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Submissão A Diretórios – Dicas Matt Cutts

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Esta matéria não é notícia em 2010. Mas, ainda existe uma oferta massiva, continuada e insistente de serviços de submissão a Diretórios. E há webmasters que ficam impressionadas com a ideia de submeterem o website a 500 diretórios. Ou a 1000 diretórios. Ou até a 10000 diretórios. São números que deixam o webmaster menos atento e convencido que vai ser o Rei do Google.

Mas, será que vale o preço? E o esforço, para quem tem que confirmar manualmente as submissões, na sua caixa de correio?

Vamos ver e ouvir o Matt Cutts e depois analisar em pormenor esta questão.

Alteração Das Directrizes Para Webmasters

O Google, antes de Outubro de 2008, recomendava a submissão do site a diretórios gerais e a diretórios de nicho. E sugeria como exemplos o Open Directory Project [4] e o Yahoo [5].

dmoz

Esta recomendação fazia parte das Directrizes Para Webmasters do Google [6]:

Submit your site to relevant directories such as the Open Directory Project and Yahoo!, as well as to other industry-specific expert sites.

Mas, o Google removeu esta recomendação no início de Outubro de 2008.

O contexto desta alteração é fácil de perceber. Havia um mercado activo de compra e venda de links, para manipular o posicionamento dos sites nos resultados orgânicos do Google. O Google lançou uma ofensiva mediática contra a compra de links, para proteger a lógica editorial dos links: um link deve ser concedido por ser relevante e útil para os visitantes e leitores do site que criar esse link e não porque alguém pagou o link.

Alguns meses antes, os Diretórios começaram a nascer como cogumelos. Parecia um bom negócio. Os webmasters pagavam para adicionar os sites aos Diretórios. Recebiam em troca 1 ou mais links. No fundo, tratava-se dum modelo de venda de links. Os Diretórios criados para vender links eram link farms.

No âmbito da campanha mediática, liderada pelo Matt Cutts, para educar os webmasters sobre a compra e venda de links, dezenas de Diretórios muito conhecidos, que obedeciam a esta lógica de venda de links, foram penalizados e nem sequer apareciam nos resultados orgânicos do Google para a pesquisa do nome do Diretório.

Valor SEO Da Submissão A Diretórios

A submissão automática a um número elevado de diretórios não compensa o preço pago e o trabalho necessário para confirmar todas essas submissões, na conta de email usada para o efeito.

Num projeto sério, pode ser prejudicial. Qualquer ganho automático de links poderá ligar um alarme no Google em relação ao seu site. Quando maior o número de links, menor o espaço de tempo em que ocorreu o ganho de links e uniforme o perfil desses links (Diretório, Diretório, Diretório), aumenta a probabilidade do site ficar sobre suspeita de usar técnicas de SEO que violam as directrizes do Google.

Penso que o simples facto do site ser submetido automaticamente a 500, 1000 ou até 10000 Diretórios não é suficiente para que seja penalizado. Vale aqui aquela ideia muitas vezes repetida pelo Google e pelo Matt Cutts de que um concorrente seu não pode prejudicar o seu site. Se a mera submissão do seu site a 1000 Diretórios resultasse numa penalização, qualquer concorrente poderia sabotar o seu site desse modo. O algoritmo do Google não é assim tão simples.

Um incidente de submissão a 10000 Diretórios, num perfil natural e diversificado de links, não terá consequências relevantes. Mas, se somarmos n incidentes, num perfil artificial de links, o seu site pode ser penalizado.

A informação estatística recolhida será mais importante para, em conjugação com n situações iguais à do seu website, desvalorizar os links de determinados Diretórios. E, como você vai submeter o seu site aos mesmos Diretórios que algumas centenas ou milhares de webmasters já submeteram, o mais provável é que você esteja a submeter a Diretórios cujos links valem zero em termos de SEO, porque já foram desvalorizados pelo Google.

Ainda há Diretórios que são muito valorizados pelo Google. Publicamos uma lista de Diretórios do Tipo Páginas Amarelas, que são muito importante para obter um bom posicionamento dos resultados locais do Google:

Como saber se um determinado Diretório traz vantagens em termos de SEO?

Como Avaliar Um Diretório?

O próprio Matt Cutts escreveu o que pensava sobre esta questão:

Hey, as long as we’re talking about directories, can you talk about the role of directories, some of whom charge for a reviewer to evaluate them?
A: I’ll try to give a few rules of thumb to think about when looking at a directory. When considering submitting to a directory, I’d ask questions like:
- Does the directory reject urls? If every url passes a review, the directory gets closer to just a list of links or a free-for-all link site.
- What is the quality of urls in the directory? Suppose a site rejects 25% of submissions, but the urls that are accepted/listed are still quite low-quality or spammy. That doesn’t speak well to the quality of the directory.
- If there is a fee, what’s the purpose of the fee? For a high-quality directory, the fee is primarily for the time/effort for someone to do a genuine evaluation of a url or site.

Sucintamente, os Diretórios que continuam a ser valorizados pelo Google são aqueles Diretórios que existem para os respectivos visitantes e que usam critérios editoriais exigentes na indexação de sites.

Algumas dicas para procurar Diretórios de qualidade:

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