Como Escolher Um Programa de Afiliados

No artigo de hoje vamos falar sobre a escolha do Programa de Afiliados a ser usado em seu site ou blog. Infelizmente, muita gente usa um ou outro por recomendação de um amigo ou por que está na moda. Como eu já falei e repeti muitas vezes: Nem sempre o que é bom pros outros é para você. Antes de fazer uma escolha definitiva você deve testar e analisar, para então poder tomar alguma decisão.

Na hora da análise temos que observar qual programa nos oferece maior lucro. E digo novamente, não copie os outros. Cada site é um site. Cada Blog é um Blog. Portanto, se baseia apenas em seus estudos, seja original.

lucro

Na Internet existem muitas lojas especializadas que possuem confiáveis programas de afiliados. Lojas de remédio e suplementos alimentares, lojas de materiais esportivos, agências de viagem, livrarias… Não é tão difícil achar alguma que se adeque ao tema e ao público-alvo de seu site, basta dar uma pesquisada. Se você tem um blog sobre musculação, por exemplo, porque não usar o programa de afiliados do Corpo Perfeito e vender suplementos alimentares? Ou se você tem um blog sobre finanças e administração, por que não usar o programa da Livraria Saraiva ou do Submarino?

Cada um deles possui um tipo de rentabilização, alguns pagam por usuário cadastrado, outros por clique, outros por comissão, e também é seu dever descobrir qual modalidade te facilita mais os ganhos. Se você possui um blog, talvez seja interessante induzir os leitores a se cadastrar ou comprar algum produto – se o regulamento do programa permitir, é claro -, você tem que usar a criatividade para descobrir o ponto forte de seu site e usá-lo para ganhar dinheiro.

Dentre as principais modalidades de rentabilização estão:

  • CPA ou Cost per Action: Esse método significa “Custo por ação”, ou seja, você recebe por ação realizada à partir de uma propaganda em seu site. Um exemplo de CPA são sites que pagam por usuário cadastrado, como por exemplo, o Merca Sócios e o Submarino Afiliados.
  • CPC ou Cost per Click: Nessa modalidade você ganha por cliques recebidos em anúncios hospedados em seu site. Algo como era o Buscapé, porque agora eles querem pagar por comissão. O Adsense, Bidvertiser e similares também são considerados sistemas CPC.
  • CPM ou Cost per Mille: Como dá pra notar, significa “Custo por mil”, ou seja, vendendo, sendo clicado ou não, você ganha um dinheiro fixo por cada mil impressões do banner do anunciante. Um exemplo de um sistema de afiliados no Brasil é o eGrana.
  • CPD ou Cost per Download: Acho que não preciso dizer o que significa. Aqui você ganha por download que o usuário fizer à partir do site do anunciante, um exemplo clássico é o Easy-Share.
  • CPL ou Cost per Lead: Esse método significa algo como “Custo por conduzir” ou “Custo por Dica”, um programa de afiliados CPL paga o usuário por indicações feitas através do seu site. Um exemplo clássico é o Dada.net que vende Ringtones.

Infelizmente eu não posso deixar de falar sobre a confiabilidade de alguns programas de afiliados, pois deixam a desejar. Antes de adotar algum, pesquise na Internet, converse com outros usuários e procure informações para evitar futuras dores de cabeça. Existem programas que não pagam direito, atrasam o prazo, ou pior, programas que não entregam o seu dinheiro, por isso, fique alerta.

Conto com a ajuda de vocês, caso tenham alguma indicação. Até a próxima!

Be Sociable, Share!

11 Comentários

  1. concordo com o que dizes. realmente o que funciona para uns nao funciona para outros. é preciso pesquisar, avaliar e acima de tudo testar

  2. Olha, sinceramente, comecei em março do ano passado sem saber absolutamente NADA sobre html, ftp, php, SEO, Programa Afiliados…enfim, NADA MESMO!

    Depois de "bater cabeça" com os "mercados livres da vida" e "os receba por clique", percebi que teria que bancar do próprio bolso meu website, pois queria divulgar minha música e fazer novas amizades.

    Foi então que minha mãe – que não entende nada de internet – me disse que um amigo dela fazia 200 dóllares todo mês com um programa de afiliados chamado Clonetwork (busque no Google por Clonetwork e você vai encontrá-lo…não vou postar convite aqui para não parecer que estou tentando ganhar dinheiro com um comentário).

    Vou te confessar: nos primeiros três meses achei que não daria em nada, pois você precisa acumular USD 25.00 (eles só pagam em dólar, mesmo você vendendo uma recarga para pré-pago no Brasil e em moeda brasileira). Mas depois fui mantendo a média mensal de 70 a 100 dóllares e atualmente, não recebo menos que 200.00 via PayPal todo dia 5 de cada mês, sem atrasos ou conversa fiada. E olha que meu site não chega a 3.000 acessos mensais…imagine um Blog com mais de 10.000 visitas/mês!?

    Além diso, eles não pedem exclusividade, não fazem pré-avaliação do seu site e ainda te dão sub-domínios se você achar útil para suas vendas.

    A única desvantagem é que você tem que saber um pouquinho de espanhol ou inglês (apesar do site possuir a versão em PT-BR) o programa afiliados só english or spanish.

    Espero ter ajudado a todos!

    Naty

    • Olá Naty! Obrigado pelo seu contributo! Até eu vou dar uma olhada no Clonetwork… :) Desejo-lhe as melhores felicidades para o seu site, para a sua música e para tudo o resto também… Um Abraço! Rui Soares

    • Naty obrigada pela dica..
      Estou começando, ando pesquisando muito, lendo mais ainda, mas confesso que ainda bastante incrédula rs…mas vou seguindo em frente, aliás preciso seguir em frente, afinal usar a net por usar como venho fazendo a anos já não vale a pena…
      Feliz Natal!!!

  3. Somente testando com muita calma e analisando todos os dados de um sistema de afiliados é que da para saber se é confiável e vale o esforço… Infelizmente tem que escolher um ou mais e fazer o cadastro, divulgar de toda forma que for possível, para só assim ter uma prova de pagamento e selecionar qual dos programas é melhor para trabalhar e que paga mais rápido..
    Eu já testei vários, alguns dos mais lucrativos são os sites que pagam por clique e que oferecem comisão de até 100% sobre as pessoas que nós indicamos para participar, um deles é o Neobux.  Os que pagam certo e que proporcionam links e banners para podermos indicar outras pessoas são os melhores, pois fornecem um material publicitário que provavelmente se encaixa em qualquer site ou blog que não possua conteúdo ilegal. Lembrando que este sistema que eu indiquei é gratuito. Procurem por provas de pagamento na net.
    Valeu…
    André..

  4. Rui parabéns pelo artigo….e obrigada pelas dicas….
    Boa sorte!
    Feliz natal!

  5. Uso atualmente o Mercado Livre e Adsense em um diretório para lojas e sites de carros seminovos e usados e uma loja virtual onde uso exclusivamente o Mercado Livre.

    O adsense não está muito bom no meu caso pelo número relativamente baixo de visitas que estou tendo aínda, mas o Mercado Livre não tenho do que me queixar, até me surpreendeu, mas estou procurando um programa de afiliado que se enquadre bem em outro site específico de programação para web. Mas vou dar uma olhada nos sugeridos aqui.

  6. luciana santana

    Boa tarde, to começando agora com o programa de afiliados e gostaria que receber dicas, de lojas/sites que valem a pena eu me afiliar. obga

Participa! Comenta...