Lembram-se da euforia e da motivação que sentimos quando temos uma ideia fantástica para um website? Aquela vontade de transformar o sonho em realidade e a expectativa e até a energia que acompanham o sonho:
“É este website que vai fazer a diferença! Tem tudo para dar certo. É brilhante! Eu sou brilhante! É o que os utilizadores querem. Este projecto vai ser o futuro Google ou Facebook!”
A alegria que sentimos será de curta duração se cometermos estes erros. É caro repetir os mesmos erros que já foram cometidos por demasiadas pessoas.
Incluir O Ano Actual No Nome Do Domínio
Se o domínio que pretende já esta registado, não é uma boa ideia adicionar o ano actual ao nome do domínio. Procurem outro nome para registar. A não ser que o projecto seja temporário. Mas, o tempo passa rápido. E o que vão fazer ao domínio no ano seguinte?
Acontece com alguma frequência. Pode parecer uma excelente ideia! Mas, quantos websites vocês conhecem com um ano anterior no nome do domínio?
O Website Não Entra Sem O www.
Este é um erro que me faz confusão. Até porque escrevo sempre os URLs sem o www.
Não é um erro frequente… dizem vocês. Talvez. Por causa do SEO, os webmasters escolhem uma das opções como principal e redireccionam as restantes opções para o URL principal. Assim, evitam situações de conteúdo duplicado.
Mas, há websites conhecidos que não entram sem o www. Querem exemplos?
O Digg escolheu como URL principal o
http://digg.com
Se vocês acederem a http://www.digg.com [4], vai redireccionar para http://digg.com/. Perfeito! Nada a apontar.
A SAPO escolheu como URL principal
http://www.sapo.pt
Se visitarem http://sapo.pt [5], vão saltar para o URL http://www.sapo.pt. Nada a acrescentar…
A Worten é uma das maiores cadeias de distribuição de produtos e serviços informáticos em Portugal. Tentem aceder a http://worten.pt/ [6].
Ooops!
http://worten.pt/ErrorTemplate.aspx?aspxerrorpath=/Default.aspx
e página branca!… Tenho a esperança que um dia a Worten resolva este problema!
Não Ter Uma Página 404 Personalizada
Os visitantes não são perfeitos. Eu não sou perfeito. E são curiosos. O resultado é uma página 404. O visitante escreve mal o URL: página 404. O visitante inventa um URL: página 404. O visitante clica num link para um página apagada ou movida: página 404.
Vocês são webmasters? Nunca tiveram um link quebrado?
Já viram uma página 404 por defeito? É feia! O visitante vai fugir a correr…
Personalizem a vossa página 404 e vão aumentar o número médio de páginas que cada visitante visualiza e vão diminuir o bounce rate.
Plágio – Copy / Paste Do Conteúdo de Terceiros
Parece mentira. Mas, acontece com frequência. Há muitos Mr. Copy & Paste! Vocês acham viável construir uma marca à volta de conteúdo copiado? E não é verdade que o conteúdo duplicado é penalizado pelo Google?
Totalmente inaceitável.
Loja Online Com Google AdSense
Vocês nunca viram uma loja de comércio electrónico com Google AdSense? Não é a primeira vez que vejo uma loja online com Google AdSense.
Qual é a lógica? Temos uma loja para vender produtos nossos e colocamos publicidade para produtos dos nossos concorrentes? Vou promover a loja dos meus concorrentes? Faz sentido? Não!
Alguns visitantes vão clicar na publicidade. E são visitantes que já foram… Não voltam.
Outros visitantes vão perder a confiança na loja. E já foram… Não voltam.
É a pior ideia para uma loja online.
Ignorar As Estatísticas Do Website.
Por vezes, pedem a minha opinião sobre um website. Querem uma ajuda rápida, esclarecedora e gratuita. Mas, muitas vezes apenas querem um reforço emocional. Querem receber uma confirmação que estão no caminho certo.
Eu, como não conheço o website e tento mesmo ajudar, procuro informação sobre o comportamento dos visitantes. Pergunto quantos visitantes tem, qual a origem e o que fazem no website esses visitantes, o que procuram, etc.
É mais frequente do que imaginam uma resposta que, afinal, é uma pergunta: “Como é que eu descubro isso?”
Se vocês não sabem o que são estatísticas, é obrigatório aprender. Vocês precisam de conhecer o comportamento das pessoas que visitam o vosso website e das pessoas que pesquisam as palavras chaves relevantes para o vosso negócio.
A evolução do nosso website depende do conhecimento que temos sobre QUEM visita o website.
Usar Um Email gratuito. Não Usar Um Email Baseado No Nosso Domínio.
Não queremos todos que os nossos visitantes memorizem o domínio do nosso website? Não queremos que façam bookmark do nosso URL. E vamos usar um email que não tem qualquer relação com o domínio que queremos que os destinatários dos nossos emails memorizem? E se um desses destinatário receber um email e quiser visitar o website? Vai ao Gmail.com ou ao Hotmail.com? Não vai encontrar o vosso website nesses URLs.
Sempre que vocês enviam um email, façam publicidade ao vosso website. Antes de mais, no próprio email. Se o vosso website é exemplo.org, o vosso email tem que ser mail@exemplo.org. Depois, na assinatura do email.
Backup? O Que É Um Backup?
“E tudo o vento levou!” É um excelente filme!…
Mas, é o que acontece quando vocês não fazem cópias de segurança do vosso website, com regularidade. No dia em que tudo corre mal, no dia em que vocês rogam pragas à vossa falta de diligência para fazer backups, nesse dia o título do filme tem outro significado. E tudo o vento levou significa que vocês perderam o website, perderam o tempo, o trabalho e o dinheiro que investiram no website.
Quanto tempo demora um backup? Quinze minutos? O que são quinze minutos 1 vez por semana? Ou até 1 vez por dia? Quanto vale o vosso website? Não vale quinze minutos?
Falsas expectativas!
Este é um problema diário!… É um problema monstro…
O webmaster regista um domínio. Compra um alojamento web (hospedagem web) barato. Cria um website rápido, instantâneo, num website builder. Publica o website. E vai procurar no Google se aparece em primeiro lugar para a pesquisa das palavras mais difíceis. Depois, reclama da empresa de alojamento web (hospedagem web)…
A internet é o Far West? Até no Far West era preciso trabalhar e ter sorte! Receber tráfego do Google dá trabalho. Se fosse fácil ninguém gastava dinheiro em publicidade. Ninguém comprava Google AdWords.
Grátis!
Há pessoas que pensam que a internet é igual a grátis! Tudo é grátis na internet. O grátis mata mais boas ideias do que vocês imaginam… Porque razão é que alguns empresários investem milhares e milhões de Dollars, Euros e Reais offline e quando chegam online querem tudo grátis?
Já vi uma loja online num subdomínio grátis, num alojamento web grátis…
Quem vai comprar numa loja assim? Vocês entregavam o vosso dinheiro numa loja dessas?
O website entra devagar. O subdomínio é estranho e complicado de memorizar. Não existe um formulário de encomenda. O servidor gratuito não suporta programação dinâmica. A loja publica um email de contacto e pede o especial favor para vocês enviarem um email com a encomenda.
Vocês já conheceram aquele webmaster que procura o alojamento web (hospedagem web) mais barato? Não importa que apareça apenas um número de telemóvel no website. Um mês depois, a empresa de alojamento web (hospedagem web) desaparece e com ela o website e o domínio do webmaster forreta… É um drama… é doloroso e brutal !
Quanto custa uma refeição no McDonalds? O alojamento web (hospedagem web) do seu website vale menos?
Aprendemos errando. Termino com uma citação de Elbert Hubbard:
O maior erro na vida é o de ter sempre medo de errar.
Vamos errar. Mas, erros novos. Para aprender.