Dicas SEO Do Matt Cutts

O Matt Cutts é um engenheiro da Google, responsável pela equipa de WebSpam. O objectivo desta equipa é melhorar a qualidade dos resultados da pesquisa, de modo que os utilizadores encontrem sempre informação relevante e útil.

Para alcançar esse objectivo, a Google, especialmente através do Matt Cutts, que é uma pessoa comunicativa e simpática, tenta educar os webmasters, estabelecendo um quadro normativo de referência de Search Engine Optimization, uma espécie de 10 Mandamentos.

Portanto, para salvar a minha e a tua alma, do destino Inferno (total ausência dos resultados de pesquisa, mesmo para o nome do site), compilei um conjunto de ideias, sugestões e ensinamentos do Matt Cutts, que já foram publicados no blog do próprio, noutros blogues na sequência de entrevistas e conferências.

As Dicas SEO do Matt Cutts

  • Se venderes links, utiliza NoFollow nesses links. Caso contrário, o Google poderá desvalorizar a reputação do teu site e consequentemente o valor dos teus links para outros sites.
  • Se tiveres um site em Flash, cria uma versão em HTML e bloqueia o acesso dos crawlers à versão Flash com um robots.txt
  • Utiliza palavras chaves no url das páginas. Mas, não demasiadas.
  • Utiliza títulos únicos e descritivos para cada página. Não mais do que 5 palavras no título.
  • Não compres links para aumentar o PageRank.
  • Utiliza um redireccionamento 302 para um redireccionamento temporário. Utiliza um redireccionamento 301 para um redireccionamento permanente.
  • Estes urls www.exemplo.com, exemplo.com, www.exemplo.com/index.html são 3 páginas DIFERENTES. Selecciona uma das opções e tenta ser consistente nos links que fazes para o teu domínio. Utiliza um redireccionamento 301 para informar o Google da tua opção.
  • Utiliza ferramentas sobre palavras chaves do Adwords, Overture, Yahoo para saber quais são as palavras chaves mais populares, antes de escreveres o conteúdo e título dos teus posts.
  • Utiliza as ALT tags para as imagens, vídeos, animações flash.
  • Utiliza a central do Google para Webmasters para verificares se existem problemas com o teu site. Poderás ainda consultar os teus backlinks. E indicares se preferes o teu domínio com ou sem o www.
  • A utilização dum background parecido com a cor do texto, para esconder o texto, pode ser pior do que utilizar a mesma cor para o background e o texto. No segundo caso, pode ter sido erro. No primeiro caso, está indiciada a intenção de enganar os motores de busca.
  • Podes utilizar a meta NoODP se não quiseres que o Google utilize a descrição do DMOZ
  • Não publiques duma só vez centenas ou milhares de páginas, no lançamento dum site. Adiciona gradualmente essas páginas.
  • O conteúdo é mais importante que a validação do código.
  • O PageRank Sculpting não é proibido.
  • Se pagares a um marketeer para adicionares o teu site ao Digg, não estás a pagar links. Portanto, não é proibido.
  • O anchor text é importante. Mas, não optimizes demasiado.
  • Evita excessivas trocas de links.
  • Nenhuma empresa de SEO pode garantir a primeira posição em palavras chaves competitivas.
  • Se um site foi banido, para que seja novamente indexado, remove todas as páginas que não cumprem os critérios de qualidade do google e submete um pedido de re-inclusão.

Mais especificamente sobre blogues

  • No caso dum blog, utiliza plugins como o Akismet ou Math Comment Spam Protection, para evitar links nos comentários para sites com má reputação, o que poderá prejudicar o teu site.
  • No WordPress, instala um plugin SEO que faça com que o título do Post apareça antes do nome do teu blog.
  • Instala o Related Posts plugin. A estrutura interna dos links num site ou blog é importante. Permite categorizar melhor o conteúdo das diferentes páginas.
  • Verifica se as palavras das categorias do blog também são palavras chaves populares.
  • Verifica se as datas de cada post estão visíveis.
  • Utiliza RSS feeds com o texto completo dos posts.
  • Não utilizes PayPerPost no WordPress.
  • Se quiseres aparecer no Google News, utiliza vários autores no seu blog.
  • Verifica se o teu blog entra bem num telemóvel. Se não entrar, instala um plugin para resolver esse problema.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4.50 out of 5)

4 Responses

  1. Estou agora a descobrir o mundo da Web 2.0. Conhecia o termo mas nunca me interessei muito pelo assunto mas nos últimos dias descobri que é muito útil, nomedamente na Área dos Negócios.
    Como o SEO é parte integrante desta matéria estou a aprender o seu conceito. Este post é interessante pois assim evitamos alguns dissabores de "más" condutas.
    Parabéns pelo blog e continuação de bom trabalho!

  2. Boas, não entendi isso dos redireccionamentos!? Que tal criar um video de como fazer um template ao nosso gosto no photoshop? Há um plugin que programa depois o template para wordpress acho que é o "Divine". Cumps

  3. Olá Joaquim! Podes ler este artigo para entenderes melhores os redireccionamentos:https://www.webmaster.pt/301-htaccess-redirect-70…. A tua ideia é excelente. Vamos começar a trabalhar melhor a parte dos tutoriais photoshop na próxima semana. Espero durante o mês de Maio apresentar tutoriais de templates. Não conheço o Divine. Mas, vou espreitar. Um Abraço Rui Soares

Leave a Reply to Marketocracia Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Como Criar Um Site, Blog - WebMaster.pt