O caminho para o sucesso tem vários destinos de chegada e muitos caminhos diferentes para chegar a cada destino. Neste artigo, vou partilhar algumas ideias que aprendi percorrendo o meu caminho.
Como continuo a caminhar esse caminho, porque existem vários destinos que quero visitar e ainda não terminei a minha viagem, não sou o guru que dá uma aula. Sou um aluno que partilha aquilo que já aprendeu através da sua própria experiência, com um espírito aberto para receber também conhecimento dos visitantes e leitores.
Assuma A Responsabilidade E o Risco Do Seu Negócio
Na empresa onde trabalho, hospedamos (alojamos) milhares de sites de empresas. E recebemos ocasionalmente uma reclamação que é representativa do tipo de investimento que algumas empresas fazem na internet:
Já contratei hospedagem (alojamento web) há mais de 1 semana e o meu site ainda não está no primeiro lugar no Google para a pesquisa de “palavra chave MUITO competitiva”. A culpa deve ser do servidor. Como é que vamos resolver isto?
“Há um remédio para as culpas, reconhecê-las.” ( Franz Grillparzer )
Com paciência, educação e profissionalismo, tentamos que este cliente reconheça e assuma a sua responsabilidade na gestão do seu negócio e site.. Para ter apenas uma ideia básica sobre o que se passa no comércio electrónico, este cliente precisa de:
- compreender o que é um serviço de hospedagem (alojamento) web;
- aprender SEO;
- experimentar AdWords;
- aceitar a ideia que há milhares de empresas que chegaram primeiro e que, embora o sucesso não seja como uma fila para pagar as compras no supermercado, é preciso muito trabalho e um conhecimento especializado para vencer essa concorrência.
Se você não tiver sucesso, a culpa é sua. Não é o fim do mundo. O sucesso nunca é um valor absoluto. Amanhã é outro dia.
Mas, se você não for capaz de assumir a responsabilidade das suas acções, se culpar a falta de sorte, o Google, os seus pais, todo mundo menos você, o amanhã será um dia parecido com o hoje. O destino é seu. Agarre-o!
A Internet Não É Sonho! É Realidade!
O nosso escritório está localizado num bairro onde moram famílias da classe média alta. Nas ruas principais, existem muitas lojas e também escritórios no primeiro andar de cada prédio. É um local agradável. Temos dois super mercados e várias padarias e restaurantes próximo.
Há poucos meses, um dos restaurantes (também café / padaria) que frequentamos foi vendido. A dona, uma mulher ainda jovem e que não tinha formação para gerir aquele tipo de negócio, vendeu o restaurante a um homem também jovem. Não sei o preço, mas não devo errar muito se escrever 1 Milhão de Euros (2 Milhões de Reais). Se errei, então o preço foi um pouco mais alto do que isso.
Há 2 anos atrás, aquele restaurante servia mais de 150 almoços todos os dias. Hoje, depois de alguns erros do novo dono, serve menos de 50. Por vezes, entro no restaurante na hora do almoço e está VAZIO. Hoje, pelas 13:15, tinha apenas 1 pessoa a almoçar: um senhor já idoso. O dono do negócio precisa dumas lições do Gordon Ramsay…
Porque escrevo sobre um negócio do mundo real a propósito de ter sucesso na internet? Pela simples razão que a internet, ao contrário do que algumas pessoas pensam, faz parte do mundo real.
Se é difícil ter sucesso num negócio que custou 1 Milhão de Euros (2 Milhões de Reais), é possível ter sucesso na internet pensando que é tudo grátis, fácil e rápido?
Você quer ter sucesso na internet? Prepare-se para estudar, investir tempo ou dinheiro para ter o know-how necessário e trabalhar muito, com determinação, paciência e paixão. A internet não é um mundo de sonho onde todas as suas fantasias se vão realizar.
No Far West Americano, os garimpeiro que fizeram fortuna com ouro e os criadores de gado que fizeram fortuna com gado suaram lágrimas de sangue. Se quiser seguir o caminho fácil, inscreva-se no Big Brother. Ou jogue na lotaria.
Você Precisa De Sentir A Emoção Certa Para Ter Sucesso
A minha viagem começou no meu quarto em casa. Antes, trabalhava como advogado em Direito Criminal / Penal. E tinha sucesso em quase todos os processos.
No meu último processo, defendi um jovem assaltante, rebelde, mau e violento. Até aquele momento na minha vida, eu acreditava que todas as pessoas podiam ser boas. Precisavam apenas duma oportunidade e de afeto.
O irmão dele era educado, trabalhador e honesto. Nasceram no mesmo local, tiveram a mesma educação, as mesmas oportunidades.
Eram tão diferentes.
O processo era pesado. O meu cliente podia ficar preso alguns anos. Esteve detido até ao julgamento. E depois saiu pela porta da frente do tribunal para a liberdade. A acusação tinha cometido um erro técnico e eu cumpri o meu dever.
Nunca mais exerci advocacia. O meu pai foi assassinado, vítima num assalto, quando eu tinha 11 anos. Porque fui trabalhar em Direito Criminal / Penal? Não vou analisar isso agora. Mas, às vezes, ganhar é perder. O profissional ganhou. Mas, a pessoa, o homem, o filho, quem eu era para além do profissional, perdeu. Foi como conduzir um carro contra uma parede.
Nos anos seguintes, sei que me perdi. E depois comecei a ter ataques de pânico diários. Não é preciso morrer para conhecer o Inferno. Por vezes, temos essa experiência aqui na terra.
Sou inteligente. Mas, nem sempre me interesso pelas mesmas questões que a maioria das pessoas. Por vezes, perco-me a pensar sobre a natureza da realidade. E costumo andar na fronteira da ciência, longe das verdades confortáveis da sociedade que me rodeia. Costumo dizer que o Big Bang é o Big Bang Bong. E, ao contrário de muitos, não gostei do livro “O Relojoeiro Cego” do Richard Dawkings.
Sou inteligente, mas não sou esperto. Naquele momento na minha vida, vagueando sem rumo, senti uma emoção muito forte: precisava muito de realização profissional. Acho que precisei de me perder para encontrar essa ambição de querer coisas materiais, reconhecimento e sucesso. E de querer isso mais do que queria ler livros.
Não bato palmas quando leio as ideias do Prof. António Damásio sobre consciência. Mas, ele usou o método científico para perceber aquilo que os poetas já sabem há séculos… Não há sucesso sem a emoção certa. A pessoa mais inteligente do mundo, se não for capaz de agir com a emoção certa ou se sofrer um trauma que afete essa capacidade, pode não ser capaz de cuidar de si mesmo.
Eu queria MUITO ter sucesso. Eu sentia a emoção certa para ter sucesso.
E você? Quer MESMO ter sucesso? Quantas horas é que vai trabalhar todos os dias para ter sucesso na internet?
Quer saber o segredo de emagrecer? Saber como emagrecer não é suficiente. É preciso querer. Mas, é preciso querer muito emagrecer. É preciso querer emagrecer mais do que você quer comer chocolate. É preciso querer emagrecer mais do que você quer comer feijoada. É preciso querer emagrecer mais do que querer comer todas as coisas gostosas que todo o gordo gosta de comer.
Você sabe como ter sucesso na internet? Não é suficiente. Você quer ter sucesso? De que tamanho é o seu querer? Você precisa de querer ter sucesso mais do que você quer outras coisas na sua vida e que ocupam o tempo que você precisa para ter sucesso.
Errei Tantas Vezes Que Um Dia Acertei
Tinha um computador e um acesso à internet. E comecei a pesquisar, a aprender, a observar, a experimentar, a errar. Errei tantas vezes… Tenho saudades de todos os erros que cometi. Hoje, não tenho mais tempo para errar. Mas, eu apenas acertei porque errei muito. Quem não erra, não acerta NUNCA. E é preciso errar e errar e errar.
É importante não repetir sempre os mesmos erros. É muito importante aprender com cada erro que cometemos.
E como é que você vai aprender com cada erro? Você precisa de medir e testar tudo o que você faz na internet.
Porquê? Porque pode. E vai diminuir as suas despesas e aumentar as suas receitas.
Você pode testar e medir e assim você vai entendendo o que funciona e que não funciona. Vai pagar publicidade que não funciona? Vai investir mais dinheiro em publicidade que funciona? Vai ter ofertas que ninguém compra?
Você altera, mede e não funciona? Errou. Mas, está mais próximo de acertar.
É preciso usar estatísticas (o Google Analytics é uma ferramenta excelente) e outros programas que permitem medir a taxa de conversão do site e de todas as alterações que fazemos no site. Podemos medir a eficácia do texto que usamos, dos elementos de design, da estrutura do site, da publicidade que fazemos.
Podemos ajustar a nossa oferta à procura que existe na internet. Não precisamos de pagar estudos de mercado para conhecermos essa procura. Não precisamos de usar o instinto. O próprio Google disponibiliza uma ferramenta grátis que permite conhecer a quantidade de vezes que cada palavra ou expressão, a que o Google chama palavra chave, é procurada no Google.
Temos acesso a informação sobre a procura:
- nas estatísticas sobre tags nas redes sociais;
- tópicos HOT ou MAIS POPULARES nalguns sites;
- produtos mais vendidos;
- produtos que aparecem destacados em sites de referência;
- publicidade doutras empresas.
Esta disponibilidade imediata de informação é um convite irresistível à experimentação, à ideia aqui valorizada de observar, testar, errar, observar, testar, errar, observar, testar, acertar!
Você conhece empreendedores que tiveram sucesso? Observe a ideia que eles tiveram e como ela evoluiu para uma história de sucesso. Estude o modelo de negócio deles.
Não estou a sugerir que você copie a ideia deles. Se tentar copiar, o mais provável é que não resulte. Aquela ideia teve um momento certo, um lugar certo, para fermentar. Você vai aprender determinadas lições nessa observação e estudo. Adapte essas lições à sua história de vida, à sua cultura, ao que você gosta de fazer. Adapte essas ideias a quem você é.
Parta para uma aventura de experimentação. Erre. Cada vez que você errar, aprenda. Seja paciente. Tenha esperança. Se aprender com cada erro, o sucesso estará um passo mais próximo…
O Social Na Rede – Família E Amigos
Hoje, falamos muito de redes sociais e da respectiva importância na nossa vida social e no próprio marketing das empresas. Mas, onde está a novidade desse fato? O social apareceu só agora?
Quantas pessoas não conseguem bons empregos por causa da família e dos amigos? Quantos negócios não prosperam porque os respectivos donos tem muitos amigos e conhecidos?
Se você quiser ter sucesso na internet, faça amigos online. Participe em fóruns, grupos, redes sociais com outras pessoas que partilham os mesmos interesses que você. E esqueça a lógica darwiniana, que é um imbecilidade pseudo científica. Não é o gene egoísta que vence. É o espírito de cooperação e de comunidade que prevalece.
Participe e colabore. Ajude. É fundamental ajudar. Organize grupos. Troque serviços. Promova o trabalho dos outros. Irradie aquilo que você é: SOCIAL!
Eu trabalho com os meus irmãos. O espírito de cumplicidade e de fraternidade que existe entre nós não é possível replicar numa relação de trabalho entre desconhecidos ou até amigos e é um valor acrescentado para o nosso trabalho conjunto. A minha história é a história deles e vice-versa. A nossa família é a nossa âncora.
E trabalho com outros profissionais com os quais criei uma relação de amizade há cerca de 10 anos, nos maiores fóruns relacionados com hospedagem (alojamento web) e Linux. Gosto muito de trabalhar com os melhores.
Mas, seja prudente. A confiança deve ser como a velhice. Aparece lentamente com o tempo, com a vida das relações, com as experiências, com os afetos… Mas, ao contrário da velhice, a confiança não é uma certeza.
A Internet Tem Memória De Elegante
Não venda a sua alma ao diabo para ter sucesso imediato na Internet. Pode ser tentador usar métodos de Black Hat SEO ou alinhar em esquemas para ganhar dinheiro fácil. Mas, por favor não se esqueça que não existem segredos na internet.
Existe uma gaveta algures na REDE onde arquivam tudo o que você faz. E esse seu passado pode um dia regressar para assombrá-lo.
No caso duma marca, cortar caminho por atalhos que violam regras éticas e de bons costumes na internet é especialmente penalizador.
Se você contratar um especialista de SEO que oferece uma solução instantânea e barata para os primeiros lugares no Google, o mais provável é que a sua marca deixe um rasto de lixo e de spam pela internet que, um dia mais tarde, semanas ou meses, vai transformar os benefícios de curto prazo num prejuízo difícil de reparar.
E você não resolve a perda de confiança do Google com relações públicas. A regra é começar de novo. É essa a penalização para os atalhos: regressar à casa de partida.
Fórmulas Mágicas
Eu podia escrever e escrever sobre este tema. Mas, escrevi este artigo como uma folha caída no rio, a seguir a corrente, neste caso o sentir das emoções e a associação de ideias, que foram aparecendo a seguir a cada assunto e a propósito desse assunto.
Não ofereci uma fórmula mágica. Não conheço qualquer fórmula mágica.
Há quem pense que para conquistar uma mulher é preciso decorar meia dúzia de piropos para começar a conversa. Eu prefiro olhá-la nos olhos e sorrir. Conhecê-la. Não preciso de seguir um guião. Nem fazer de conta e ser uma personagem. Sou eu mesmo. Gosto de mim. E acredito em mim. Você precisa de fazer o mesmo.
Ter sucesso na internet não é muito diferente de conquistar uma mulher. Você precisa de gostar de você e de gostar de você MESMO! E seja você!
Siga-nos no Twitter!
E tenha muito sucesso!
23 Responses
Muito bom. Grato pela partilha. Acho especialmente cativante a partilha da(s) experiência(s) pessoal(ais). São uma adição de grande valor.
Bem Haja,
APaz
Obrigado! Um Abraço! Rui Soares
Apreciei bastante os conteúdos,isso demonstra que vc é um sábio,que possui um enorme equilíbrio.Isso é fundamental em qualquer coisa que se faça na vida,pena que muitas pessoas ao nosso redor não pensem assim.Meus cumprimentos!
Olá Elisandro! A minha profissão é ser aluno… 🙂 Amo aprender. Obrigado pelo comentário. Um Abraço! Rui
Parabéns por esse belicismo post! Ampliou profundamente as minhas idéias.
Obrigada pelo post!
É muito bom vc ter algo de inteligente, construtivo e interessante para ler não é?
Parabéns!
Ótimo post, esclarecedor , algo para se pensar, gostei muito do trecho que diz que todos temos um passado, inclusive na internet, ótimo site também e ja estou assinando o feed, Abs
Olá! Você é dez!!! És um pensador, um professor, com certeza um ótimo mentor. Adicionei ao facebook para não me perder de você. Um forte abraço. JoséTorres
Parabéns pelo texto, muito bem escrito. Abraço!
Sem palavras!
Excelente artigo! Há muito tempo que não deparava com descrição tão sabia. Obrigado por falar um pouco da sua vida. Essa frase diz tudo "Não há sucesso sem a emoção certa.".
Muito util!
alô ,esta ativo o site?
Excelente Artigo!
Na minha visão existem 3 fatores Essenciais para o sucesso de um blog : Conteúdo de Qualidade , técnicas de Seo e regularidade para postar.
Esses fatores unidos CERTAMENTE geram Sucesso a um blog.
Abraços!!
como funciona esse negosio
meu amigo me enviou a este site, obrigado por escrever este post realmente me ajudou, eu tê-lo marcado para mais tarde no caso de eu precisar dele novamente
PARABÉNS!
Hoje em dia o sucesso é o conteúdo. Quanto mais conteúdo você gerar, e único ele for, melhor você se dará! Tudo começa a se tornar um círculo vicioso. Outro ótimo artigo amigos! Muito boa leitura para todos que querem se aventurar com a Internet! Abraços!
Cara, que artigo LINDO!! Sensacional, de verdade. Parabéns pelo artigo e obrigado por compartilhá-lo.
Adorei seu artigo! Além de ser um excelente profissional, você mostrou ser muito humano, compartilhando suas experiências com outras pessoas, no intuito de ajudá-las, o que é raro hoje em dia! Foi um incentivo para mim e para o meu filho ,pois estamos começando a trabalhar juntos na internet e tentando acertar!! Obrigada
Ola obrigado pela partilha, são conselhos muito valiosos.
Para quem percebe zero deste assunto, é como um oásis,
num deserto.
Fica bem,
Paulo…
Obrigado pelas dicas. Vou continuar seguindo este site pelo moz.com estorico. Pra quem nao entende. Fica gravado onde se passa. Deus te abenções
Obrigado pelas dicas vou continuar seguindo. Pois ideias mudam o planeta. Até mais