- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - https://www.webmaster.pt -

Tag Clouds Podem Prejudicar O Seu Blog – Matt Cutts

Tweet [3]

A pergunta que colocaram ao Matt Cutts foi muito direta:

As Tag Coulds Ajudam ou Prejudicam o SEO? (ou não afetam o SEO)?

Podem assistir à resposta do Matt Cutts. E, depois, vamos apresentar um sumário da resposta dele, para quem prefere não ver o vídeo, e apresentar mais algumas ideias e até algumas dicas.

O Que É Uma Tag Cloud?

O Matt Cutts começa por explicar o que é uma tag cloud. Cada vez que escrevemos um artigo no WordPress, podemos adicionar uma ou várias tags, palavras relevantes para descrever o assunto tratado nesse artigo. Por exemplo, neste artigo eu podia adicionar as tags: tag clouds, Matt Cutts, SEO.

Existem tag clouds noutros scripts para blogues, como o Blogger ou o Tumblr. E até para sites. É possível ver tag clouds em sites criados no Joomla ou no Drupal.

Essas tags aparecem depois na barra lateral do blog ou do site e, se o visitante clicar numa dessas tags, vai poder aceder a uma lista de artigos que usaram essa tag.

tag clouds

Lista De Links E Keyword Stuffing

O Matt Cutts diz claramente que uma tag cloud é uma lista de links. E avisa que o Google pode interpretar qualquer utilização excessiva de palavras chave como keyword stuffing. Trata-se duma prática contrária às diretrizes de qualidade do Google e que é penalizada.

Portanto, se a sua tag could tiver demasiadas palavras chave, o Google pode não confiar tanto nesses links. E a tag cloud até pode afetar negativamente o ranking da página.

Os links da tag cloud são qualificados como SPAM pelo Google e são desvalorizados.

Otimizar A Distribuição Do Pagerank

Se o número de palavras chave ou tags for pequeno, mesmo assim é preciso considerar que o Pagerank vai verter através desses links. E o Matt Cutts sugere que o Pagerank deve ser distribuido para os artigos do seu blog e não para as páginas dessas tags.

O Matt Cutts nota que usa categorias no seu blog, mas não usa tag clouds.

E questiona a utilidade das tags clouds, dado que refere que os visitantes clicam pouco nos links das tag coulds.

Eu acho que é necessário aceder aos dados estatísticos do site, por exemplo ao Google Analytics, e analisar o tráfego dessas páginas das tags, assim como outros dados como o bounce rate desse tráfego, que é um indicador da qualidade desse mesmo tráfego.

Se o volume e a qualidade de tráfego justificarem a existência de algumas tags… não vejo razão para as remover. Mas, deve existir critério, para evitar a desvalorização dos links pelo Google e para gerir o distribuição de pagerank pelas diferentes páginas do site.

Limitar O Número De Links Na Tag Cloud

É possível limitar o número de links na Tag Cloud do seu WordPress. Aceda por FTP ao ficheiro wp-includes/category-template.php e altere o número 45 para um número diferente. Será esse o número de links que serão publicados na Tag Cloud do seu blog.


function wp_tag_cloud( $args = '' ) {
  $defaults = array(
    'smallest' => 8, 'largest' => 22, 'unit' => 'pt', 'number' => 45,
    'format' => 'flat', 'separator' => "\n", 'orderby' => 'name', 'order' => 'ASC',
    'exclude' => '', 'include' => '', 'link' => 'view', 'taxonomy' => 'post_tag', 'echo' => true
  );

Adicionar NoFollow Aos Links Da Tag Cloud

Também é possível usar o atributo NoFollow para não distribuir Pagarank através desses links. Encontrei este código no site rlmseo [4]. Aceda ao editor do seu WordPress e adicione esta função ao ficheiro functions.php:


function add_nofollow_tag($sLink) {
    return str_replace('<a href=', '<a rel="nofollow" href=', $sLink);
}
add_filter('wp_tag_cloud', 'add_nofollow_tag');

Mas, se a Tag Cloud é valorizada apenas pela perspectiva do Web Design, é preciso que seja um elemento útil no site. Se os visitantes não clicam nesses links, a Tag Cloud terá um efeito meramente decorativa e deve ser ponderada a sua substituição por outro elemento que valorize a usabilidade em detrimento duma estética discutível.

Se preferir instalar um plugin para adicionar o atributo NoFollow, leia este nosso tutorial: Better Tag Cloud Plugin Para WordPress Parte8 [5]

Alguns posts populares publicados nos últimos dias:

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [9]
  • [10]
  • [11]
  • [12]
  • [13]