Atualização Do Joomla

Joomla – Open Source CMS

O Joomla é um dos melhores Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) disponíveis no mercado, e o que é melhor, Open Source (código aberto ou software livre).

Trata-se de um sistema com relativa segurança e que tem por trás uma equipe eficiente e muito competente, sempre atenta e somando esforços para corrigir falhas e vulnerabilidades da ferramenta.

Cabe ao administrador ter uma consciência maior de segurança e de prevenção, para poder aproveitar o melhor do Joomla sem comprometer todas as configurações, instalações e conteúdo já aplicados. Já imaginou todo o trabalho perdido por um descuido, por uma brecha que poderia ser corrigida com apenas uma atualização? Imperdoável.

Backup Do Joomla

Comecemos pelo básico: backup. Nem é preciso explicar a importância disso.

Você pode fazer backup do site todo, incluindo banco de dados, através do Cpanel da sua hospedagem ou utilizando extensões como o JoomlaPack (que você encontra já traduzido para o português). O JoomlaPack é aquilo que todos buscamos, simples e eficiente. Faz o backup do site inteiro, banco de dados, extensões e até do próprio Joomla. Os backups são armazenados e organizados por data.

Essa é a sua garantia de que, caso algo soturno aconteça, mesmo tendo tomado medidas de precaução, você poderá reaver seu site sem maiores prejuízos. E, como sempre é dito, o preguiçoso na história é o hacker, e não pode nem deve ser o administrador, portanto, a periodicidade dos backups será relativa às atualizações de conteúdo e configurações do site.

hacker

Atualização Do Joomla

E vamos às atualizações.

Existem vários itens que auxiliam na segurança de um site, desde a básica escolha da senha não básica, passando pelas extensões e ferramentas específicas, enfim, tudo o que pode ser feito para inibir invasões. Mas a internet é movimento, é ação. Não basta configurar apenas uma única vez e festejar “oba, estou protegido!”. Não é assim que funciona.

Você deve pensar na segurança do site como algo dinâmico, com suas ferramentas em constante evolução e desenvolvimento e sempre se precavendo contra possíveis ataques. As mudanças são contínuas, vulnerabilidades são descobertas a todo momento e as correções e revisões se fazem constantemente necessárias.

Fazer backups com frequência, manter o site seguro e atualizado.

Atualize seu Joomla sempre para a última versão disponível (no momento é a 1.5.20). Verifique no seu sistema qual a sua versão instalada. Para isso, após logar na administração do site, observe na parte superior direita qual instalação está usando ou então, no menu superior, aba ‘Ajuda’, vá em ‘info Sistema’.

Para atualizar seu Joomla de forma rápida existe o Update Manager Joomla. Outra ferramenta supersimples e eficiente. Após a instalação da extensão você a encontrará na aba ‘Componentes’. Basta seguir as instruções e voilà, seu sistema estará atualizado para a última versão.

Obs.: em caso de mensagem de erro ao tentar a atualização, vá em ‘preferências’ e mude o ‘Download Method’ para cURL.

segurança

Atualização E Vulnerabilidades Das Extensões

Procure manter-se também sempre informado sobre as extensões que utiliza e suas atualizações.

Faça uma relação de todas elas e fique continuamente de olho nos sites e fóruns sobre possíveis vulnerabilidades dessas ferramentas. Basta uma delas apresentar algum tipo de problema, e todo o seu trabalho para garantir a segurança do site irá por água abaixo.

Importante lembrar que os hackers quando descobrem brechas nas extensões, passam a procurar, através do Google, por sites que as têm instaladas. Se sua página estiver nessa lista indesejada, você correrá o sério risco de sofrer um ataque.

Neste link do Joomla você encontra as extensões que possuem algum problema de vulnerabilidade. Caso encontre ali alguma extensão que você tenha instalado em seu site, mas não encontre nenhuma atualização para correção, desinstale imediatamente o componente até que o problema seja resolvido.

Até a próxima

@Ednucci

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...