Super Dicas Para Uma Campanha Google AdWords

Os panetones no supermercado já denunciam: o ano está acabando. Mais um pouco e estaremos vendo bonecos de papais-noéis esquisitos rebolando nas vitrines das lojas acompanhando aquela musiqueta com chiado abafado e irritante:

Jingle bells, jingle bells,
Jingle all the way!
Oh! what fun it is to ride,
In a one-horse open sleigh!

Mas é época de investir em campanhas e promoções para garantir um bom fechamento de ano. Já pensou na sua campanha para a internet?

prendas Natal

Vamos então com um exemplo de campanha de links patrocinados, no caso aqui, AdWords.

Vamos supor que você trabalhe com venda de equipamentos para informática.

Primeiro passo é criar uma campanha para cada produto, ou seja, um anúncio para cada item que você vá promover: uma campanha para monitores, outra para notebooks e assim por diante.

Coloque no anúncio uma URL de destino para a página específica do produto anunciado e não para a página inicial do site. Se você quer chamar a atenção para outros produtos ou promoções, crie um banner lateral para incentivar a navegação em seu site.

Se você pretende ter na campanha anúncios em texto e anúncios gráficos (banner ou imagem), o ideal será criar um grupo para cada um, deixando os anúncios em texto para as pesquisas naturais e os anúncios gráficos para a rede de conteúdo do Google.

Escolha palavras-chaves específicas para cada produto, evite termos genéricos. No anúncio, capriche na redação, dê destaque para a promoção e para as vantagens de negociação.

No site, seja transparente, dê ao visitante todas as informações sobre o produto, a negociação e sua empresa. Seja bem claro sobre o que é feito com as informações pessoais passadas pelo cliente, quais os canais disponíveis para informações ou reclamações, prazos e garantias.

Procure manter em seu site um sistema de chat para atendimento rápido, um tira-dúvidas. Se você utiliza Joomla, existem várias ferramentas eficientes e bem simples de instalar e configurar, algumas em português.

Bom, já que comecei a falar em configuração, site, etc., uma das partes do conjunto de sucesso de um bom site vendedor é o tempo de carregamento das páginas.

Páginas pesadas e que demoram a carregar, geralmente (para não dizer inevitavelmente) desestimulam o visitante. Veja alguns fatores que costumam transformar Ferraris em carroças:

  • Template – se for muito carregado de imagens e badulaques, troque por outro mais leve.
  • Imagens – evite imagens muito grandes, use-as na dimensão em que serão apresentadas no site. Dê preferência para os formatos PNG ou JPEG.
  • Imagens gift, banners, widgets, arquivos flash, scripts de terceiros.

Recomendações indicam que o tempo máximo de carregamento de um site deve ser de 7 segundos. O ideal seria metade disso.

Que tal fazer um teste agora no seu site? Existem muitos sites e ferramentas para isso.

Logicamente você deve levar em consideração muitos outros fatores além desses citados. Por exemplo, a qualidade do servidor. Outro ponto importante: não adianta você usar como parâmetro o seu supercomputador com processador ultraveloz, placa de vídeo de última geração e chatrocentros gigabytes de memória RAM, se o visitante ainda usa Celerom 900Mhz, com 512 de memória e vídeo de 64mb (aliás, se você trabalha com equipamentos de informática como no exemplo que citei, o visitante pode estar procurando por um computador novo).

Tenha como base as condições regionais ou do público que deseja atingir.

Deixe os enfeites, pisca-pisca, lampadinhas brilhantes, bolinhas coloridas e outros balangandãs para as árvores de natal. O que vale pra você é o brilho de uma campanha bem-sucedida.
Até a próxima

@Ednucci

Be Sociable, Share!

5 Comentários

  1. rodrigo

    obrigado pelas dicas

  2. André

    Imagens GIF e não GIFT

  3. Paulo

    Obrigado, pela simplicidade…

  4. Paulo

    Simples e eficaz….
    Obrigado….

Participa! Comenta...