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Venda Mais Na Sua Loja Online

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Navegação e Pesquisa

Se um visitante entra na sua loja online, procura um produto que você vende, mas não encontra esse produto, você tem um problema na navegação e / ou na pesquisa do seu website e você está a perder dinheiro por causa desse problema. Como resolver?

A única loja que é um labirinto e funciona é o IKEA. A sua mulher pode perder-se no IKEA, mas desde que tenha um cartão de crédito, voltará sempre ao IKEA. Mas, a sua loja não é o IKEA…

Você não pode publicar todos os produtos na página inicial. Nem teria interesse nisso, com a excepção das lojas que vendem 1 ou 2 produtos.

Uma percentagem significativa dos visitantes entram na sua loja pela página inicial. E o passo seguinte desses visitantes é procurar o produto que pretendem comprar.

Outros entram através das páginas de descrição dos produtos, mas nem sempre na página do produto que procuram. E o passo seguinte é perceber onde estão no site e como podem chegar à página do produto que procuram.

Em ambos os casos, utilizam o menu e a pesquisa do seu website. Dicas para aumentar a usabilidade do menu e da pesquisas:

Se o menu estiver na posição habitual, em qualquer página, o visitante poderá regressar à página inicial ou à categoria pretendida através do menu. Mas:

Seja descritivo nos títulos de cada página. O visitante deverá perceber de imediato se a página é referente ao produto que procura ou não.

Tipografia

Há um conjunto de princípios, fundamentados em estudos científicos, que você deve respeitar. Um dia, alguém escreveu sobre a má moeda. Ora, no processo evolutivo dos jornais de papel, aqueles que não evoluíram na tipografia, não sobreviveram. O mercado eliminou a má tipografia. Se quiser aprender sobre tipografia, observe com mais atenção a tipografia dos jornais. Você não lê o jornal desde a página 1 até à página 50. Os seus visitantes também não lêem os seus textos da primeira palavra até à última.

Venda De Produtos Relacionados

Na página de descrição do produto A:

Custos Escondidos

É importante que o visitante conheça todos os custos dum produto, antes de entrar no processo para finalizar a compra, no checkout do shopping cart. Se descobrir esses custos mais tarde, já durante o processo para finalizar a encomenda, pode sentir-se traído e abandonar o processo de compra.

Confiança E Medo

O visitante da sua loja online não quer correr riscos com os seus dados pessoais, com o dinheiro que vai pagar e, se utilizar cartão de crédito, com os dados desse cartão de crédito.

A percepção sobre a segurança do seu website resultará numa emoção positiva de confiança ou numa emoção negativa de medo.

Não é preciso ser bruxo para saber a diferença que estas duas emoções, confiança e medo, representam em termos de vendas.

Um estudo realizado em Portugal, por uma das maiores empresas da internet, concluiu que o factor mais importante para criar confiança no visitante dum website e especialmente duma loja de comércio electrónico é a visualização do número de telefone fixo da empresa que explora o website. Recebi o estudo por comunicação privada. Não sei se o estudo foi publicado. Por isso, não informo quem realizou o estudo. Mas, acho importante referir que não se trata duma opinião. Trata-se da conclusão dum estudo científico.

visualização do telefone

Outros factores que podem aumentar a confiança do visitante:

Contactos

É importante que haja um meio de contacto imediato entre o visitante e a sua empresa. Um número de telefone ou um chat online podem ajudar a esclarecer uma dúvida do cliente e assegurar uma venda. A falta desse meio de contacto imediato significará menos vendas. Nem todos os clientes estão dispostos a esperar várias horas ou dias pela resposta através de email.

Alguns visitantes também preferem encomendar através do telefone, por falta de hábito de finalizar uma compra online ou até medo.

Shopping Cart

Meios De Pagamento

Quantos mais meios de pagamento você disponibilizar, maiores serão as possibilidades de você realizar uma venda. Há clientes que preferem pagar com cartão de crédito, porque precisam do respectivo crédito. Vão mais tarde pagar em prestações. Há clientes que preferem um meio de pagamento offline, porque não utilizam cartão de crédito ou não confiam os dados do cartão de crédito nas compras online.

meios de pagamento

Em Portugal, você pode disponibilizar:

Confirmação Da Encomenda

O último passo deste processo deve ser a página de confirmação da encomenda. Essa página deverá incluir toda a informação sobre a encomenda, incluindo a descrição dos produtos, respectivo preço, impostos e custos de envio. Confirmada a encomenda, informe o cliente que a encomenda foi recebida com sucesso e mande um email a confirmar a recepção da encomenda, com todos os dados da encomenda, incluindo o respectivo número ou referência. Sem esta confirmação, o cliente ficará confuso e não terá a certeza de o processo foi concluído com sucesso.

Se for possível, indique o dia da entrega da mercadoria ou apenas o intervalo de tempo previsível para essa entrega.

Se o cliente precisa de confirmar o pagamento, no caso por exemplo de pagamentos através de transferência bancária, destaque essa informação no email e na página de confirmação.

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