Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 10

Olá Pessoal!

A coisa mais importante de um site é o conteúdo, seguido do design. Essa é a minha visão! Em relação a um site para uma empresa, isso se torna ainda mais evidente, pois o objetivo de um visitante é ficar informado a respeito dos produtos da empresa, formas de atendimento, localização, clientes e muito mais.

Agora imagina esse mesmo visitante (e quem sabe um futuro cliente) encontrar o site totalmente bagunçado, sem direção, ficando assim totalmente “perdido”. Aí eu pergunto isso é bom para a empresa?

Por isso, quando falamos em conteúdo automaticamente deveríamos associar a palavra organização, principalmente na correria e na falta de tempo nos dias atuais. E é justamente sobre a organização de conteúdo no Joomla que você irá aprender nesse artigo. E iremos aplicar isso numa empresa, já que é o nosso foco.

Classificação do conteúdo no Joomla

Para ajudar a organizar todo o seu conteúdo, o Joomla possui três níveis: seções, categorias e artigos. Os artigos ficam “dentro” de alguma categoria, que por sua vez fica “dentro” de alguma seção:

A classificação é muito importante também na hora de “montar” o site, principalmente os menus, pois assim será possível gerar uma boa navegação para o visitante.

Ainda nesse artigo você conhecerá algumas ferramentas interessantes que irão te ajudar a montar uma boa estrutura para o site, mas antes é necessário conhecer cada um desses níveis. Vamos lá?

Artigos

Para que você entenda de maneira bem fácil, podemos dizer que os artigos são todas as páginas criadas no Joomla, mesmo que não seja correto dizer isso, pois os artigos são armazenados no banco de dados e as páginas são geradas a partir de um hiperlink do menu.

A criação de artigos pode ser feita tanto no front-end quanto no back-end, sendo apenas necessário adicionar o usuário responsável no grupo com “poder” suficiente para isso.

Seções e Categorias

As seções podem ser descritas como assuntos gerais, mais abrangentes e as categorias assuntos mais específicos. Numa empresa, por exemplo, cada seção poderia ser uma filial e cada categoria um setor. Em outra colocação poderíamos dizer que cada seção é um setor da empresa e cada categoria um empregado.

Seria interessante “investir” um pouco de tempo para classificar e definir exatamente o uso das seções e categorias no seu site. O uso deles vai depender muito do tamanho e objetivo do seu site empresarial.

No caso de você decidir criar apenas poucas páginas, existe a possiblidade de definir os artigos como “Sem seção” e “Sem categoria”.

O conteúdo e os menus

Como já foi dito no último artigo, os menus possuem uma relação bem íntima com as extensões e o conteúdo. No caso do conteúdo você pode criar um item do menu que exiba apenas um artigo específico, gerando assim uma página no seu site quando o visitante clicar nele.

Você também poderá gerar um item do menu que irá listar todos os artigos de uma categoria:

No caso da figura, estão listados os dois artigos da categoria ‘Marketing’. Quando o usuário clicar no título do artigo, será levado diretamente a outra página que irá exibir todas as informações do artigo.

Ainda é possível gerar um menu que irá listar todas as categoria de uma seção:

Veja que, além de informar todas as categorias, ainda informa a quantidade de artigos de cada um.

Mapa do site

Um dos recursos mais legais para organizar corretamente o conteúdo de um site é criar um mapa do site, também conhecido como Sitemap. Não sabe o que significa? O nome é bastante sugestivo, mas vamos ver a descrição da Wikipédia:

Sitemap (do inglês, em português: mapa do site) é um termo usado na internet e intranet e tem dois significados:

  • Sitemap como representação da estrutura de um site: Sitemap é uma representação hierárquica da estrutura de um site, composta por páginas web.
  • Sitemap como informações metadados de um site para motores de busca: Sitemap também é um arquivo tipo XML com metadados (última atualização, freqüência da alterações, relevância em relação a outros URLs, etc.) de um site que são relevantes para motores de busca, optimizando os resultados de um busca.

O sitemap inclusive é usado pelo Google e pelo Yahoo para fazer a indexação do site e por isso é praticamente obrigatório o seu uso.

O intuito de utilizar o mapa do site, além de visualizar rapidamente a organização do conteúdo, é facilitar a navegação do usuário. Muitas empresas, inclusive, criam uma página exclusiva somente para mostrar o mapa do site. Alguns exemplos são:

No Joomla, relacionando-se com o conteúdo, o sitemap deverá mostrar de forma clara todos os artigos (que irão gerar as páginas), as categorias e as seções.

Portanto agora vou te dar um pequeno trabalho: faça o planejamento de como será organizado todo o conteúdo do seu site. Pode fazer rascunhando num papel mesmo, pois essa informação é que será utilizada no seu site empresarial.

No próximo artigo iremos continuar a tratar sobre conteúdo e já entrando na parte prática. Qualquer dificuldade não deixe de relatar nos comentários. Se quiser também deixar uma crítica, um elogio ou uma dúvida, fique a vontade!

Um abraço e até a próxima!

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1 Comentários

  1. Paulo Henrique

    Tô gostando, acho que agora vou conseguir desenvolver sites. Valeo.

    abraço!

    Paulo Henrique

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