15 Super WordPress Plugins A Não Perder Parte3

Olá grande leitor e frequentador do Webmaster.pt! Seja bem vindo!

Este artigo faz parte de uma coletânea que trata especialmente sobre plugins do WordPress. No artigo anterior foi dito que é muito importante a pesquisa para conhecer os plugins que serão utilizados no seu blog e é justamente isso que iremos fazer nesse artigo.

Fiz uma lista com 15 plugins que serão utilizados nessa coletânea, sendo todos de categorias diferentes, adicionando funcionalidades e recursos diferentes, pois o objetivo é que você aprenda o máximo possível e realmente os plugins são o grande diferencial do WordPress.

Nesse artigo apresento apenas a lista com os plugins juntamente com uma pequena descrição, seu web site oficial e a URL do repositório oficial. Faça download de todos para que possamos usa-los nos próximos artigos. São eles:

WordPress Plugin Akismet

akismet

Descrição: O Akismet foi adotado como plug-in padrão do WordPress e já vem incluído na instalação desde a versão 2.0 com a finalidade de prevenir e identificar SPAM nos comentários do blog. Para ativá-lo será necessário incluir uma chave da API do Akismet, exceto para os blogs criados no WordPress.com, que já vem automaticamente ativados e configurados.

WordPress Plugin Blog Protector

blog protector

Descrição: O Blog Protector, assim como diz o nome, tem a capacidade de proteger o conteúdo do blog (Posts e Páginas) contra cópias, pois desabilita o botão direito e a seleção de texto.

WordPress Plugin Better Tag Cloud

Descrição: Adiciona uma nova Widget ao seu WordPress semelhante à ‘Nuvem de Tags’ (já nativa na instalação), porém com a possibilidade de personaliza-lo completamente, como o tamanho das tags, ordenação, contagem de posts, configurações específicas de CSS, incluir ou excluir tags e muito mais.

WordPress Shout Box / Chat

Shout Box / Chat

Descrição: Plug-in que adiciona uma caixa de comunicação, provendo assim um Chat entre os visitantes on-line do seu blog / web site.

WordPress Plugin Social Media Widget

Descrição: Esse plug-in permite que sejam adicionados botões na barra lateral do WordPress com o endereço de redes sociais do autor ou do blog de uma maneira muito fácil, utilizando widgets. Não estão disponíveis todas as redes sociais, porém as mais famosas estão presentes, tais como o Facebook, o Twitter, Youtube e outros. É possível selecionar o tamanho e três opções de ícones.

WordPress Plugin Retweet Anywhere

Retweet Anywhere

Descrição: Esse plug-in permite que os seus leitores possam ‘retweetar’ diretamente do seu blog de uma forma simples, fácil e agradável. O plug-in é totalmente personalizável, as URLs podem ser encurtadas através do bit.ly e o formato do retweet é definido pelo administrador do blog, porém permitindo aos visitantes adicionarem seus próprios comentários, até 140 caracteres é claro!

WordPress Plugin Pages to Page

Descrição: Com este plug-in é possível criar de maneira simples um conteúdo com os comentários recentes, páginas, categorias, arquivos, posts recentes ou calendário para ser mostrado na barra lateral ou ser inserida numa página ou post.

WordPress Plugin jQuery Lightbox

Descrição: Esse plug-in aplica o efeito Lightbox em jQuery nas imagens do WordPress de uma maneira muito simples e prática. As imagens são exibidas numa janela modal, sendo possível até criar uma galeria e personalizar o título.

WordPress Plugin Simple Pull Quote

Descrição: Insira citações no seu blog de uma maneira fácil e prática com esse plug-in.

WordPress Plugin AdSense on Top

AdSense on Top

Descrição: Esse plug-in é uma extensão de outro, o Adsense Optimizer e por isso só funcionam juntos. Ele serve para você inserir propaganda do Adsense no topo dos seus posts e páginas de forma automática e personalizável, muito útil para aqueles que querem garantir uma renda extra no final do mês.

WordPress Plugin Ozh’ Admin Drop Down Menu

Descrição: Cansado do menu lateral da área de administração do WordPress ou sente saudades da antiga interface? Esse plug-in vai resolver seus problemas, pois ele muda os menus de lugar, adicionando-os numa barra horizontal, trazendo ainda a possibilidade de diversas mudanças, como cores, esconder itens e outros.

WordPress Plugin WP Mini Games

WP Mini Games

Descrição: Com esse plug-in você pode adicionar facilmente diversos jogos feitos em flash de maneira rápida e fácil, sendo possível inclui-los por meio de widget na barra lateral ou ainda por meio de um simples código na página ou no post. Outras opções incluem definir a altura e largura da tela do jogo.

WordPress Plugin All in One SEO Pack

All in One SEO Pack

Descrição: O All in One SEo Pack é um plug-in muito famoso que otimiza o seu WordPress para os buscadores, melhorando o SEO do seu blog / web site.

WordPress Plugin WordPress CSS Drop-down Menu

Descrição: Com esse plug-in é possível construir e personalizar menus utilizando CSS puro e por isso requer conhecimento nessa linguagem para uma personalização mais profissional. O interessante desse plug-in é que é instalado automaticamente outro para quem quiser usar o Javascript em vez do CSS puro.

WordPress Plugin Booking Calendar

Booking Calendar

Descrição: Esse plug-in permite adiciona um serviço on-line de reserva para o seu blog / web site, sendo possível ao visitante verificar a disponibilidade de apartamentos, quartos de hotel ou serviços que são oferecidos. Os clientes ainda podem fazer suas próprias reservas, com diversas opções disponíveis. Esse plug-in é um bom exemplo do que o WordPress é capaz profissionalmente. O Book Calendar está disponível em quatro versões, sendo somente a ‘Standard’ gratuita, mas com muitas opções “travadas”.

Depois de apresentar a lista e fazer o download, o próximo passo e fazer o upload e instalação, mas continuamos com essa lição no próximo artigo.

Sinta-se a vontade para fazer seus comentários com sua opinião, críticas, dúvidas, sugestões ou outra coisa. Estou ansioso para te ouvir.

Be Sociable, Share!

6 Comentários

  1. Bruno

    Os artigos estão ótimos. Parabéns!

  2. tarcicioandrade

    Excelentes dicas. Muito bom mesmo!

  3. Legal muito boas as dicas muitas pessoas não sabem utilizar os plug- in esse artigo dará uma grande 
    ajuda para muitos leitores com certeza, parabéns pelas boas dicas.
    Saúde e Sucesso.

    Ananias Santos.

  4. Ótimos plugins, uso quase todos no meu blog. Parabéns pelas ótimas dicas!

  5. Great post. Congratulations!

  6. farlley

    Existe um plugin para comentario? Preciso de um campo igual a este de comentarios na minha pagina do site.

Participa! Comenta...