Descubra Palavras Muito Pesquisadas: Google Search Insights

Tenho notado uma dificuldade muito grande das pessoas na hora de encontrar os termos relacionados com os produtos que estão vendendo ou com o conteúdo relacionado ao tema do site ou blog na hora de fazer SEO (Search Engine Optimization) ou SEM (Search Engine Marketing). E para quem está começando com SEO/SEM ou trabalha sozinho, encontrar os termos mais  adequados pode se tornar uma jornada longa e cansativa. Foi pensando nisso que o Google criou o Google Search Insights.

Mas o que é o Google Search Insights? O Search Insights é uma ferramenta que analisa uma parte das pesquisas na web feitas no Google em todo o mundo e em todos os domínios do Google. Com essa ferramenta você poderá comparar o volume de pesquisas relacionado aos termos do seu produto, blog ou site. A comparação do volume de pesquisa pode ser feita por regiões, categorias ou por um período de tempo determinado.

A vantagem de utilizar esta ferramenta é que ela pode te dizer exatamente o que o seu público-alvo está procurando. E com base nessa informação você poderá ajustar sua estratégia de SEO ou SEM para atrair mais visitantes para o seu site, gerando mais tráfego, e consequentemente mais receita.

Google Search Insights versus Google Trends

Qual a diferença do Google Search Insights para o Google Trends? Apesar do Google Search Insights e do Google Trends compartilharem os mesmos dados, o Search Insights possui recursos mais avançados com relação ao Google Trends. Entre os recursos podemos destacar:

  • segmentação por categorias
  • pesquisa de palavras com menor volume de pesquisas
  • segmentação de pesquisa por serviço do Google como o Google Notícias, Google Imagens ou Google Produtos.

Primeiros Passos com o Google Search Insights

Para começar com o Google Search Insights, acesse a url do serviço no link anterior.

Você irá ver uma página semelhante à esta:

Para fins de aprendizado, vamos efetuar a comparação de dois produtos bem populares na internet: livros e cds. Nesse primeiro momento, desejamos saber qual destes dois produtos foram mais procurados no Brasil nos últimos 12 meses em todos os estados do país e em todas as categorias. Depois de feito os ajustes necessários, sua tela deverá ficar semelhante à esta:

Em seguida clique em ‘Pesquisar’.

O Google Search Insights irá te retornar uma página de resultados dividido em três partes: interesse com o passar do tempo, interesse regional e termos de pesquisa. Para fins de aprendizado, fiz a divisão da tela de resultado em duas partes. A primeira parte contém o gráfico de interesse com o passar do tempo e a segunda parte com o interesse regional e termos de pesquisa.

Interesse com o Passar do Tempo

A imagem acima nos mostra o interesse em volume de buscas e com o passar do tempo, nos últimos 12 meses, dos usuários por livros e cds em todo o Brasil. É fácil observar no gráfico que a venda de livros supera em muito a venda de cds. Com relação aos cds (linha vermelha) percebemos um aumento no volume de buscas no final do mês de dezembro de 2009 e em seguida um leve declínio ao longo do período.

Já com relação aos livros (linha azul), apesar de existirem alguns picos durante o período pesquisado, podemos notar que foi no final de fevereiro e início de março de 2010 que houve a maior alta no interesse dos usuários por livros. Em suma, o gráfico está dizendo o que nós já sabemos: que o aumento no volume de pesquisas por cds aumentou bastante no período natalino e o volume de pesquisas por livros aumentou muito no período de volta às aulas.

Mas e se quisermos saber qual o estado do Brasil que possui a maior demanda por livros e cds ou qual dos dois produtos possui a maior tendência de alta nas pesquisas? Vamos responder estas duas perguntas com os gráficos de interesse regional e termos de pesquisa, que compõem a segunda parte deste estudo.

Interesse Regional e Termos de Pesquisa

Podemos notar no gráfico de interesse regional uma bela surpresa: que os estados de Roraima, Tocantins, Amapá, Alagoas e Sergipe possuem o maior volume de buscas por livros de todo o Brasil. Digo que é uma surpresa por se tratar de regiões do país com menores índices de renda se comparadas com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Alterando o interesse regional de livros para cds, podemos notar que os estados de Paraíba, Piauí e Maranhão possuem os maiores índices de volume de pesquisas por cds.

Com relação aos termos de pesquisa, podemos notar que os termos mais pesquisados com relação aos livros na coluna da esquerda, pesquisas mais comuns, foram: download de livros, livros e livros e baixar livros. Na coluna da direita, pesquisas crescentes, notamos que houve um aumento de mais de 450% nas pesquisas relacionados com os livros da saga Crepúsculo.

Já com relação aos cds, os termos mais pesquisados na coluna da esquerda, pesquisas mais comuns, foram: cds completos e baixar cds. Na coluna da direita, pesquisas crescentes, notamos um aumento de interesse repentino nos seguintes termos: baixar cds 2010 e cds 2010.

Mas qual a diferença entre as pesquisas mais comuns e pesquisas crescentes? As pesquisas mais comuns referem-se aos termos de pesquisa que apresentam o nível de interesse mais significativo. Esses termos estão relacionados ao termo inserido. Se por acaso nenhum termo for inserido, as pesquisas mais comuns estarão relacionadas à categoria ou ao país/território escolhido. Já as pesquisas em ascensão destacam as pesquisas que tiveram um crescimento significativo em determinado período em comparação ao período anterior. Se você estiver, por exemplo, comparando dados de um termo de pesquisa em 2006, o período tomado como base para a comparação será 2005.

Como você pode perceber o Google Search Insights é uma excelente ferramenta que pode ser utilizada no planejamento de suas estratégias de SEM e SEO.

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4 Responses

  1. Super didático! Obrigada pelas explicações! O insights está me direcionando ao Trends.

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