- Como Criar Um Site, Blog – WebMaster.pt - http://www.webmaster.pt -

Shortcodes – WordPress Plugin Pages to Page Parte10

Tweet [3]

Olá grande leitor do Webmaster.pt e estudante do WordPress!

Hoje iremos aprender as configurações de um plugin que irá adicionar conteúdo nas páginas ou posts do WordPress usando os shortcodes, o Pages to Page.

Shortcodes podem ser comparados a atalhos e são usados na criação de objetos ou para inserir arquivos.

Outros artigos da minisérie sobre WordPress Plugins:

O Pages to Page é encontrado no repositório oficial do WordPress [13] sendo que seu web site oficinal do plugin [14] foi atualizado recentemente. Isso foi muito conveniente, pois podemos tirar uma importante lição disso:

A necessidade de sempre estar atualizando os plugins do seu WordPress. São atualizadas não somente seu código fonte, mas sim a URL de suporte, descrição e outros itens. Qualquer dúvida leia os artigos que tratam sobre atualizações do WordPress e tire todas as suas dúvidas.

Depois de ativado, já é possível utilizar os shortcodes para produzir o conteúdo dentro das páginas e post. Sem esse plugin, esse conteúdo só poderia ser inserido nas barras laterais, por meio dos widgets. São eles: os comentários recentes, páginas, categorias, arquivos, links, posts recentes e o calendário.

Isso mostra novamente a necessidade de se conhecer bem os plugins e sua forma de utilização. E essas informações, nesse caso, são encontradas no arquivo ‘readme.txt’, que vem junto com o pacote compactado.

Caso você enfrente o problema de não ter mais o arquivo compactado, não se preocupe, pois é possível visualizar o readme.txt dentro do editor de plugins do WordPress, em ‘Plugins > Editor’ [figura 1]:

readme.txt

Para isso basta que na instalação esse arquivo não tenha sido apagado e então seleciona-lo. Na figura 1 veja que foi necessário selecionar o arquivo ‘pages-to-page/readme.txt’ e assim sendo possível visualiza-lo dentro da área de edição.

Normalmente com todos os plugins é possível acessar o arquivo com as informações e instruções da pelo editor de plugins do WordPress. Basta somente que esse arquivo exista no diretório (!).

Dentro do readme.txt é disponibilizado um FAQ que mostra em detalhes como usar os shortcodes: basta inserir o tipo de conteúdo (em inglês) desejado dentro das tags [PTP] e
[/PTP]. São eles:

O resultado dentro da página ou post é semelhante ao apresentando na barra lateral [figura 2]:

resultado dentro da página ou post

O legal dos shortcodes é que podem ser adicionados entre qualquer texto, tanto em modo visual como em modo HTML. No exemplo da figura 2 foi adicionado o seguinte [figura 3]:

shortcodes

Veja que com poucas palavras foi possível produzir uma página completa. O FAQ também informa que é possível adicionar todos os tipos de conteúdo numa única tag, como por exemplo:

[PTP]pages,categories,posts,archives,links,comments,calendar[/PTP]

Também informa que é possível escolher posts ou páginas a serem inseridos, precisando apenas de seu ID. Vamos supor que o ID seja 2, então o shortcode deverá ser da seguinte forma:

Em casos de mais de uma ID, basta separa-los por vírgula (,):

Para descobrir a ID de um post leia o artigo WordPress – Administrando Os Posts – Parte 1 (http://www.webmaster.pt/wordpress-posts-parte1-2506.html). O mesmo conceito se aplica às páginas.

E para finalizar, o readme.txt também informa que o plugin não exibe posts ou páginas restritas ou com senhas. No caso de link, basta marca-los como privados que também não serão exibidos. Por isso fique tranquilo quanto a isso, pois a vontade do administrador do WordPress é totalmente respeitada.

Assim chegamos ao fim de mais uma etapa. Continuaremos no próximo artigo com mais plugins bem detalhados para o seu aprendizado. Fico esperando seu comentário. Até!

Tweet [3]
Be Sociable, Share!
  • [15]
  • [16]
  • [17]
  • [18]
  • [19]