Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual Parte1

Olá Pessoal!

Gostaram do título do artigo? Pois nós adoramos e estamos realmente felizes por começar essa minissérie voltada especialmente ao público corporativo.

Você irá aprender passo a passo como criar um site completo para a sua empresa utilizando a plataforma Joomla!

Iremos detalhar a transferência, métodos de instalação em servidores de hospedagem, inserção e organização de conteúdo e todos os demais aspectos técnicos. Você também aprenderá a inserir alguns recursos necessários num site, tais como formulário de contato, enquetes, localização pelo Google maps e outros. Outros pontos que serão abordados é o layout do site, segurança, backup dos dados e SEO. Ufa, quanta coisa!

Mas ainda não acabou, pois também iremos dar algumas dicas e sugestões para você realmente ter um site bastante profissional e assim “mostrar” a sua empresa na internet.

E sabe o mais incrível dessa minissérie? Mesmo que você saiba nada de programação, será possível colocar seu site no ar. Isso mesmo! Pode-se dizer que esse é um milagre da era Web 2.0.

Portanto agora qualquer um “estar” na internet, podendo ser o empresário com pretensão de montar um site para sua empresa, o profissional liberal a fim de mostrar seu serviço ou ainda o “cara da TI” que precisa cuidar de tudo e não tem tempo para perder com programação.

E como sempre, você poderá tirar dúvidas conosco e assim resolver todos os seus problemas. Agora não tem desculpa para você não ter um endereço na internet no seu cartão de visitas!

Conheça O Joomla!

O Joomla (pronuncia-se djumla) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System – CMS) desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Um CMS é uma “base” ou “esqueleto” de um site já com diversos recursos de criação, armazenamento, distribuição e manutenção embutida de forma nativa, sendo administrados totalmente pela internet.

Acho interessante o que a Wikipédia diz a respeito disso e que é totalmente aplicável ao Joomla. Diz assim:

Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerir o seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos. A habilidade necessária para trabalhar com um sistema de gestão de conteúdo não vai muito além dos conhecimentos necessários para um editor de texto.

E isso é realmente verdade, inclusive na parte “visual” do site, pois com um simples arquivo, o template, é possível mudar toda a “cara” do site. Dentre as outras vantagens podemos citar a sua gratuidade pelo fato de ser um software livre com a licença GNU/GPL.

Além de ser muito fácil instalar o Joomla, como veremos nos próximos artigos, ele já vem com todos os componentes essenciais para ter um site totalmente operacional logo de início. Porém também é possível acrescentar muito outros componentes já prontos ou desenvolver o seu próprio. Mas o desenvolvimento já é um assunto mais complicado, portanto não será abordado nessa minissérie. Iremos apenas instalar alguns para acrescentar mais funcionalidades ao site.

O Joomla possui muitas outras características interessantes, como uma comunidade ativa na internet que ajuda a tirar todas as dúvidas, diversos templates e componentes disponibilizados gratuitamente, a possibilidade de traduzir a interface para o Português, além de permitir o uso de recursos da Web 2.0, como a acessibilidade, validações W3C, tecnologia AJAX e muito mais.

Esse CMS nos traz tantos benefícios, que poderíamos escrever vários artigos apenas falando deles. Mas acho que já deu para notar que vai ser muito fácil utiliza-lo, desde sua instalação, gerenciamento e divulgação.

Versões Do Joomla!

Atualmente o Joomla está na versão 1.5.21, porém visitando o site oficial é possível encontrar as versões 1.6. E logo pode surgir a pergunta: não seria melhor instalar a versão mais nova?

Eu respondo que não por um simples motivo: A versão 1.6 está em fase Beta. Isso significa que pode trazer problemas ao seu site e não é isso o que nós queremos aqui. Portanto utilize a versão estável (stable version) e não as versões Betas.

Quando a versão 1.6 ficar estável, basta somente fazer uma atualização, pois os desenvolvedores do Joomla facilitaram até nisso para os usuários já que as versões lançadas são compatíveis com as anteriores. Por isso também é importante entender o controle de versões do Joomla e assim instalar/aplicar o pacote/atualização corretamente.

Para que fique bem simples e fácil de entender, podemos dizer que existem três versões principais do Joomla, que são a 1.0.X, a 1.5.X e a 1.6.X. O X de cada um deles representa os pacotes da versão principal. Vale dizer que a 1.6 ainda está em fase Beta e a 1.0 já obsoleta.

Como exemplo, podemos pegar a versão que iremos utilizar nessa minissérie, a 1.5.21. O 21 nesse caso diz respeito ao pacote da versão 1.5, lançado dia 15 de outubro de 2010.

Quando você visita a página de download do Joomla, além de encontrar a última versão estável e a atualização do pacote anterior para o atual, também terá acesso ao arquivo de atualização de todos os pacotes anteriores:

Para isso basta clicar em ‘Download other Joomla 1.5.x packages >>’.

Requisitos Para Colocar O Joomla Na Internet

Par instalar o CMS Joomla de modo que todos da internet possam visualizar o site será necessário um servidor com suporte a PHP com uma base MySQL, como já foi dito anteriormente. Apresar de parecer que é complicado, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Basta apenas contratar um plano de hospedagem com suporte a PHP e MySQL e problema resolvido! E de preferência que tenham o cPanel como sistema de gerenciamento da hospedagem, pois é o mais simples e mais usado no mundo.

Também devemos ficar atentos ao espaço em disco e transferência mensal disponível, mesmo que isso não seja um problema tão evidente, já que os servidores de hospedagem atualmente disponibilizam um bom espaço e transferência. Mas fique atento no caso de querer hospedar muitos arquivos grandes e vídeos.

Para quem não sabe ainda, o espaço em disco é a quantidade de dados (arquivos, imagens, músicas, vídeos, etc.) que se pode armazenar no servidor. A transferência mensal mede a quantidade de dados transferidos tanto para o visitante, quanto para o servidor.

Ainda é muito importante que você possua um domínio próprio, não como pré-requisito para o funcionamento do Joomla, mas sim como pré-requisito do sucesso para sua empresa. :D

E assim finalizo a primeira parte teórica, pois iremos praticar no próximo artigo. Não deixe de ler! Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio pode ser feito nos comentários.

E aproveitando o momento, quero fazer uma pergunta: Quais as partes, seções ou recursos que você considera mais importante para um site empresarial? Quem sabe a sua necessidade não será incluída nessa minissérie.

Um abraço a todos e até a próxima!

Para seguir esta SUPER série de tutoriais, siga-nos no Twitter ou assine o nosso feed RSS.

Be Sociable, Share!

23 Comentários

  1. MARCOS MELO

    EU GOSTARIA MUITO DE IMPRIMIR AS AULAS…

    • Olá Marcos! Vou adicionar um plugin para criar uma versão do tutorial para impressão ou disponibilizar esses tutoriais em PDF. Vamos publicar mais 2 tutoriais esta semana sobre este tema. E até l
      a decidimos se disponibilizamos uma versão para impressão ou em PDF. Um Abraço! Rui Soares

  2. Muito interessante, mas poderia abordar as vantagens/desvantagens em relação a outros CMS?
    Porque não Drupal, ou WordPress, por exemplo?

    • Olá! É uma questão prévia decidir qual o CMS que vai ser utilizado. E referiu 2 CMS que são uma referência: Drupal e WordPress. O objetivo do tutorial é oferecer uma opção simples de seguir para que um leigo em programação consiga criar um site para a sua empresa usando o Joomla. O nosso blog não é uma obra acabada. É um processo dinâmico em construção. Certamente vamos abordar tudo o que referiu. E o seu comentário reforçou a ideia que já temos de criarmos um artigo com uma comparação dos vários CMS. Um Abraço! Rui Soares

  3. Luís Barreiros

    Boas.!
    Eu trabalho com Mac. A versão joomla é a mesma ou há uma versão mac?
    Abraço,
    Luís Barreiros

    • Olá Luís! O Joomla terá que ser instalado num servidor que suporte programação PHP e base de dados MySQL. Sugiro um servidor Linux. Você não precisa de ter um servidor na sua empresa. Pode contratar um plano de alojamento / hospedagem web. E alojar num servidor da empresa que irá fornecer esse serviço o seu Joomla. Do ponto de vista do utilizador, na perspectiva de gerir o alojamento / hospedagem web e de aceder à zona de administração do seu Joomla, o sistema operativo que você usa não é relevante. Basicamente precisa dum browser. E poderá precisar também dum cliente de FTP. Um Abraço! Rui Soares

      • Luís

        Obrigado. Sem querer abusar, mas já abusando, preciso de mais um esclarecimento: eu faço páginas,tenho vários clientes e alojo-as num servidor que suporta joomla. A questão é a seguinte: basta instalar o joomla uma vez ou tenho que instalar para cada um dos clientes?

  4. Luís

    Obrigado.
    Já instalei o joomla com sucesso graças às suas dicas.

  5. Rafael

    Muito bom,gostei muito das dicas,parabéns!!!

  6. Rui
    Parabéns pela inciativa das postagens.
    Isso é o verdadeiro autruísmo digital!
    Um abraço do Brasil
    Junior Portare

  7. Gabriela

    "…Basta apenas contratar um plano de hospedagem com suporte a PHP e MySQL e problema resolvido! E de preferência que tenham o cPanel como sistema de gerenciamento da hospedagem, pois é o mais simples e mais usado no mundo…." COMO VERIFICO ESTAS INFORMAÇÕES? TEM ALGUMA INDICAÇÃO? NÃO TENHO NOÇÃO NENHUM DE COMO MONTAR UM SITE, ESTOU APRENDENDO COM VOCÊS, SOU TOTALMENTE LEIGA NO ASSUNTO E PERDIDA TBM.

  8. rui

    muito bom esta de parabéns!!!! continue a postar …

  9. Parabéns…

    Muito Bom esse Site Tem Tudo de Web..

    Tudo que um WebMaster.pt tenque Saber…

  10. Jesse

    Acabo de instalar o Joomla estou procurando um guia de usuario, alguma dica

  11. gomesvaldeir

    Opa vou começar a acompanhar agora essa minisseria que parecer não ser tão mini assim.
    Parabens pelo pouco que já li.

    E agora vem minha pergunta qual diferença entre o Drupal e o Joomla poderia citar pontos positivos e negativos?
    Não quero pesquisar no google pelo simples fato de acreditar que você entenda do assunto, qual dos dois é melhor para montar o portal .gov?

    Muito Obrigado Valdeir Gomes http://www.valdeirgomes.wordpress.com

  12. Claudemiro

    Gostaria muito de ter este manual?

  13. Alex

    Olá,
    Estou começando na área de web e estou querendo fazer meu primeiro site me joomla. 
    Estou procurando as outras partes do seu tutorial mas não estou achando.
    Li que vcs iriam ou já disponibilizaram em pdf.
    poderia me enviar o link ou me apontar as outras partes.

    Muito obrigado.

  14. Mauro

    Criei um templete para o joomla no artisteer, agora quero alterar as posições dos módulos. Vocês podem me ajudar ?  Obrigado!

  15. Oi Rui, bom dia!
    Gostei muito de todas as dicas.
    Já tenho 2 sites e não estou satisfeita com nenhum dos dois e talvez a culpa seja minha por não ter tido tempo de enviar arquivos para a empresa que os criou. Só que agora eu quero eu mesma criar meu site, devido tantos problemas de contato e atraso em atualizaçoes. Minha pergunta se puder responder é: Entendo pouquíssimo do assunto, e vi que suas dicas ajuda muito aos leigos. Qual queria o método melhor para eu criar o meu site?. Pelo Joomla por ex é fácil?
    Deus abençoe a todos.

  16. Bom dIa, gostaria de a Parte 2. Poderia disponibilizar

  17. Silvana

    Ola!

    Gostaria de saber se posso usar um servidor local para testes, pois com o wordpress da pra usar.
    Estou aprendendo com você a usar o Joomla e estou adorando, pra mim é novidade!
    E parabéns pelo tutorial, aprendi wordpress com seu tutorial tambem!! Abraços!

  18. Wil

    Minha duvida é, existe alguma cobrança para que eu possa usar domínio próprio ou é gratuito? preciso fazer hospedagem?

Participa! Comenta...