A Minha Experiência Com Google AdWords

Partilha De Experiências

Aprendi que comentar sobre as dificuldades, erros e acertos em nossas experiências nos faz ter uma visão melhor do fato, uma espécie de visão do lado de fora, além do que sempre existe a possibilidade da interação, da troca de figurinhas com pessoas que passam, passaram ou pretendem passar pela mesma situação.

Na internet isso parece ter um valor muito maior, os horizontes são mais extensos. Ao escrever sobre determinado assunto, mais do que colocarmos pretensas dicas, estamos colocando nossas experiências pessoais com a intenção de que isso possa ser útil para alguém.

trabalho equipa

A Minha História Com O Google AdWords

Hoje vou comentar sobre algumas das minhas experiências no AdWords, desde dúvidas mais simples até a confecção de banner em Flash para anúncios gráficos.

Se você está usando o Google Adwords já deve ter uma noção sobre cliques, impressões, etc. E o que acha? Está valendo a pena? Com os cliques você está conseguindo o resultado esperado? Ou o resultado tem sido abaixo do esperado?

A primeira coisa sempre será definir no papel (ou no editor de textos) o que você realmente precisa. Tudo vai depender do seu ramo de atuação e do que você pretende com a campanha no Adwords.

Vamos dizer que você possui uma clínica e queira divulgar as especialidades médicas oferecidas para conquistar novos clientes. Neste caso, além do idioma, você também pode restringir os locais, as áreas geográficas onde seu anúncio deverá aparecer para, digamos, uns 60 km. Isso pressupondo que pessoas que estejam mais distantes não irão se deslocar até sua clínica para uma consulta. Mas, logicamente, tudo dependerá de uma análise de cada caso.

adwords clinica medica

O importante sempre é procurar obter o máximo da ferramenta e de uma forma enxuta. Para isso, reserve alguns minutos para o aprendizado, para ver tutorias e até mesmo ler pequenos artigos sobre o assunto. Vá juntando aqui e ali, dividindo dúvidas e partilhando descobertas. Essas são algumas das maravilhas que a internet nos proporciona.

Rede De Parceiros Do Google vs Pesquisa Natural

Voltando ao Adwords, você sabe que os anúncios, por padrão, serão apresentados também em toda rede de parceiros do Google? Isso mesmo. Além de aparecerem na pesquisa natural, também estarão dando as caras inclusive em sites de seus concorrentes.

Isso pode ser bom se a finalidade é a de promover determinada marca ou evento, ou se o seu caso for uma venda de determinado produto, vamos dizer, em promoção. Perfeito.

Mas se não for esse seu caso, você terá muitas impressões, poucos cliques e, geralmente, de baixa qualidade. Então vale a pena definir o que você precisa e configurar direitinho, deixando para a rede toda, selecionando canais de interesse ou cancelando a opção e deixando apenas na pesquisa natural.

Otimização Dos Banners

Se você optar por trabalhar com anúncios na rede, seja ela selecionada ou não, outro ponto a ser estudado são os anúncios gráficos ou os famosos banners.

O Google trabalha com imagens estáticas nos formatos JPEG, .PNG ou .GIF, e anúncios animados nos formatos .GIF e Flash.

Como em tudo o que fazemos na vida, devem ser evitados os exageros no banner. Não dá pra querer colocar uma descrição completa do serviço ou produto, muito menos exagerar no visual e se esquecer da chamada.

Se você não tem intimidade com os programas de desenvolvimento ou não tem disponibilidade para trabalhar num projeto publicitário, vale a pena procurar um profissional.

banners

Fonte: Portfolio do Corey Milner

Caso queira se arriscar, anote algumas dicas para o banner em flash:

  • Atente para o tamanho do arquivo (máximo de 50k).
  • Não se esqueça de adicionar um Button com o código do clickTAG (veja aqui). Eu costumo usar para essa função um quadrado transparente posicionado dentro do banner.
  • A animação deve ter no máximo 30 segundos com uma taxa de 15/20 frames por segundo.
  • Não use loop infinito.

Pesquisar, Acompanhar E Modificar

Dependendo do seu potencial de investimento no Adwords, sempre será melhor contratar um especialista para cuidar da sua campanha. Não sendo possível, anote todas as dicas, use as ferramentas disponíveis no Google, que são muitas e ótimas, não tenha preguiça de pesquisar, acompanhar, modificar, e mantenha-se sempre atualizado.

Até a próxima.

@Ednucci

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2 Responses

  1. Algum motivo específico para não usar loop infinito nos banners em flash?

  2. Muito obrigado pelas dicas preciosas, estou trabalhando para o bom desempenho de meu site e meu sistema

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