Blog Protector E Shout Box – WordPress Plugins Parte7

Olá leitor do Webmaster.pt!

Outros artigos desta minisérie:

Como é bom dar mais um passo no aprendizado do WordPress e suas infinitas possibilidades de uso. No último artigo tratamos sobre como proteger seu blog contra os spams com o Akismet e nesse estaremos estudando mais um plugin de proteção, o ‘Blog Protector’.

Blog Protector

Esse plugin pode ser considerado da linha “muito fácil” quando falamos em configuração. Outro do mesmo tipo presente na nossa lista é o ‘Wordpress Shout Box / Chat’, que adiciona rapidamente uma caixa de bate-papo (Chat Box) ao WordPress.

O objetivo de ambos é mostrar a facilidade em adicionar recursos bons ao seu blog de maneira simples e rápida. Normalmente para adicionar tais recursos, seria necessário conhecimento em lógica de programação e permissões, podendo ocasionar vários bugs, erros e coisas do tipo. Com esses dois basta fazer o download, instalar, configurar rapidamente (em menos de um minuto) e pular de alegria :D .

Para instalar ambos os plugins leia o artigo Como Instalar Plugins No WordPress Parte4 e tire todas as suas dúvidas. Blog Protector

Esse plugin implementa um recurso bem legal no seu blog / web site. Ele desabilita o botão direito do mouse, a seleção de texto e não permite que imagens sejam arrastadas. Isso é muito útil para proteger o conteúdo do seu blog, ou pelo menos dificultar bastante.

O Blog Protector está disponível no repositório do WordPress e outras informações podem ser obtidas no site oficial do plugin.

Depois de instalado e ativado, acesse ‘Configurações > Blog Protector’ para ter acesso à tela de configurações do blog [figura 1]:

Blog Protector

Nessa tela existem três configurações disponíveis:

  • Disable Right Click of Mouse: se marcada, desabilita o botão direito do mouse no WordPress;
  • Enter Warning Message Here: aqui é inserida a mensagem que será mostrada ao usuário quando ele clicar com o botão direito [figura 2]:Warning Message
  • Desactive Text Selection And Image Dragging: se marcado, desativa a seleção de texto e o arrastar de imagens;

Fazendo os testes com o plugin, descobri que o Firefox permite que as imagens sejam tranquilamente arrastadas, ao contrário do Internet Explorer (versão 8).

Os testes são realmente necessários, principalmente com vários navegadores para que você tenha a certeza de que o plugin está funcionando corretamente. Procure os artigos que tratam do tema e tire todas as suas dúvidas.

Caso você tenha algum problema com seu tema, o FAQ do site oficial de Blog Protector informa a solução:

Inserir o código

<?php wp_footer(); ?>

exatamente antes da tag

</body>

no arquivo ‘Footer.php’;

Isso é feito em ‘Aparência > Editor’; Muito simples (!).

WordPress Shout Box / Chat

Como já foi falado e o próprio nome já diz, com esse plugin é possível adicionar uma caixa para que os usuários e visitantes do blog possam bater papo.

Ele é encontrado no repositório oficial e infelizmente o site oficial dele não funciona.

Essa é uma situação comum que acontece com os plugins: não há mais suporte, pois o autor que lança o plugin simplesmente o abandona. Por isso, a partir da versão 3.0 existirão os plugins canônicos. Mas detalhes sobre isso nos artigos que tratam do WordPress 3.0.

Mesmo assim, as informações no repositório informam que ele é compatível com a versão 2.9.2 e por isso vale a pena instala-lo, lembrando novamente de sempre fazer os testes necessários.

Depois de instalado, esse plugin não adiciona entradas no Painel de Administração, mas sim um widget chamado ‘WP Chat’ [figura 3]:

WP Chat

A única opção para esse widget é adicionar um título, mas que não tem utilidade (!).

Arraste-o para a barra lateral onde você deseja que o Chat Box apareça [figura 4]:

barra lateral

Irá aparecer um campo onde o usuário deverá inserir seu apelido e clicar em ‘Enter’ para abrir o bate papo [figura 5]:

bate papo

É um recurso simples e fácil para ser adicionado ao seu blog, mas realmente existem soluções melhores. Aí será preciso pesquisa. Acompanhe todos os artigos que tratam sobre plugins do Webmaster.pt que iremos trazer uma tonelada de opções.

Muitos irão enfrentar um pequeno problema com esse plugin, pois se estiver usando um tema que não permite adicionar widgets. O que fazer?

Aí como bom pesquisador, eu sei que você procurou e leu o ‘readme.txt’, onde informa que, nesses casos, basta adicionar a função

<?php wp_chat(); ? >

em qualquer lugar da barra lateral para mostrar o chat box.

Mas podemos ir além. Como é uma função PHP do WordPress, se não quiser adicionar na barra lateral, você pode adicionar em qualquer lugar, tomando cuidado sempre com a estética e tamanho do chat box.

Para um exemplo grotesco, adicionei a função logo abaixo do menu secundário do tema Arjuna X [figura 6]:

exemplo

Assim finalizamos mais um artigo e já se preparando para escrever o próximo. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio estamos aí para te ouvir!

Até a próxima!

Be Sociable, Share!

1 Comentários

  1. Dá para colocar uma shoultbox em site normal?

    Preciso de uma urgente. Alguem pode me dar uma dica?

Participa! Comenta...