webmaster

Efeitos De Som Em WebSites: O Sonoro É bom?

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Efeitos De Som Em WebSites: O Sonoro É bom?

Efeitos de som em web sites: bom ou ruim?

Existe uma polêmica forte entre desenvolvedores web sobre colocar ou não efeitos sonores em web sites. Alguns são da opinião de que é algo ultrapassado, sem necessidade, irritante e até mesmo “brega”. “Isso é tão 1998”, dizem. Embora não deixem de ter certa razão, é importante não perder de vista que cada projeto possui necessidades, especificações e peculiaridades próprias e que, na web, lidar com generalizações, em certos casos, pode ser algo perigoso.

Ter som ou não ter som?

Os argumentos de quem defende que um site não precisa de efeitos sonoros são muitos, dentre eles:

  • “É desnecessário”
  • “Não tem utilidade”
  • “O site fica mais pesado”
  • “Ninguém se importa com isso”
  • “Há coisas mais importantes”
  • “É algo ultrapassado”
  • “A bounce rate do site aumenta”
  • etc

Segundo podemos ver, muitos dos argumentos são válidos, enquanto outros, nem tanto. Vamos analisar cada um destes.

“É desnecessário”

O argumento é parcialmente certo, pecando pela ampla generalização do argumento. Na web, principalmente no desenvolvimento web, afirmar uma generalização com toda a certeza geralmente é um equívoco.

Pode haver, sim, sites em que efeitos sonoros são totalmente inúteis e desnecessários (ousaria dizer que, na maioria dos casos, é assim). Entretanto, há sites que “ganham vida” quando efeitos de som estão integrados a sua interatividade, tornando a experiência de uso melhor e aumentando a agradabilidade.

“Não tem utilidade”

É o caso parecido com o anterior. Tanto pode ser uma afirmação verdadeira, quanto pode não ser.

Certamente que para um site de engenharia, sons de britadeira e bate-estaca não teriam utilidade nenhuma. Agora, imaginem o site de uma casa noturna: um player com músicas da casa sendo apresentadas aos visitantes certamente se faz um bom “climatizador”. Sejam os visitantes já frequentadores do estabelecimento ou, simplesmente, pretensos a isso, conhecer o som que é oferecido pela casa noturna é uma experiência interessante a ser levada em consideração.

“O site fica mais pesado”

Verdade.

Independente do motivo, a motivação, o argumento ou a técnica de desenvolvimento utilizada para conferir efeitos de som ao site, é fato de que as páginas com este tipo de recurso têm peso maior (embora existam técnicas para amenizar isso). Afinal, é um elemento a mais que deve ser carregado.

Por isso, é importante fazer uma análise séria sobre a real necessidade de haver ou não efeitos sonoros em um web site.

“Ninguém se importa com isso”

Mais uma vez, uma generalização perigosa. Talvez o dono do web site se importe; talvez o público se importe; talvez os acionistas se importem… Muita gente pode se importar, isso é fato. Mas o fato de “poder”, não quer dizer quem efetivamente, vai acontecer.

Se tiver pretensões e/ou projetos de inserção de som no web site inteiro ou somente algumas páginas, a situação ideal é fazer alguns testes de usabilidade. Caso não tenham condições, faça o melhor que seja possível, tomando por base cases, benchmarks e até mesmo o feeling do projeto.

“Há coisas mais importantes”

Geralmente há, sim, coisas mais importantes a serem feitas no projeto e desenvolvimento de um site que se preocupar com efeitos sonoros, sejam estes contínuos ou ativados por ações. Entretanto, caso se tenha decidido que este recurso estará presente, então ele faz parte do “todo”, e o as partes do “todo” do projeto são igualmente importantes.

“É algo ultrapassado”

Pessoalmente, considero este argumento fraco. Afirmar que algo é “ultrapassado” e encerrar o assunto não faz o menor sentido. Ainda mais que o desenvolvimento web tem suas “fases”, com suas “tendências” que vão e voltam, sendo importantes numa época, desconsideradas e estando prontas para voltar a ativa em um momento futuro.

Mais uma vez, deve-se considerar a importância e necessidade da inserção do recurso de som.

“A bounce rate do site aumenta”

Parcialmente verdadeiro. Há sites em que, assim que são carregados, uma “música ambiente” começa a tocar automaticamente. Os “gurus” da usabilidade sugerem que isto é um equívoco (neste caso, pode aumentar a taxa de rejeição, sim).

O ideal-teórico é disponibilizar o recurso de som, mas que isto venha desabilitado por padrão. Caso a pessoa queira escutar a(s) música(s), ela deve, explicitamente, optar por isso, e não ter sua escolha “antecipada” pelo próprio site.

Imaginem se todos os vídeos do YouTube começassem a passar assim que se entra na página inicial…

Como inserir efeitos de som em um site

Depois de muito analisar e comparar, pode ser que você e/ou sua equipe cheguem à conclusão de que, realmente, adicionar recursos sonoros no site será bom para o sucesso do site e experiência dos visitantes. Suponhamos que, no menu do site, um som deva ser acionado sempre no mousehover ou click. É algo simples de se fazer com jQuery (depois de chamar apropriadamente o jQuery e fazer a inicialização do mesmo, como tem sido mostrado em diversos outros artigos de jQuery do Webmaster.pt):


$(function(){
$('a.click').click(function(){
$('embed').remove();
$('body').append('');
});

$('a.hover').mouseover(function(){
$('embed').remove();
$('body').append('');
});
});

Caso o evento seja outro, basta escolher o que atende às necessidades do projeto.

Evidentemente existem muitas e muitas outras técnicas para se conseguir o mesmo efeito, mas esta é bastante simples e pode ser executada sem complicações. Caso conheça outras, compartilhe conosco fazendo um comentário!

Conclusões sobre efeitos de sons em sites

Como conclusão, nenhuma novidade precisa ser dita, somente o que já foi citado diversas vezes ao decorrer do texto: cada projeto é único e possui suas particularidades.

Se é preciso, necessário, requerido ou não o uso de efeitos sonoros num site, página, ativador, evento, ou o que quer que seja, esta decisão deve ser tomada e avaliada com bastante cuidado, levando sempre em consideração o “custo/benefício” e tendo sempre em mente a pergunta: “O que os visitantes do site estarão ganhando com isso?”.

Certamente, inserir sons em sites é algo importante a se considerar e, como qualquer decisão importante, deve ser pesada e avaliada com cautela. No desenvolvimento web, assim como em muitas outras áreas da vida, os detalhes fazem a diferença.

E você, é a favor ou contra à utilização de efeitos de som em web sites?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

5 Responses

  1. Na verdade, não tem muito mais detalhes… O script é bem simples, desse jeito.

    Que tipo de erro está acontecendo?

  2. Baxei os wav como no script foi posto no mesmo diretório, testei com todos os navegadores e não obtive exito, talvez o java ja não esteja funcionando, t+ abraço e parabéns pela materia!

  3. O som em website dever ser posto com cautela. Imagine vc em seu trabalho acessando alguns site e, quando vc menos espera, um som super alto invade sua sala, incomodando todo à sua volta. 
    Acredito que, a internet está cada vez mais exata. Causando aos internautas muito transtorno quando aparece algo que ele não solicitou.

  4. Som em página é chato pra caramba. Pior ainda quando não tem opção de parar o som. Eu saio da página assim que ela começa a tocar e eu não acho o "desativar áudio". Se eu quiser ouvir música, eu coloco pra tocar.

Leave a Reply to hebert Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.