ABC Do Google AdSense

Não sou adepto de sites feitos para AdSense. Não oferecem uma experiência positiva aos visitantes. Não oferecem valor aos anunciantes, dado que a maioria dos cliques na publicidade são acidentais. Parecem navios fantasma à deriva no mar, sem rumo, sem tripulantes, sem viajantes, velhos, cheios de ferrugem, cheios de barulhos estranhos, assustadores…

As sugestões que seguem partem do pressuposto que a parte mais importante do teu site é o TEU conteúdo. A TUA mensagem. A informação que decidistes partilhar com a comunidade.

Google AdSense e o Tráfego do Site

Isto é o aeiou de qualquer webmaster. É importante. E nem todos dominam as técnicas necessárias para atingir o tráfego necessário para rentabilizar o site. Algumas ideias:

  • Conteúdo original e interessante. Concentra-te no conteúdo durante algumas semanas. Tens que ter paciência. Escreve, escreve e escreve e esquece as estatísticas. Ainda ontem li um post dum blogger famoso. Afirmava que não escrevia todos os dias e que o mais importante era promover, promover e promover o blog. Esqueceu-se de acrescentar que, quando era mais pequenino, escreveu muitos posts interessantes, porque quem promove, promove, promove, tem que ter alguma coisa para promover.
  • SEO – Search Engine Optimization
  • Socializa: Comenta noutros blogues e inclui o teu url. Utiliza o Twitter, MySpace, Hi5, Facebook para divulgar o teu blog.
  • Marketing: Adiciona o url do teu blog na assinatura do teu email, na assinatura dos teus posts nos fóruns onde participas, nos teus cartões de visita, nalgumas t-shirts…

Google AdSense e a Relevância dos Anúncios

Os teus visitantes consultam o teu site para ler artigos sobre determinado tema. Quem é que lê artigos só por desporto? Ora, se o anúncio do AdSense for sobre esse mesmo tema, a probabilidade dos visitantes clicarem no anúncio é maior do que se for sobre um tema diferente.

Eu, se estiver a ler uma review sobre um determinado monitor, se me aparecer um anúncio AdSense a promover esse mesmo monitor, acho que estarei mais interessado nesse anúncio do que se o anúncio for sobre Herbalife. O contexto é mais favorável a anúncios sobre monitores. Portanto, parece-me lógico concluir que anúncios AdSense sobre monitores, numa página que faz uma review a um determinado monitor, terão um CTR maior do que anúncios sobre produtos para emagrecer.

Quanto maior for a proximidade temática entre cada um dos teus artigos e os respectivos anúncios AdSense, maior será o CTR.

Como é que se alcança essa sincronização?

  • Que palavra chave define o conteúdo de determinado artigo? Faz parte do título, dum H1, dum bold, dos atributos ALT dos ficheiros media? Está na primeira frase do artigo que escrevestes? Tem uma densidade relevante nesse artigo? O url desse artigo inclui essa palavra chave?
  • Sabias que as palavras do menu, do sidebar,do footer, dos links site wide, podem contribuir para que o Google sirva anúncios irrelevantes para o conteúdo que escrevestes?

Podes dizer ao Google para relevar apenas determinada parte do teu site para determinar que anúncios deve servir. Coloca o código dessa parte do teu site entre as tags que seguem:


<!-- google_ad_section_start -->

Conteúdo relevante (…)

<!-- google_ad_section_end -->

No wordpress, tens que editar os ficheiros index.php, single.php e archive.php do template e colocar as tags entre a função the_content.

O efeito em termos de AdSense pode demorar 2 a 3 semanas a ter início.

Google AdSense e a Competição Entre Anunciantes

Antes de escreveres um artigo, analisa as palavras chaves do assunto sobre o qual vais escrever. Utiliza esta ferramenta do Google. Vais verificar que existem palavras chaves relacionadas com aquelas que estás a analisar que ou são sinónimos ou mais genéricas ou mais específicas e que, e esta é a parte mais importante, suscitam maior ou menor concorrência entre anunciantes.

Ora, utiliza as palavras chaves onde existe maior concorrência, dado que quanto maior for a concorrência, maior será o preço por clique.

Bloqueia os anunciantes cujos anúncios são menos relevantes para os teus visitantes. Ou que pagam menos.

Pensa comigo. Se colocares 3 blocos de anúncios AdSense numa determinada página do teu site, o posicionamento dos anunciantes vai ser determinado do mesmo modo que é determinado no AdWords. Ora, o bloco que vai ter um CTR maior, vai ser o que estiver melhor posicionado. Aposto que vais querer que nesse bloco estejam os anunciantes que pagam mais por clique e não os que pagam menos… Ora, como é que colocas os anunciantes que pagam mais, no bloco com melhor CTR? Comenta…

Se quiseres ver o url de destino dos vários anúncios, não cliques nos anúncios. Segue estas instruções do Google.

Google Adsense e o Google Heat Map

Google Heat Map

Google Heat Map

A propriedade mais valiosa do teu blog deve ser dedicada ao TEU conteúdo. Se colocares AdSense em excesso, o teu blog vai ser penalizado pelos teus visitantes e por outros webmasters. Consequentemente, vais receber menos visitas. E menos backlinks. Se colocares os anúncios AdSense na propriedade mais valiosa do teu blog, vais ter um CTR maior, mas vais prejudicar o crescimento do teu tráfego e do número de leitores, o que também tem consequências em termos de rendimento AdSense.

Independetemente da tua decisão, não deixes de considerar este Heat Map, para determinar o posicionamento dos anúncios AdSense.

Algumas sugestões:

É óbvio que colocar um anúncio AdSense com 336×280, 300×250 ou 250×250 no topo dos teus artigos, por baixo do título, com texto do artigo do lado direito do anúncio e por baixo do anúncio terá um CTR elevado. Utiliza CSS e uma floating div.

Mas, se colocares esse anúncio no fim dos artigos, será menos intrusivo e não deixará de ter um CTR relevante. É o momento em que o leitor pausa para ponderar o que irá fazer a seguir.

Coloca a procura do Google no canto superior direito. É esse o lugar onde os visitantes geralmente esperam encontrar o formulário de procura.

Google AdSense e o Formato dos Anúncios

Os blocos de anúncios mais largos conseguem um CTR maior. Os formatos que em média conseguem melhores desempenhos são estes:

  • 336×280
  • 300×250
  • 160×600

Mas, o que é melhor para a maioria, pode não ser o melhor para ti. Testa, testa e testa.

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2 Comentários

  1. Boa noite, Rui.
    Seu artigo é bem consistente e detalhado nas observações sobre o Adsense. Objetivo, conciso e dá uma direção para quem a novato na monetização via Adsense. Continue com seus artigos, muito bons ! Parabéns!

  2. Olá Celestino! O seu comentário estava no spam. Só hoje dei conta. Desculpa! Você escreve conteúdo original? Qual é a sua bounce rate? Um Abraço Rui Soares

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