SEO E Palavras-Chave. Quais São As Suas?

Palavras-chave ou frases-chave, em SEO, definem o que você quer da internet para o seu site. Elas é que irão representar, para os sites de busca, sua empresa, sua prestação de serviço, sua marca, seus produtos.

palavras chave

Através dessas palavras ou frases, quando digitadas nos mecanismos de busca, é que os internautas tomarão conhecimento dos sites que as comportam, sejam as pesquisas por produtos ou informações.

Ao iniciar o processo de criação de um site, a definição e o uso dessas palavras-chave devem ser tratados com especial atenção. Usar as palavras certas e em locais certos dentro do site pode significar uma boa diferença no posicionamento da sua página no ranking dos buscadores, ou seja, é um ponto importantíssimo no processo de otimização de um site.

Lembrando que o ideal é que sua página figure entre os 20 primeiros resultados, pois estatísticas mostram que a maioria dos usuários ao utilizarem sites de busca (Google, Yahoo, etc.) não vão além da segunda página de resultados.

Se o seu ramo é de calçados femininos e bolsas, você pensaria em palavras como sapato ou bolsa, certo? Ocorre que são termos muito genéricos, ou seja, não são específicos para o seu negócio. Bolsa pode ser bolsa de valores, bolsa de estudos, assim como calçados masculinos, calçados infantis, etc. Isso significa que fazendo uso dessas palavras genéricas seu link poderá aparecer em pesquisas que não trarão visitas para seu site ou, se o fizerem, os usuários tenderão a sair rapidamente por não encontrarem o que procuram. Ruim para manter um bom posicionamento no ranking dos mecanismos de busca e ruim também caso você pretenda uma campanha de links patrocinados (Adwords) com essas mesmas palavras, pois isso vai levar a muitas impressões (visualizações) e poucos cliques.

Você já deve ter percebido que o uso de frases-chave é muito mais significativo do que de uma simples palavra. No exemplo acima, poderiam ser usadas as expressões sapato feminino, sandálias femininas, calçados femininos, bolsas femininas, bota feminina, ou mesmo uma marca conhecida com a qual você trabalha, como loja de Melissa, sandália Anabela, etc.

O importante é sempre pensar como um cliente, como um usuário da internet. Quais termos são mais usuais para determinadas pesquisas? Pense nisso de forma simples e prática, como as pessoas costumam fazer ao utilizarem os buscadores.

As palavras e frases-chave devem estar contidas no conteúdo do site de forma marcante, mas sem abusar do seu uso. Por isso é tão importante seu posicionamento nas páginas. Alguns locais onde elas podem ser usadas:

  • Título da página
  • Subtítulo
  • Em negrito no corpo de um texto
  • Início, meio e fim do texto
  • Descrição de imagem (atributo Alt)
  • Url da página
  • Nome de imagem/arquivo
  • Links internos

Crie páginas específicas em seu site para cada categoria de serviço ou produto. Fique atento às pesquisas ou buscas sazonais, mantenha o conteúdo sempre atualizado, acompanhe as tendências e a popularidade de novos termos.

Vamos agora falar um pouco sobre o seu site. Afinal, de nada adiantarão boas estratégias de SEO se a página de destino não conseguir transmitir seu objetivo, ou seja, vender seu peixe em 10 segundos. É esse o tempo que algumas agências e empresas usam como base para prender a atenção de um consumidor. De produtos, serviços ou informações.

Obs.: já deu pra perceber que hospedar seu site em servidor lento é prejuízo, certo? Continuemos…

No caso de vendas virtuais, os destaques serão o preço, benefícios e facilidades na hora de concretizar a compra. Tudo deve ser muito bem distribuído, organizado, prático e de acesso fácil e rápido às informações.

Dê atenção especial à parte técnica e não entregue seu projeto a curiosos, não vale a pena. Pense no seu site como uma loja real, que deve:

  • Ter boa aparência – um bom projeto de layout.
  • Estar sempre limpa – sem exageros no uso de mídias.
  • Ter fácil acesso – uma boa configuração e um bom servidor.
  • Oferecer bons produtos – disponibilizar de forma clara todas as informações relevantes sobre o serviço ou produto.
  • Bom atendimento – distribuição eficaz e prática do conteúdo.
  • Estacionamento com manobrista – oferecer navegação amigável.
  • Vitrine eficiente – boas imagens e texto cativante.

E bons negócios.

Até a próxima.

@Ednucci

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10 Responses

  1. Muito interessante suas dicas, certamente vai me ajudar bastante, obrigado

  2. Com certeza essas são as melhores dicas para se conseguir melhores posicionamentos nos buscadores.
    Obrigado!!!!

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