Better Tag Cloud Plugin Para WordPress Parte8

Olá caro leitor do Webmaster.pt!

Já estamos na oitava parte dessa coletânea sobre plugins e nesse artigo irei abordar sobre um que tem a capacidade de substituir um widget padrão do WordPress, que é a nuvem de tags. Novamente de maneira bem rápida e fácil.

Outros artigos desta minisérie:

Pelo fato do plugin criar um widget será necessário utilizar temas que suportem tal recurso. Sua configuração é feita numa área exclusiva, pois é criada uma nova entrada no Painel de Administração. Nessa área a configuração é feita alterando os valores das “templates tags”.

O objetivo desse plugin é mostrar que existem recursos mais interessantes e com mais opções de personalização do que aqueles que vêm por padrão no WordPress. Para isso basta que seja feita a pesquisa. Aproveite e veja a indicação de plugins nos artigos de nosso blog.

A instalação não será abordada, pois foi assunto do artigo Como Instalar Plugins No WordPress Parte4, onde você poderá tirar todas as suas dúvidas.

O plugin é encontrado no repositório oficial do WordPress, mas também possui um site oficial bem bacana, que tem todo o “modus operandi”, inclusive com o suporte feito nos comentários.

Assim que instalado e ativado, você pode adicionar a widget ‘Better Tag Cloud’ para exibir suas tags [figura 1 e 2]:

Better Tag Cloud

Better Tag Cloud

Repare que o resultado dessa widget, a princípio é bem semelhante à nuvem de tags padrão do WordPress. Mas ao mudar suas configurações, você verá que não é bem assim.

Essas configurações você acessa em ‘Configurações > Better Tag Cloud’ ou pelo link ‘settings page’ da widget. Ambos os caminhos levarão a uma tela, que pode ser dividida em 5 partes, que serão explicadas agora:

  1. Informações gerais [figura 3]: Informações geraisexibe informações sobre o plugin e novidades. Também exibe um quadro com diversos links para votação, doação, blog do autor e outros; Em alguns plugins as informações principais são exibidas em sua página de configuração. No caso do Better Tag Cloud é informado uma novidade, que é possibilidade de usar o Shortcode [nktagcloud] para adicionar esse recurso em posts ou páginas.
  2. Tag Cloud Configuration [figura 4]: Tag Cloud Configurationaqui estão as configurações gerais do plugin, que irá modificar totalmente a nuvem de tags. Na verdade ele faz uma abstração de toda a parte de programação, sendo que cada opção está explicada no Codex e que são:
    • O título na barra lateral;
    • Tamanho mínimo e máximo da fonte e sua unidade de medida;
    • Quantidade tags a serem mostradas, sendo que ‘0’ (zero) mostra todos;
    • Forma de visualização: flat (separado por um espaço em branco ou o definido pelo parâmetro separator) ou list (em forma de tabela);
    • Opção para ordenação sendo: Order: ASC (ascendente), DESC (descendente) e RAND (aleatório); Ordeby: name (por nome), count (quantidade) ou both (os dois). Aqui vale lembrar que o both irá classificar primeiro pela quantidade e depois pelo nome. Se não existir na nuvem de tag padrão, a opção order será ignorada;
    • Acionar contagem de posts à tag (sim/não) e colocar essa contagem fora do hiperlink da tag (sim/não);
    • Mostrar somente tags usadas pelo menos tantas vezes (definir, sendo que ‘0’ (zero) mostra todos);
    • Adicionar categorias às tags (sim/não);
    • Forçar tags com diversas palavra numa única linha (sim/não);
    • Definir o parâmetro separator e esconder o último separador(sim/não);
    • Adicionar o atributo ‘nofollow’ ao link (sim/não);
  3. CSS Settings [figura 5]: CSS Settingscomo está escrito, por padrão é incluído o CSS de modo a mostrar como a nuvem de tags padrão. Ainda informa que as opções podem ou não funcionar, dependendo do tema. Essas opções são:
    • Remover o CSS para o formato em lista e assim exibir a tag inline (sim/não) e escolher tag link decoration;
    • Usar cores automáticas para a nuvem de tags (sim/não);
    • Esconder o cabeçalho do widget caso o título esteja vazio (sim/não);
    • Remover o link para site do plugin (sim/não);
  4. Exclude/Include Tags [figura 6]: Exclude/Include Tagsé possível excluir ou inserir tags da exibição. Faça isso separando seu ID por vírgula. Para descobrir a ID, basta ir em ‘Posts > Tags de posts’, passar o mouse em cima de alguma tag e procura no link, que será exibido na barra de status do navegador, a identificação [figura 7]: Tags de posts
    Nesse caso o ID é 3, pois no final do link está o ‘ID=3’;
  5. Reset [figura 8]: Reseto botão ‘Reset the tag cloud’ irá apagar todas as configurações e voltará ao padrão do plugin.

É bom lembrar que as partes 2, 3 e 4 ainda possuem o botão ‘Save changes’ que irá salvar as mudanças feitas. Por isso sempre clique nele para não perder qualquer alteração.

Vale a pena instalar esse plugin, pois o resultado final é bem legal [figura 9]:

Better Tag Cloud

Além de tudo isso, esse plugin permite adicionar essa função nos temas, permite utilizar os chamados ‘shortcode’ nos posts ou páginas e ainda possui suporte do próprio autor.

Mas para essas opções extras deixarei você pesquisar e estudar. Qualquer dúvida pode postar que vamos te ajudar. Deixe também sua sugestão, crítica, elogio ou qualquer outro comentário. Estou querendo te ouvir. Continuamos no próximo artigo. Até lá!

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...