Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 22

Olá Pessoal!

Se você seguiu todas as partes já tem o seu site empresarial totalmente pronto para ser lançado na internet, exceto por um ponto: a parte visual. Por isso iremos tratar desse assunto com muita dedicação, pois será a primeira coisa que seus visitantes e potenciais clientes irão ver.

Ao longo do super manual já foram dadas algumas dicas sobre essa questão e por isso iremos apenas finalizar esse assunto, incluindo diversas opções de temas gratuitos para você já ir utilizando no seu site empresarial.

Até agora nós apenas trabalhamos com o tema padrão do Joomla, o ‘rhuk_milkyway’, que após diversas modificações ficou assim:

Você já pode publicar o site desse jeito e assim apresentar a sua empresa para o mundo.

Mas só porque você fez todo o site sem precisar programar uma linha de código sequer, não quer dizer que você vá deixa-lo sem a “cara” da empresa, ou seja, trabalhar a identidade visual do seu site empresarial.

Para isso você pode contar com os temas disponibilizados na internet de forma  gratuita ou paga, sendo a segunda opção uma escolha mais profissional, pois os temas pagos vêm com diversos recursos e informações extras que o ajudarão, facilitando muito a inserção do logotipo, mudanças das cores, construção dos menus e outros itens.

Se você desejar uma coisa mais personalizada, que seja mais exclusiva para o seu site, poderá contratar um profissional para desenvolver e adaptar seu próprio tema para o Joomla, seguindo um layout estabelecido por você com o logotipo e as cores da sua empresa.

Mas não se preocupe, pois você ainda não precisará programar e muito menos trabalhar com design para concluir essa etapa, pois os temas do Joomla já vem prontos para o uso. Mas é necessário tomar conhecimento sobre alguns pontos importantes na hora de escolher um tema apropriado.

Por isso, nessa parte irei trazer apenas dicas de como escolher o melhor tema e o que levar em consideração e na próxima você terá muito mais opções, além de entrar na parte prática da coisa.

Dicas Para Escolher Um Bom Tema Joomla

Na hora em que você for escolher algum tema para o seu site empresarial é muito importante olhar para o site como você fosse um visitante. Seja crítico de você mesmo. Algumas perguntas precisam estar em sua mente nesse momento, tais como:

  • Será que os visitantes vão sentir-se confortáveis ao entrar no site?
  • Será que o site está passando a imagem de uma empresa profissional?
  • Tenho espaço para divulgar todos os produtos, serviços, promoções e outras informações de forma que isso não fique entediante para os visitantes?
  • Estou deixando espaço para a minha empresa ser conhecida quando o visitante acessar o site?
  • Estou deixando um canal aberto de comunicação com eles, quer seja por formulário de contato, telefone ou e-mail?
  • Todas as informações estão sendo acessadas de forma fácil, de modo que o visitante não fique “perdido” no site?

Enfim, são perguntas básicas que precisam de uma resposta clara e objetiva. Pense no seu site como se fosse um cartão de visitas (e na verdade é) ou ainda como seu fosse um folder onde você está divulgando “o seu ganha-pão”. :D

Uma dica que acho bem interessante e que é válida na hora de escolher um tema ou definir um layout para o site é pensar nele como se fosse uma apresentação interativa onde o visitante precisa aprender tudo sobre sua empresa e sentir-se na obrigação de tornar-se seu cliente. :D

O site precisa ser elegante e profissional e assim transmitir uma imagem corporativa. É claro que isso vai depender muito do ramo do seu negócio, mas em geral a regra é aplicada a todos, com poucas exceções. Eis algumas:

  • O layout precisa ser agradável aos olhos dos visitantes. Portanto nada de banners extravagantes e multi coloridos, fontes que ninguém consegue ler ou com cores fortes e mal utilizadas;
  • Além disso, não é bom utilizar mais de três cores no site. E cuidado para que os links ou o texto mesmo não fique com a mesma cor de fundo, pois isso torna-os “invisíveis” aos visitantes;
  • O layout não pode ser cansativo e é bom que siga um padrão para todas as páginas para que o visitante não fique com a impressão de que “mudou de site”.
  • Tenha certeza de que haja “espaço” para todos os elementos que você deseja inserir no site, tais como as imagens, vídeos, banners e o próprio texto. Cuidado para não deixar esses elementos sobrepostos, misturados, escondidos ou fora de alinhamento. Na parte 16 desse super manual ilustramos bem esse problema, ao posicionarmos um banner maior que a barra lateral do site. Cuidado para não deixar o site “sujo”, parecendo um “lixão” com todos os elementos amontoados;
  • Tenha em mente que o “Menos é Mais!”. Responda-me se você gosta quando um site demora a carregar? E aqueles que estão lotados de animações ou imagens gigantescas, o que acha deles? E se o visitante não tiver uma conexão rápida com a internet, ele vai querer permanecer no seu site? Pense a respeito e verifique como é o tema que você vai utilizar, se ele é rápido, se não tem muitas imagens ou animações e se possui um layout “limpo”. Esses são os melhores!.

São muitos pontos que precisam ser analisados, mas tenho certeza de que não é na reta final que você irá desistir. :D

Coloquei diversas situações para serem verificadas, mas pode ter certeza de que existem muito mais. Porém as dicas aqui presentes já são suficientes para que a sua visão de webmaster do site da sua empresa tenha um olhar bem direcionado e mais qualitativo.

Na próxima parte continuaremos com esse assunto e já entraremos na parte prática. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio pode ser feitos nos comentários.

Fiquem na paz e até a próxima.

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...