteúdos inadequados, se expondo de maneira imprópria através de imagens ou fornecendo dados pessoais, informe aos pais ou responsáveis sobre isso.

Aos pais, cabe entender que a internet é uma realidade no dia a dia dos jovens, não há como fugir disso. Então participe, esteja envolvido, informado e antecipe-se ao perigo.

participar

Até a próxima.

@Ednucci

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [4]
  • [5]
  • [6]
  • [7]
  • [8]